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Como se revigorar totalmente após provas de corrida?

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Você treinou duro para conseguir participar da corrida dos seus sonhos.

Abriu mão de vários finais de semana com a família para fazer aqueles longões, levantou cedo nos dias da semana para dar conta de planilha e conseguir conciliar sua vida profissional com a corrida. Quando chega finalmente o dia da prova para a qual treinou, se fez tudo de forma correta, com com certeza colherá todos os frutos da sua dedicação, que é cruzar a linha de chegada. É o momento de não apenas comemorar a meta alcançada, mas também dar um tempo para seu corpo revigorar e voltar mais forte para um novo objetivo.

Empolgados com os objetivos alcançados, muitas vezes os corredores não dão a mínima importância para essa fase pós-corrida e já emendam um outro objetivo na sequência, sem dar o devido descanso ao corpo. Para não cair nesse erro, reunimos aqui algumas dicas para ajudá-lo a se recuperar bem de uma corrida e voltar com força e foco total rumo ao próximo objetivo.

–  Quando um atleta participa de uma competição, sua musculatura “sofre” microtraumas e é preciso um  tempo para se recuperar. Quanto maior a distância, mais tempo você deve dar a seu corpo para recuperação. Para provas de distâncias curtas, como 5 km ou 10 km, a recuperação é bem mais rápida. Depois de uma semana com treinos leves, você já pode voltar a fazer treinos mais intensos na semana seguinte.

– Para maratonas e meias maratonas, volte mais devagar aos treinos mais intensos. Dê o devido tempo para seu corpo recuperar e vá incluindo aos poucos treinos mais pesados até se sentir confortável. Para as maratonas, em geral você vai precisar de pelo menos 4 semanas para recuperação total.

– Após a prova, principalmente se for uma maratona, descanse. Ainda que a adrenalina pelo resultado esteja em alta, faça atividades relaxantes como caminhada ou alongamentos, ou atividades recreativas na água. Se quiser correr no dia seguinte, faça um trote leve, apenas para relaxar e revigorar, de não mais que 30 minutos.

– Aproveite estes dias pós-prova para acordar mais tarde, fazer uma massagem e atividades diferenciadas, como bicicleta ergomêtrica. É comum ganhar um pouco de peso após uma maratona ou meia, mas não exagere nas guloseimas para conseguir voltar com mais tranquilidade aos treinos, sem excesso de peso.