Maratona de NY: Dicas essenciais para correr em uma das maiores maratonas
Os norte-americanos sabem fazer festa como ninguém e a Maratona de NY é a melhor demonstração disso.
A prova conta com mais de 50 mil inscritos, que se alinham na ponte Verrazano-Narrows para correr pelos cinco distritos nova-iorquinos – Staten Island, Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan – e cruzar a linha de chegada no magnífico Central Park. Se você está prestes a correr a Maratona de Nova York de 2017, que acontece no dia 5 de novembro, fique de olhos nas dicas a seguir.
Uma hora a menos no relógio
Exatamente no domingo da prova termina o “Daylight savings time”, que nada mais é do que o nosso horário de verão. Você terá que atrasar seu relógio em 1 hora. Isso quer dizer que você terá uma hora a mais de sono no dia em que vai encarar os 42 km. Mesmo assim, é preciso acordar cedo.
Transporte para a largada
Os corredores são transportados de ônibus oficial (da Biblioteca Pública de Nova York, na 5ª Avenida com a 42nd Street), ou de ferry boat, até Staten Island para largar ao pé da Verrazano Bridge, um dos cartões-postais da cidade. Mesmo que sua onda de largada seja mais tarde, é bom entrar na fila do ônibus pelo menos às 6h.
Para quem vai de ferry boat, atente para o horário que deverá pegar o barco, no Staten Island Ferry, Whitehall Terminal, Manhattan, especificado no seu kit. No local da largada, haverá café da manha e tudo o que você precisa para ficar lá aguardando seu horário de largada por um tempo.
Leve um cobertor para sentar no chão e roupas para se agasalhar e depois jogar fora, uma vez que em Staten Island, onde acontece a largada, a temperatura costuma ser bem mais fria, além de ventar muito.
Largada em ondas
A largada da prova acontece em 4 ondas. Corredores são ainda divididos por cores, que identificam o local de largada na ponte. Orange e Blue largam em cima da ponte, enquanto Green larga na parte de baixo. Identifique também o curral de largada, que a posição no pelotão.
Corredores mais rápidos largam nos currais mais à frente. Logo que chegar ao local, procure sua Village (identificada pela cor). Lá você tem toda a estrutura de banheiro, café da manhã (água, bagel, donuts, café, além de PowerBar e Gatorade) para esperar com calma o horário de entrar na sua baia.
Corra bem protegido e não esqueça das luvas. Se sentir calor, guarde-as. Você pode precisar mais tarde, principalmente quando entrar no Central Park, nos quilômetros finais de prova.
Postos de abastecimentos
Estarão localizados a cada milha, a partir da milha 3, e servem água (em copo) e Gatorade (em copo). Há um posto de PowerGel na milha 18.
Relógio e marcação em milhas
Relógios digitais são posicionados a cada 5 km e na marca da meia-maratona. Os mesmos marcam o tempo de largada da primeira onda, ou seja, a partir das 9h40. A marcação do percurso é feita em milhas e a cada 5 km.
Largada ao som de Sinatra
Após um tiro de canhão, cada uma das quatro largadas da prova é dada ao som de New York, New York, de Frank Sinatra. O percurso da prova é extremamente técnico. Não se empolgue com o início, já que é a segunda parte da prova em que haverá mais subidas. Curta a prova e guarde energia para o final.
Com a medalha no peito
Após a prova, andar pelas ruas de Nova York com a medalha no peito é o lema principal para quem finalizou os 42 km, independentemente do tempo registrado no cronômetro. O respeito e o carinho que a população tem com todos aqueles que bravamente cruzaram a linha de chegada no Central Park é algo que não tem preço.