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dicas para começar a correr

10 dicas para começar a correr hoje mesmo

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A corrida é uma das modalidades mais democráticas que existem.
Além de poder ser praticada em qualquer lugar, você só precisa de um tênis de corrida para colocar definitivamente esse esporte na sua rotina. Confira aqui 10 dicas para começar a correr hoje mesmo.


1- Antes de começar a correr, procure um médico e faça um check-up geral para saber se está tudo bem com sua saúde, principalmente se está há muito tempo parado, sem praticar nenhuma atividade física.

2- Se você sente dificuldade para correr logo de cara, comece com uma caminhada de cerca de 20 ou 30 minutos e vá introduzindo a corrida aos poucos. À medida que for se sentindo confortável caminhando, alterne alguns minutos de caminhada com corrida até que consiga correr continuamente.

3- O melhor ritmo para correr é aquele que você consiga se exercitar sem ficar ofegante. Portanto, controle bem sua velocidade e vá aumentando aos poucos, sempre de olho na sua respiração, que deve estar confortável.

4- Para evoluir nos treinos, procure a ajuda de um profissional de Educação Física, que vai planejar seu treinamento e acompanhar sua evolução. Uma planilha de treino e o feedback de um profissional podem ajudá-lo muito a colocar a corrida definitivamente na sua vida.

5- Se tem dificuldade de correr sozinho, comprometa-se com os amigos ou entre num clube de corrida. Isso com certeza lhe dará motivação para entrar na rotina e seguir uma planilha de treino com mais facilidade.

6- Participe de provas para manter sua motivação em alta e ter objetivos a serem atingidos. Mesmo que você não tenha muita experiência de corrida, comece caminhando em provas de 3 km ou 5 km ou mesmo alternando a caminhada com a corrida. À medida que for progredindo, pode estabelecer distâncias maiores e quem sabe um dia correr uma meia maratona ou maratona.

7- Não basta apenas correr. Cuide também da sua alimentação. Evite excessos e procure a ajuda de um nutricionista se necessário perder ou ganhar peso, ganhar massa muscular e/ou equilibrar sua alimentação com sua carga de treino.

8- Além da corrida, procure fazer um trabalho de fortalecimento muscular, de 2 a 3 vezes na semana. Isso vai ajudá-lo a ter um equilíbrio e aguentar bem uma carga de treino maior, principalmente se quer alçar voos maiores na corrida.

9- Não é preciso correr todo dia para conseguir os benefícios da atividade, mas é preciso ter regularidade. Não adianta treinar 3 ou 4 vezes numa semana e ficar sem atividade na semana seguinte. É a rotina que fará com que você melhore.

10- Se você atingiu um objetivo que queria, tente logo na sequência emendar um outro para não desanimar. É comum as pessoas relaxarem depois que conseguem conquistar um grande desafio. Por isso, descanse o necessário e retome a rotina de treino com novo foco.

Texto: Fernanda Paradizo