Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

O que você precisa saber sobre a Maratona de Paris 2018

A Maratona de Paris, que realizará sua 42ª edição no dia 8 de abril de 2018, é sem exagero uma das provas mais lindas do mundo.

A largada da Champs-Elysées, tendo ao fundo o Arco do triunfo, proporciona um início de corrida espetacular. O percurso faz um verdadeiro tour pela cidade, oferecendo aos participantes os mais belos cenários parisienses.

De todas as maratonas realizadas na Europa, Paris é com certeza a que reúne a maior quantidade de estrangeiros. Cerca de 40% dos inscritos são de fora da França. A prova é também uma das preferidas dos brasileiros quando o assunto é maratona no exterior.

O circuito da prova, que larga na Champs-Elysées e chega na Avenue Foch, é quase totalmente plano, favorecendo não apenas aos estreantes nos 42 km mas também aqueles que querem bater a marca pessoal. O trajeto passa por diversos pontos turísticos da cidade, como Praças da Bastilha e das Nações, Bois de Vincennes, margens do rio Sena, Torre Eiffel e Bois de Boulogne.

Se estiver indo para a prova com acompanhante, saiba que a Maratona de Paris é um das mais fáceis de acompanhar as passagens dos corredores. E isso dá para ser feito de metrô. Para isso é só calcular o ponto de passagem do corredor no mapa, com base no km, e ver qual a estação mais próxima do local. Com sorte, é possível cobrir pelo menos uns três pontos de passagem e ainda a chegada.

Para dar aquela corridinha pré-prova, o Bois de Boulogne e o Bois de Vincennes são excelentes opções, caso esteja hospedado perto de um desses parques. Só tome cuidado para não se perder. Eles são muito grandes e uma corridinha de 5 km pode virar uma corrida de 2 horas ou mais se você não se lembrar do caminho de volta.

Uma dica bacana para quem está hospedado perto do Arco do Triunfo é treinar no Parc Monceau, que fica entre as estações de metrô Courcelles e Monceau. Ele é pequeno, mas bem simpático. E, como é início de Primavera na Europa, você terá a oportunidade de ver esse parque (e outras áreas verdes da cidade) já repleto de tulipas, o que é um espetáculo à parte.

Conhecendo a cidade

Em Paris há com certeza muito a fazer, antes ou depois da prova. A melhor forma de conhecer a Cidade Luz é de metrô (é fácil e rápido para se locomover para qualquer lugar) ou mesmo a pé. Aliás, anda-se muito em Paris. Por isso, deixe para gastar a sola do sapato depois da prova. Ande sempre com mapa da cidade e do metrô na mão. As estações são bem próximas uma das outra e às vezes vale uma simples caminhada.

Um dos programas mais simples em Paris, e também um dos mais adorados por turistas, é poder caminhar na famosa Champs-Élysées, avistando o monumental Arco do Triunfo, e dar uma paradinha nos famosos cafés de calçada só para jogar conversa fora e apreciar o movimento. Louvre, a catedral de Notre Dame, a Torre Eiffel e Montmatre são imperdíveis e merecem uma visita.

Lembre-se que a cidade é rica em museus e monumentos e é um verdadeiro desperdício ir a Paris e não aproveitar essa variedade de cultura.

Role para cima