Obrigatório para receber o kit corredor, ter certificado médico com assinatura e carimbo do médico, afirmando que não há nenhuma contra-indicação para a realização de uma maratona. Além do preenchimento do termo de responsabilidade.
DICAS DE VIAGEM: serão encaminhadas 30 dias antes do embarque.
CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO: será encaminhada 30 dias antes do embarque.
DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM
É obrigatória no ato do embarque, a apresentação pelo passageiro de DOCUMENTO ORIGINAL. Não é aceita cópia, mesmo autenticada. A responsabilidade pela apresentação dos documentos necessários ao embarque é pessoal e exclusiva do passageiro.
VIAGEM INTERNACIONAL (voo internacional ou Cruzeiro Marítimo)
Documentos exigidos no ato do check-in para embarque (aeroporto ou porto)
MAIORES DE 18 ANOS:
Passaporte com validade mínima de seis (6) meses ou conforme exigência do país visitado.
Visto Consular (quando exigido).
Em viagens pelo Mercosul e cruzeiros será exigida a apresentação do passaporte ou do RG original em bom estado e com emissão inferior a 10 anos. Exceto o Chile, que exige máximo de cinco (5) anos de emissão.
MENORES DE 18 ANOS:
– Visto Consular quando exigido.
Menor de 18 anos viajando desacompanhado é necessária a apresentação da autorização dos pais por escrito, com firma reconhecida em cartório. Caso o menor esteja viajando apenas com o pai ou com a mãe, será necessário levar a autorização do que não está presente.
Em viagens internacionais pelo Mercosul e cruzeiros, é necessária a apresentação do passaporte ou RG. Certidão de nascimento não será aceita.
PASSAPORTE
No link da Polícia Federal você terá informação dos diversos serviços relacionados ao passaporte como: solicitação, andamento, documentação necessária e/ou agendamento para retirada de passaporte. (Cadê o link? É http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte).
Caso tenha alguma dúvida, ligue para a Central de Atendimento de Passaporte 0800-978 2336, que funciona de segunda-feira a domingo (24h).
FEBRE AMARELA: O país atualmente (2017), assim como o Brasil, possui risco de transmissão da febre amarela. Essa informação pode ser verificada no site da Anvisa, na área de viajantes: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/
Você poderá vacinar-se no posto de saúde mais próximo de sua casa e, caso o certificado não seja emitido no próprio posto, basta trocar o comprovante nos lugares que emitem o documento, como os aeroportos, portos e fronteiras, por exemplo.
Antes, a vacina contra febre amarela valia somente por dez anos, sendo necessária nova dose após o período. No entanto, após uma determinação da OMS publicada em 16 de Julho de 2016, ela passou a valer para a vida toda (independente de quando foi tomada). A única recomendação, para quem ainda vai tomar a vacina, é a de que ela precisa ser tomada no máximo em até dez dias antes do embarque. Lembre-se que, independentemente do destino de sua viagem, é importante estar em dia com o calendário de vacinas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Mais informações: Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Tel.: 0800-61-1997
http://portal.anvisa.gov.br/