Whatsapp: +55 21 97280-9856

Maratona de Tóquio 2021: como vai ser? O que muda?

Cruzar o globo para correr uma das maiores maratonas do mundo. A Maratona de Tóquio 2021  que normalmente acontece em março foi adiada para o dia 17 de outubro de 2021 por conta da pandemia gerada pelo coronavírus. 

A edição da Maratona de Tóquio em 2020 foi realizada nos moldes do que ocorreu em Londres: apenas para a elite e com toda segurança no que diz respeito às normas de precaução contra o Covid-19. 

Eram esperados mais de 38 mil corredores na Tokyo Marathon 2021. Essa prova faz parte das maiores maratonas do mundo, conhecidas como as World Marathon Majors, ao lado de icônicas maratonas como: Londres, Nova York, Berlim, Boston e Chicago. Dessa forma, ela é considerada uma das melhores maratonas do mundo

Enquanto a Maratona de Tóquio de 2021 será realizada em outubro, os eventos relacionados a ela permaneceram mantidos para março. Confira abaixo as informações, bem como as mudanças que vão ocorrer no percurso da prova. 

Leia também: Turismo em Tóquio: Confira 7 dicas incríveis

Eventos relacionados à Maratona de Tóquio de 2021

Um dos eventos que estão relacionados com a Maratona de Tóquio 2021 é o Road to Tokyo Marathon 2021. Ele consiste em uma maratona virtual. Dessa forma, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode participar. 

A ideia é percorrer a distância de qualquer lugar e em qualquer horário, bastava apenas usar um dos aplicativos indicados pela organização. Foi uma proposta para manter a alegria de participar de uma grande festa dentro da realidade atual possível.

Além disso, foi uma ótima maneira para aqueles que queriam ter uma entrada garantida para a próxima maratona. Isso porque, 600 participantes ganharam uma vaga garantida. Além disso, todos os corredores que terminaram a prova respeitando as regras foram automaticamente inscritos no sorteio para tentar uma vaga para a inscrição na Maratona de Tóquio 2021. 

Mudança no percurso da Maratona de Tóquio 2021

A Maratona de Tóquio é uma ótima opção se você quer uma prova mais rápida. Seu percurso é praticamente todo plano. Existe uma pequena variação altimétrica que pode ser um pouco mais sentida no início da prova, quando há uma leve descida. Depois, mais perto do fim também, pois existe uma subida leve. 

A edição da Tokyo Marathon 2021 sofrerá algumas mudanças em seu percurso por conta da construção no Mejiro-dori perto de Iidabashi e na Rota Nacional 15 perto de Takanawa, conforme foi divulgado pela organização. 

O percurso tradicional da Maratona de Tóquio passava pelos seguintes pontos de referência: 

A prova tem início em frente ao prédio do Governo Metropolitano de Tóquio, passa pela estação Suidobashi; Ueno-hirokoji; chegando ao distrito de Kanda e passa pelo agitado Nihombashi. Depois passa pelo belíssimo templo Asakusa e o portão Kaminarimon. 

O percurso também te leva até o centro histórico do sumô, o Ryogoku. Depois vai passar por Monzen-nakacho e em uma das mais importantes áreas comerciais de Tóquio: Ginza. De lá vai passava por Tamachi, pelo bairro Hibiya até alcançar a linha de chegada na Estação de Tóquio / Gyoko-dori.

Embora com as pequenas mudanças no percurso, a Maratona de Tóquio de 2021 vai continuar tendo sua chegada na Estação de Tóquio.   

A largada também permanece a mesma, no Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio.  A maior diferença é que depois que passar por Ginza os corredores vão pelo bairro Takanawa ao invés de Tamachi. O fim da prova também permaneceu o mesmo: chegando à Hibiya e recebendo os aplausos de uma torcida apaixonada na Estação de Tóquio / Gyoko-dor.

Maratona Tóquio 2021 templo

Leia também: Roteiro em Tóquio: veja quais bairros você não pode perder

Uma das características do percurso da Maratona de Tóquio é que ele se cruza em determinados momentos. Dessa forma, é possível ver os corredores mais rápidos que estão na sua frente. Quem sabe não é uma oportunidade de ver de pertinho um dos corredores de elite voando sobre o asfalto? 

Além disso, durante todos os 42 km da Maratona de Tóquio de 2021 a cordialidade e a gentileza do povo oriental estão presentes. Em momentos cruciais da prova eles estão lá esperando pelos corredores para apoiá-los e ajudá-los. Mesmo sem conhecê-los. 

Para ter um gostinho de como é essa prova e sentir um pouco da energia, confira no vídeo abaixo algumas imagens da corrida de 2019:

Quero correr a Maratona de Tóquio, como fazer?

Viajar para o Japão é um sonho de consumo. Aliar uma viagem incrível como essa com a paixão de correr em um país totalmente diferente do nosso é algo ainda mais espetacular e inesquecível. 

Mas para isso exige planejamento, principalmente em se tratando de uma maratona, não é mesmo? Encontrar um ótimo hotel próximo da largada e ter sua inscrição garantida são apenas dois pontos importantes para se pensar.

Sem contar o tempo de antecedência para definir tudo. Por exemplo, para correr a Maratona de Tóquio de 2022 é preciso começar a se planejar em agosto ou setembro de 2021. 

Se você não quer ter toda essa preocupação, o ideal é contar com a ajuda de quem entende disso muito bem. A Kamel Turismo é  uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja todos os detalhes da viagem de vários corredores. 

Ela é a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors. Ou seja, você não precisa esperar pelo sorteio ou atingir o índice para participar das maiores maratonas do mundo. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre essas provas:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.