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10 dicas para correr lá fora

É época de crise e você acredita que agora não é o momento de viajar para realizar o sonho de correr uma prova internacional? Que nada! Não deixe o baixo astral tomar conta de você. O dólar está mais alto sim, mas em compensação o valor das passagens aéreas estão muito mais em conta, assim como as ofertas de pacotes de viagem. Nós da Kamel estamos trabalhando com um dólar reduzido, com parcelamento em 12 vezes e preços mais em conta, todos renegociados com nossos fornecedores. E, para você que já marcou sua viagem para correr no exterior ou para aqueles que precisam só de um empurrãozinho para realizar esse sonho, reunimos aqui uma matéria com 10 dicas para correr lá fora, elaborada pela jornalista Fernanda Paradizo.
1. Diferentemente da maioria das provas do Brasil, onde você pode entregar sua mochila no guarda-volumes apenas pregando um pedaço de papel que identifique seu número de peito, as competições lá fora usam o sistema de bag própria. Na entrega do kit, você recebe junto com seu número uma sacola plástica transparente e um adesivo do seu número, que deverá ser colado no local indicado na sacola. É isso que você deverá levar no guarda-volumes. Nenhuma sacola diferente é permitida pelos organizadores. Fique de olho para guardar a sacola e o número assim receber seu kit. Muita gente joga fora a sacola e a etiqueta sem dar conta para o que serve.

2. É necessário passaporte para que os estrangeiros retirem o kit de corrida. Se você não tiver o comprovante de inscrição, não se apavore. Assim como acontece aqui no Brasil, todas as provas no exterior tem uma tenda específica para isso. Algumas possuem até terminais de computadores que você mesmo pode imprimir seu comprovante para retirar o kit. Se você se inscreveu na prova e percebeu que terá problemas ao chegar no dia de entrega do kit para pegar seu número ou resolveu de última hora não viajar, saiba que a maioria das provas lá fora, salvo exceções, não permitem que outras pessoas peguem o número de peito para terceiros. Nas provas que isso é possível, sempre há a informação detalhada no site (fique de olho). É preciso imprimir um documento disponível para download no site, que o dono da inscrição deverá assinar autorizando a retirada e juntar a esse documento xerox do passaporte. Sem isso, é impossível retirar o número. Se retirar o número de alguém que não vai correr, é de boa educação não usá-lo. Isso em qualquer parte do mundo. Saiba apenas que nas provas lá fora, se isso for descoberto, a pessoa que passou o número é banida de qualquer prova realizada pelo mesmo organizador.

3. Provas pequenas no dia anterior têm mais o espírito de festa do que o de competição. Como muitas vezes são realizadas em parte do percurso da prova principal, muitas vezes a adrenalina toma conta de tal maneira que é muito comum abusar e correr mais forte do que deveria. Portanto, tenha cuidado para não se empolgar e, se quiser participar, use-a apenas como festa ou um trote para relaxar.

4. Quando você se inscreve em qualquer prova, é solicitado o tempo que espera fazer para que os organizadores consigam colocá-lo na onda e curral de largada correspondente ao seu tempo previsto. Muitas vezes é solicitado também seu melhor tempo na distância até como uma forma de poder ver se o tempo que você está dizendo que fará é compatível com o seu passado. Grandes provas, como a Maratona de Nova York, por exemplo, chegam a checar estes dados (em competições internacionais anteriores) para colocá-lo no local certo de largada. Algumas provas, como Chicago, Paris e outras pedem que você mande um e-mail aos organizadores comprovando seu tempo de prova (numa prova realizada em 1,5 ano ou às vezes um pouco mais) dentro de uma data específica que eles estipulam para poder colocá-lo num local justo e compatível e com sua performace. Cuidado para não sair prejudicado e não correr o risco de largar muito atrás, principalmente se seu objetivo é performance. Por mais que o tempo válido do relógio seja o líquido, é bem complicado largar com pessoas em ritmos muito mais lento do que o seu. Em algumas provas específicas, como Disney, você pode levar comprovante impresso de tempo já realizado na entrega do kit e pedir que seja alterado seu curral.

5. Na Expo das grandes provas, fique de olho nos descontos das lojas. Se encontrar algo num preço bom de um produto, com desconto, e que esteja querendo levar, não pense duas vezes. Se deixar para o dia seguinte, não haverá mais o produto. Não pense também que encontrará preços melhores nas lojas de esporte da região, salvo em outlets. É muito comum os produtos da feira serem vendidos com bom desconto, que pode chegar a 15 ou 20% e às vezes em taxa até, e isso você não vai encontrar em lugar nenhum. Fique esperto também nos cupons de descontos recebidos nas feiras. Muitas provas fazem acordo com lojas esportivas locais (tipo Sports Authority na série Rock’n’Roll e Paragons na Maratona e Meia de Nova York,) e, levando este cupom recebido na Expo, você consegue comprar tênis e materiais de corrida a preços bem acessíveis.

6. Ainda que os cupons de desconto sejam bem-vindos, tenha muito cuidado com toda a papelada que você recebe ao andar pelos stands da feira. Deixe seu kit de corrida, com número de peito, chip, bag e etiqueta para colocar na sacola muito bem guardado, em local separado das bugigangas e folhetos promocionais que receberá ao andar pela feira. Há muitos casos de pessoas que na hora de fazer “um limpa” na papelada recebida na Expo acabam jogando fora coisas importantes da prova, como número de peito ou chip (quando não incorporado ao número de peito). Falando em número de peito, a maioria das provas lá fora já usam esse chip incorporado ao bib number ou aquele que você coloca no cadarço.

7. Atente para a marcação das distâncias. O país costuma usar seu sistema de medição nas provas. Nos Estados Unidos, por exemplo, assim como nos países do Reino Unido, a marcação será em milhas. No restante da Europa e na África, em provas como Berlim, Paris, Milão, Comrades, a medida é em quilômetro, igual ao Brasil. Para marcações em milha memorize as passagens das milhas para não errar no pace. É muito comum o corredor ficar desorientado na hora e não saber em que ritmo está correndo por não estar familiarizado com esse sistema. Memorize também o tempo que deverá passar a cada 5 km. Todas as provas com sistema de cronometragem em milhas trazem placas a cada 5 km e cronômetro com o tempo bruto para que você sabia o ritmo que está correndo.

8. Os marcadores de ritmo, que têm a missão de levar os corredores a finalizar a prova num tempo específico, são muito comuns nas provas lá fora. Eles correm no ritmo e são programados para levar os corredores até a meta final. Eles largam nos currais específicos para o tempo final de prova. Algumas provas, como Nova York, costumam colocar pacers no mesmo tempo, principalmente onde há mais concentração de corredores que almejam tal meta, também no curral da frente ou de trás. Em provas com altimetria diferenciada, pode ser um pouco difícil acompanhá-los na subida. Eles são experientes, correm num ritmo confortável para eles, e praticamente sem variação em subidas e descidas. Para alguém que corre no limite, por ser um pouco difícil acompanhá-los em provas com muitas subidas. Portanto, se pretende seguir algum deles em percursos com altimetria diferenciada, é melhor apenas tê-los na mira. Muito provavelmente você ficará um pouco na subida, mas conseguirá chegar naturalmente junto a eles na descida, correndo mais na sensação de esforço.

9. Roupa de corrida e tudo o que vai utilizar na prova, principalmente tênis, não devem ser despachados. Leve tudo com você na bagagem de mão. Extravio de bagagem é muito mais comum do que você imagina. Se isso acontecer e suas coisas não forem encontradas antes da prova, até porque as pessoas costumam viajar cerca de 4 dias antes, você terá que comprar tudo novo e isso pode colocar sua prova em risco.

10. Em locais com temperatura fria, mesmo que a prova tenha serviço de guarda-volumes, vá para o local de largada com uma roupa velha para jogar fora. Em geral, as provas juntam todas as roupas que os corredores deixam na largada e dão para entidades beneficentes. Se preferir, ao visitar a feira, veja se encontra algum stand que venda jaquetas, calças e luvas descartáveis e que podem protegê-lo bem do frio. No conjunto todo, você não vai gastar mais do que 25 dólares e pode valer à pena. Você pode optar também por uma capa de chuva com capuz, que é vendida em qualquer farmácia ou lojinha de conveniência.

Foto: Fernanda Paradizo / Kamel Turismo

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