Este informativo foi elaborado pela Kamel Turismo®

Informações e link úteis para sua documentação de viagem

É obrigatório no ato do embarque, a apresentação pelo passageiro de DOCUMENTO ORIGINAL, não é aceita cópia, mesmo autenticada. A responsabilidade pela apresentação dos documentos necessários ao embarque é pessoal e exclusiva do passageiro.

VIAGEM INTERNACIONAL (voo internacional ou Cruzeiro Marítimo)
Documentos exigidos no ato do check-in para embarque (aeroporto ou porto)

  • MAIORES DE 18 ANOS:

Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses ou conforme exigência do país visitado.
Visto Consular (quando exigido).

Em viagens pelo Mercosul e cruzeiros será exigido apresentação do passaporte ou RG original em bom estado e com emissão a menos de 10 anos, exceto o Chile que exige 5 anos de emissão.

  • MENORES DE 18 ANOS:

– Visto Consular quando exigido.

Menor de 18 anos viajando desacompanhado é necessária a apresentação da autorização dos pais por escrito, com firma reconhecida em cartório. Caso o menor, esteja viajando apenas com o pai ou com a mãe será necessária a apresentação da autorização do cônjuge.

Em viagens internacionais pelo Mercosul e cruzeiros, é necessária a apresentação do passaporte ou RG.  Certidão de nascimento não será aceita.

VIAGEM DE MENOR: MANUAL ONLINE e CARTILHA ONLINE

PASSAPORTE
No link da Polícia Federal você terá informação dos diversos serviços relacionados ao passaporte como: solicitação, andamento, documentação necessária e/ou agendamento para retirada de passaporte.

Caso tenha alguma duvida, ligue para a Central de Atendimento de Passaporte 0800-978 2336 que funciona de segunda –feira  a domingo (24h).

É IMPORTANTE TOMAR VACINA ANTES DA VIAGEM?
Verifique se em seu destino de viagem existe algum surto e/ou se exige algum tipo de cuidado especial. Então, previna-se tomando a vacina exigida no posto de saúde ou clínica de vacinação.

Alguns países exigem inclusive o Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela. Ele é emitido nos portos, aeroportos e fronteiras. Mas você poderá tomar a dose no posto de saúde mais próximo da sua casa e depois trocar o comprovante nos lugares que emitem o documento. A vacina contra febre amarela vale por dez anos e precisa ser tomada dez dias antes do embarque. Independentemente do destino, é importante estar em dia com o calendário de vacinas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Mais informações, na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Tel.: 0800-61-1997


VIAGEM NACIONAL (voo doméstico ou Cruzeiro Marítimo)

Em cumprimento a norma DAC 107-1002 referente a Identificação de Passageiro no Transporte Aéreo Doméstico, informamos aos nossos clientes da obrigatoriedade da apresentação de DOCUMENTO ORIGINAL com foto no ato do check-in.

  • MAIORES DE 18 ANOS:

– Cédula de Identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de emissão.
– Cédula de Identidade, para o Chile está exigindo com menos de 5 anos de emissão.
– Carteira funcional com foto como OAB, CRM, CREA, etc.
– Carteira de Motorista.

  • MENORES DE 18 ANOS COM FOTO:

– Cédula de Identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de emissão.
– Certidão de nascimento só é aceito para criança até 9 anos de idade em voo doméstico, para Cruzeiro não serve.
– Viajando desacompanhado é necessária a autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório e quando viajar com apenas pai ou a mãe necessita autorização do outro.


ESTRANGEIROS
Residente ou não no Brasil deverá portar a documentação abaixo:

–  Passaporte, RNE original e visto necessário inclusive no Mercosul e as vacinas obrigatórias para cada destino da viagem (país ou região).

  • VACINAS:

Portar o atestado da vacina exigido para o destino da viagem, sem o qual também não haverá o embarque.

  • CANCELAMENTO OU ALTERAÇÃO DE VÔO:

Nas viagens aéreas, qualquer alteração de voo ou remissão de bilhete, haverá a multa cobrada pela Companhia aérea. Viagens em voos fretados estão sujeitas à alteração de horários, conforme já informado pelo agente.

Este informativo foi elaborado pela Kamel Turismo®