ARRUMANDO AS MALAS

Este informativo foi elaborado pela Kamel Turismo®

Por que preciso identificar a minha mala com a etiqueta de bagagem?

Ao arrumar as malas identifique-as com etiquetas de bagagem que serão recebidas através do seu Kit Kamel Brasilidade e Seguro de viagem (caso adquiridos). Lembre-se de informar o seu endereço de modo a facilitar a sua localização no desembarque, no guarda-volumes do hotel ou em caso de extravio.

Em voos internacionais, quantas malas e quilos são permitidos despachar?

Em voos internacionais e na classe econômica são permitidas 2 malas por passageiro de até 32 kg cada uma. Provavelmente, na ida você não terá problemas, mas no seu retorno ao Brasil, com as “comprinhas da viagem”, esteja atento a isso para não ser necessário pagar taxas devido ao excesso de bagagem.

Qual é a regra de bagagem de mão?

Líquidos ou gel não são permitidos. Objetos cortantes como canivetes e outros também deverão ser despachados. Somente será permitido levar leite e sucos para bebês e remédios com prescrição médica e objetos de higiene pessoal de até 100 ml acondicionados em saco plástico transparente. Em geral, para voos internacionais as companhias aéreas permitem levar como bagagem de mão uma mochila ou mala pequena com rodinhas e um item pessoal (que pode ser uma bolsa ou um notebook). Cada companhia tem sua própria regra, portanto, acesse o site oficial da companhia para informações mais detalhadas.

O que é considerado importante para levar na bagagem de mão?

Tudo o que você usará no dia da prova (tênis e roupas). É sempre melhor prevenir a ter que comprar um tênis novo para correr ou uma roupa nunca testada devido a algum infortúnio com sua bagagem. Aparelhos eletrônicos como, notebooks, iPads e câmeras fotográficas podem (e devem) ser levados na bagagem de mão. Não devem jamais ser despachados até porque a companhia aérea não se responsabiliza por eventuais danos. Não se esqueça dos remédios de uso pessoal. Monte uma farmacinha com medicamentos de primeiras necessidades e com o que está acostumado a tomar. Lembre-se que medicamentos restritos devem ser acompanhados de receita médica.

O que eu devo levar na mala?

Na sua bagagem a ser despachada, leve roupas compatíveis com o local. Ao fazer a mala, coloque o mínimo de roupas possíveis. Você passará a maior parte do dia na rua e quase não terá tempo para trocar de roupas. Além de ganhar as camisetas da prova, você certamente não resistirá em comprar algo por lá. Este espaço na mala será fundamental em seu retorno ao Brasil.

Devo levar adaptadores para tomada?

Cada país tem um sistema de tomada diferente. Procure saber qual é o tipo de tomada no local ou adquira uma tomada universal (a venda no aeroporto) para não ter surpresas quando chegar ao hotel. Leve também adaptadores de tomada (tipo três pinos ou outros) que sejam compatíveis com todos seus aparelhos que necessita carregar, como smartphones, notebook, câmeras fotográficas, GPS, etc.

 

ANTES DE VIAJAR

O que eu devo desbloquear antes da viagem? Procedimentos importantes?

Ligue para a operadora de seu cartão de crédito para comunicar a sua viagem ao exterior e liberar o uso no período da sua viagem. É muito comum o bloqueio do cartão de crédito para uso internacional principalmente se você não costuma viajar com frequência. Faça isso do Brasil para não ter problemas quando chegar.

Ligue para a operadora de seu celular para solicitar a liberação para ligações internacionais (Roaming), mesmo que você não tenha intenção de usá-lo. É sempre importante ter a opção de usar o telefone, se necessário. As operadoras têm planos especiais para uso no exterior (de telefone e de dados).

Quais são os procedimentos importantes antes de viajar?

Tire 2 cópias de documentos importantes, como passaporte, visto e cartões de crédito e deixe uma com sua família no Brasil e outra dentro da mala. Poderá ser útil em caso de perda ou roubo. Verifique com antecedência se o país que você vai visitar exige o Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela. Ele é emitido nos portos, aeroportos e fronteiras, mas você poderá tomar a dose no posto de saúde mais próximo da sua casa e depois trocar o comprovante nos lugares que emitem o documento, como os postos da Anvisa no Aeroporto. A vacina contra febre amarela vale por dez anos e precisa ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque. Para informações, entre em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) através do telefone 0800-61-1997 ou confira as informações disponíveis no site anvisa.gov.br.

Verifique a data de validade de seu passaporte e também se seu visto de entrada no país de destino não está expirado. Se tiver o visto em um passaporte já vencido e em outro passaporte a data de validade, deverá levar os dois passaportes na viagem.

Se estiver viajando com menores de 18 anos sem a presença dos pais (ou com um dos pais) deverá providenciar Autorização de Viagem
 Internacional, conforme estabelecido por lei. Modelo de autorização.

Providencie um seguro de viagem para ficar protegido contra imprevistos como: atendimento e despesas médicas, hospitalares, odontológicas, diárias por atraso de voo, perda ou roubo de bagagem e danos a malas, entre outros.

CHECK LIST DE VIAGEM

  • Passagem aérea e itinerário da viagem
  • Passaporte com data de validade e visto
  • Voucher do hotel com confirmações de acomodação – atenção à data de hospedagem: início e saída
  • Voucher de aluguel de carro ou outro serviço adquirido
  • Guia turístico da cidade ou país de destino
  • Identificação de bagagem e cadeados
  • Carteirinha de Seguro Saúde Internacional (leia a apólice e verifique os telefones de contato e de emergência)
  • Cartão de crédito, travel checks, moeda corrente do país (leve dinheiro trocado)
  • Carteirinha de vacinação

 

A que horas eu devo chegar ao aeroporto para embarcar e fazer os procedimentos de embarque?

Chegue ao aeroporto pelo menos com 3 horas antes da sua hora de embarque para que consiga fazer tudo sem pressa. Mesmo que chegue com antecedência no aeroporto, não demore muito para entrar na sala de embarque porque poderá haver filas.

Fique atento ao seu portão de embarque e tenha muito cuidado para não perder a chamada do seu voo.

Antes de desembarcar no país de destino (no avião), preencha o formulário da alfândega. Nos Estados Unidos é o Formulário 6059B – Customs (Alfândega – formulário azul).

As bagagens de mãos serão abertas no embarque?

No seu embarque no Brasil será necessário abrir todas as bagagens de mão para verificação.

Devo vestir a camiseta do Kit Kamel Brasilidade que adquiri no embarque?

Use a camiseta incluída no Kit Kamel Brasilidade para facilitar o seu desembarque na chegada ao país de destino. Ser participante de um grupo oficial da maratona facilitará a identificação junto a nossa equipe local.

Como são os procedimentos de chegada ao país de destino?

Ao apresentar o seu passaporte ao oficial de imigração, entregue também sua passagem aérea de retorno e todos os seus vouchers (hotel, traslados, confirmação de inscrição na maratona, etc). Coloque todos estes documentos em uma pasta ou saco plástico, junto com o seu passaporte para facilitar a localização e apresentação sempre que necessário. Depois de passar pelo departamento de imigração, confira atentamente se está retirando a sua mala, pois é comum a troca de mala devido ao grande volume de bagagens.

Quais são as dicas de segurança?

  • Tire 2 cópias de seu passaporte, visto americano e cartões de crédito e deixe uma com sua família no Brasil e outra dentro da mala. Poderá ser útil em caso de perda ou roubo.
  • Tenha sempre o cartão do seguro-viagem com você ao sair. Infortúnios podem acontecer e o seguro foi contratado para auxiliá-lo.
  • Não deixe suas compras e presentinhos espalhados pelo quarto do hotel. Coloque-os dentro da mala e tranque-a com cadeado.
  • Não abra a sua carteira deixando à vista todos os dólares ou moeda local. Coloque na carteira apenas o valor que você estima gastar por dia. Utilize o cofre do hotel para guardar aquilo que não vai utilizar no dia que é disponível sem custo adicional.
  • Tenha sempre anotado o nome, endereço e telefone do hotel onde está hospedado. Não confie em sua memória. Quando estamos cansados, esquecimentos simples podem ocorrer.
  • Evite colocar bolsa e mochila no encosto da cadeira de algum restaurante ou lanchonete. Atenção redobrada também quando estiver diante de uma vitrine.  Cuidado também com “batedores de carteira” nas escadas rolantes dos shoppings e magazines.

 

Como é o check-in/registro de entrada no hotel?

Em geral o check-in nos hotéis acontece às 15 horas e o check-out às 11h. O hotel cobrará meia-diária ou integral se o quarto não for liberado a hora estipulada. Para suas despesas extras, o hotel solicitará seu cartão de crédito na chegada, mesmo que você não deseje consumir nada. Verifique atentamente se a etiqueta de identificação de sua mala não se soltou depois de sua chegada e tenha atenção às suas malas enquanto aguarda o traslado. Cada passageiro tem direito a retornar com 2 malas.

Como é o check-out/registro de saída no hotel?

Atente sempre para o horário de saída do hotel que em geral é às 11 da manhã. Muitos hotéis já fazem um pré check-out no dia anterior, pendurando na porta de seu quarto um envelope contendo o valor da conta apresentando suas despesas extras. Confira e retorne ao balcão de check-out no dia da saída do hotel para registrar a sua saída.

Os carregadores carregam as malas?

Os carregadores do hotel e motoristas dos traslados têm a responsabilidade de carregarem somente as malas de acordo com o tamanho e peso padrão (exemplos de bagagem fora do padrão, independente do peso: caixa com bicicleta, caixa com computadores, malas expansíveis, caixa com equipamentos musicais, etc). Bagagens muito pesadas ou fora do tamanho padrão deverão ser transportadas pelo próprio passageiro. A legislação dos países é bastante severa quanto a proteção e direitos destes trabalhadores. Fique atento ao peso, quantidade e tamanho de suas malas. Oferecer gorjetas é sempre bem simpático.

Se eu cheguei muito cedo no hotel e o check-in é as 15 horas, onde guardo a minha mala?

Todos os hotéis oferecem um local para guardar a mala. Alguns hotéis não cobram nada por isso, mas, muitos outros cobram por cada mala. Lembre-se de ter em mãos o comprovante de que deixou a mala no hotel para quando for retira-la, apresentar e retirar a sua mala.

Estou viajando com o grupo com assistência Kamel, onde deixo a minha mala?

Se você chegou no mesmo voo  e na data do grupo, a nossa equipe irá informar o local onde a sua mala ficará guardada, no ato da chegada e na saída.

Não vou embora com o grupo Kamel, como faço com a minha mala?

Se você não vai embora com o grupo, optando por permanecer por mais tempo na cidade ou mesmo vai para outro lugar ou outro hotel, não deixe sua mala guardada com as do grupo que está retornando ao Brasil. Guarde-as separadamente no maleiro do hotel.

 O que são considerados extras no hotel?

Lavagem de roupas, telefonemas, cabeleireiros, faxes, bebidas, frigobar e quaisquer outras solicitações extras devem ser pagas diretamente pelos passageiros no check-out dos hotéis.

Como funciona o frigobar dos hotéis?

O frigobar de vários hotéis de 4 a 5 estrelas possui um sistema que monitora o seu manuseio automaticamente. Se você retirar uma bebida, mesmo que apenas para olhar, o consumo será debitado em sua conta, ainda que você coloque a garrafa/lata de volta no frigobar sem ter sido consumida. Portanto, se retirar a bebida do frigobar, beba, já que você será cobrado (o velho truque de repor a bebida consumida não adiantará!).

Qual a diferença entre gorjeta e imposto da cidade?

Não confunda o imposto da cidade (em Nova York, por exemplo, é 8,25%, e varia de cidade para cidade) que é adicionado posteriormente sobre o valor da compra com a gorjeta. Sobre este valor final, você deverá acrescentar a gorjeta.

Quanto deixo de gorjeta?

Costuma-se dar 10% a 20% do valor total da nota (depois de somado o imposto) em restaurantes, bares e, principalmente, nos taxis.

 

ALFANDEGA

Quais são os objetos a declarar?

Os bens para uso pessoal não serão contabilizados na cota limite que é de U$ 500.

Quais são os produtos isentos:

  • Sapatos (tênis, saltos), perfumes, carrinho de bebê, muletas, produtos de beleza, produtos de higiene, acessórios, joias, roupas (até 20 unidades sendo no máximo três produtos idênticos).
  • Itens inferiores a U$ 10 (até dez itens idênticos).
  • Celular, câmera, relógio (provar que comprou os produtos para uso pessoal) 1 unidade de cada.
  • 12 litros de bebidas alcoólicas, 10 maços de cigarros, 25 charutos, 250 g de tabaco.

 

O que é preciso declarar?

  • Quando o valor dos produtos for maior que a cota de isenção (U$ 500), o viajante está sujeito ao pagamento do imposto de importação, que é de 50% sobre o valor que exceder a cota de isenção. Exemplo: IPAD no valor de U$ 800 – pagamento do imposto (50%) sobre U$ 300 – valor a pagar U$150.
  • Caso você não declare espontaneamente o item comprado e o fiscal identificá-lo em sua bagagem, você pagará o imposto integral. Exemplo: IPAD = U$ 800 – pagamento do imposto no valor de U$300.
  • Na falta ou inexatidão de comprovantes de compras, o valor de base para a cobrança do imposto será estabelecido pela autoridade da alfândega.
  • Não há mais registro de saída de equipamentos eletrônicos na Delegacia da Receita Federaldo aeroporto. Caso você já tenha registrado seu objeto anteriormente, não se esqueça de levar o formulário. Se você embarcar com máquinas sofisticadas, filmadoras, notebooks, tablets ou outros equipamentos é importante levar a nota fiscal de compra. Se o seu objeto tiver sido comprado no exterior, mesmo que em viagem diferente, o fiscal poderá solicitar o pagamento do imposto devido.

(* Estas informações estão sujeitas à alteração por determinação da Receita Federal).

Qual é a cota de compras e quanto posso comprar no Free Shop?

A cota de compras é de 500 USD  e além disso você poderá gastar até U$ 500 na Duty Free Shop (loja franca ou livre de impostos) do aeroporto.

Este informativo foi elaborado pela Kamel Turismo®