+55 21 2275-0146
correr na França

Guia para correr na França

Share now:

Viajar para a França é o sonho de consumo de muitos brasileiros.O país recebe cerca de 76 milhões de turistas ao longo do ano, que viajam rumo à Europa em busca de lazer, boa gastronomia saborosa e cultura. Paris é um dos principais destinos, mas, quando o assunto é França, há roteiros para os mais variados gostos, como a Riviera, a Normandia e a Bretanha, Champanhe, o Vale do Loire, Lyon, Provence, Chamonix e por aí vai.

E, para quem pretende conhecer a França e incluir uma corrida no calendário, opções é que não vão faltar. O calendário de provas no país é extenso e há grandes eventos que acontecem no ano, que vão de 16 km a ultramaratona, com direito a asfalto e ultra trail, com percursos planos e trajetos em montanha.

Meia maratona de Paris

Para quem quer pegar o início de Primavera na Europa e procura por uma corrida fascinante, a Meia maratona de Paris, que acontece sempre no primeiro final de semana de março, é uma opção e tanto. É uma corrida rápida e boa para recordes. A largada acontece em frente ao Château de Vincennes. Boa parte da prova acontece dentro no bosque Bois de Vincennes. Quando o trajeto deixa o parque, passa pelas praças da Nação e da Bastilha e segue pelas margens do Rio Sena, até retornar para perto do ponto de origem, na Esplanada do Château de Vincennes.

Maratona de Paris

Realizada no primeiro ou segundo domingo de abril, a Maratona de Paris é sem exagero uma das provas mais lindas do mundo. A largada da Champs-Elysées, tendo ao fundo o Arco do triunfo, proporciona um início de prova espetacular. O trajeto passa por diversos pontos turísticos da cidade, como Praças da Bastilha e das Nações, Bois de Vincennes, margens do rio Sena, Torre Eiffel e Bois de Boulogne. Cerca de 40% dos inscritos são de fora da França. A prova é também uma das preferidas dos brasileiros quando o assunto é maratona no exterior.

Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB)

Não há nenhuma corrida no mundo que se assemelhe ao Ultra Trail du Mont Blanc, ou UTMB, em Chamonix, na França, que acontece no final de agosto. Encravada nos Alpes franceses, Chamonix faz fronteira com Itália e Suíça. Todos os anos essa linda cidade é invadida pelos melhores corredores de montanha para a disputa daquela que é considerada por muitos como a “copa do mundo” das corridas de montanha. São quilômetros e quilômetros subindo e descendo montanhas, desafiando os limites dos Alpes e presenciando um visual de tirar o fôlego. Além da prova principal, disputada na distância de 171 km, o evento oferece ainda mais três provas com distâncias menores – 56 km, 101 km e 119 km – e ainda uma prova 300 km, disputada em times de 2 ou 3 corredores.

Paris-Versailles

Também conhecida como “La Grande Classique”,  a Paris-Versailles é uma prova tradicional francesa, disputada na distância de 16,2 km, ou 10 milhas. Realizada no final de setembro, em pleno Outono, é uma época perfeita para viajar para a Europa, uma vez que o clima é bem favorável. A prova larga ao pé da Torre Eiffel, em Paris,  e chega no Palácio de Versalhes. O trajeto proporciona imagens inesquecíveis aos participantes, que têm a oportunidade de correr às margens do Rio Sena e de passar por lindos bosques e avenidas, sempre avistando cenários deslumbrantes.

A Kamel Turismo é operadora oficial destas quatro provas francesas. Para informações sobre pacotes, clique aqui!

Texto: Fernanda Paradizo