Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

World Marathon Majors: as peculiaridades das 6 provas mais cobiçadas do mundo

Sonho de consumo da maioria dos corredores, o circuito das World Marathon Majors, seleto grupo de maratonas que inclui Nova York, Boston, Chicago, Tóquio, Londres e Berlim, tem suas peculiaridades e é por isso mesmo que atraem tantos corredores ao redor do mundo. Confira abaixo a característica dessas incríveis maratonas e o que faz cada uma delas ser tão especial.

Maratona de Tóquio

A única versão oriental das Majors acontece no início de março e abre oficialmente a temporada do circuito no ano. Embora Tóquio seja a prova mais jovem entre as Major, com apenas 13 anos de existência, o evento, que passou a fazer parte das Majors somente em 2013, vem provando que a distância entre os continentes, a barreira da língua e a grande variedade cultural não são empecilhos para que os corredores do mundo inteiro desembarquem na capital japonesa em busca do sonho dos 42 km. O evento impressiona principalmente pela grande organização e apoio da cidade, que abraça os participantes no dia da maratona e transforma todo o trajeto num emaranhado de gente gritando, vibrando e torcendo. A Asics é a patrocinadora oficial do evento e tem um estande com produtos oficiais, com roupas, tênis e muitos produtos que levam o logo da prova. Muitos atletas concluem a sexta Major em exatamente em Tóquio, recebendo a Six Medal logo após cruzar a linha de chegada da maratona.

World Marathon Majors

Maratona de Boston

Boston é mais antiga das maratonas e um dos principais desejos dos maratonistas, que sonham estar entre os classificados para conseguir um lugar na linha de largada da prova, que privilegia a participação de atletas de performance nas faixas etárias. A prova que serviu de inspiração para seu criador, John Graham, técnico e manager do BAA Athletes, foi a maratona dos Jogos Olímpicos da idade moderna, em 1896, em Atenas. O  trajeto, que larga de Hopkington, atravessa oito cidades do estado de Massachussets, cada uma com sua característica própria, para finalizar em Boston. O incentivo do público, do começo ao fim, é de arrepiar. O constante sobe-e-desce do percurso é um desafio a mais para quem corre em busca de tempo, principalmente na parte final da prova, onde está a mais temível subida, a Heartbreak Hill.

World Marathon Majors

Maratona de Londres

Inspirado no crescente sucesso da Maratona de Nova York, o jornalista e campeão olímpico dos 3.000 metros com obstáculos dos Jogos de Melbourne, Chris Brasher, criou em 1981 a Maratona de Londres, que se tornou no decorrer dos anos uma prova gigantesca, com grande participação da massa de corredores e excelente nível técnico. A prova, dividida em três largadas diferenciadas, que se juntam no quilômetro 5, tem um dos percursos mais rápidos do mundo, palco de quatro recordes mundiais. A corrida tem grande incentivo do público e passa por diversos pontos turísticos da cidade, como a Torre de Londres, o rio Tâmisa, o Parlamento, o Big Ben e Palácio de Buckingham, que é o ponto de chegada. Por ser uma maratona também festiva, há um grande número de participantes que correm fantasiados e grande parte dos inscritos correm por uma causa beneficente.

World Marathon Majors

Maratona de Berlim

Palco de 11 recordes mundiais, Berlim é reconhecida como uma das maratonas mais rápidas do mundo. Foi lá que o brasileiro Ronaldo da Costa fez história, quando em 1998 bateu o recorde mundial de maratona, com 2:06:05. Desde então, muitos outros recordes foram batidos nas ruas da capital alemã, o último agora em 2018, com o queniano Eliud Kipchoge, que marcou incríveis 2:01:39 na maratona. Na busca por resultados ou mesmo por uma estreia nos 42 km num circuito plano, a Maratona de Berlim é uma das preferidas dos brasileiros. A prova acontece no final de setembro e reúne sempre grandes estrelas do atletismo. O percurso de Berlim é excelente não apenas para corredores, mas também para os espectadores que querem acompanhar a corrida, já que o acesso aos pontos é fácil. O trajeto é bonito e passa por vários pontos turísticos da cidade, como a Coluna da Vitória, o Parlamento Alemão, a antiga sede do Senado de Berlim Oriental, a Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche e outros marcos importantes da Alemanha. Ao final, os corredores são coroados antes da linha de chegada com a passagem pelo Portão de Brandemburgo, o marco mais famoso da Alemanha.

World Marathon Majors

Maratona de Chicago

Chicago é uma das provas que mais atrai brasileiros. A possibilidade de vislumbrar um recorde pessoal é um dos principais atrativos dessa Major, que tem percurso plano e na maioria das vezes temperatura agradável. São mais de 1 milhão de pessoas nas ruas para aplaudir os corredores. A competição, que acontece no início de outubro, larga do Grant Park, na Columbus Drive, e faz um verdadeiro tour pela cidade, passando por bairros históricos, como Greektown, Little Italy, Pilsen e Chinatown. O trajeto retorna para o Grant Park, onde acontece a chegada, perto da Buckingham Fountain. Há quem a considere a Expo de Chicago a melhor entre as Majors. A feira é grande e muito bem organizada e tem estandes das principais marcas esportivas do mundo. O evento tem o patrocínio da Nike e há vários produtos bacanas da marca que podem ser adquiridos na loja oficial e nas lojas Nike das imediações, que vendem as camisetas e casacos finisher depois da prova e gravam gratuitamente as medalhas dos participantes.

World Marathon Majors

Maratona de Nova York

A Maratona de Nova York reúne hoje mais de 50 mil participantes e com certeza é a mais famosa de todas as maratonas do mundo. Quem chega à cidade nos dias do evento já sente de imediato como o povo nova-iorquino vive cada momento dessa prova, abraçando-a de uma forma sem igual. O evento é patrocinado pela New Balance e a programação para os corredores começa com a Expo, que abre as portas de quinta a sábado no Javits Center. Para celebrar a abertura oficial do evento e dar boas-vidas às mais de 140 delegações estrangeiras na prova, na sexta à noite, no Central Park, na linha de chegada da maratona, as delegações desfilam na Parada das Nações, incluindo o Brasil, que sempre dá um show de animação. No sábado de manhã, véspera da maratona, acontece o Dash to the Finish Line 5K, uma prova de 5 km com chegada no mesmo local onde acontece a chegada da maratona. A largada da prova no domingo acontece ao pé da ponte Verrazano-Narrows, em Staten Island,  e o trajeto segue para outros 4 distritos de Nova York, passando pelo Brooklyn, Queens, Bronx e terminando em Manhattan, no Central Park.

World Marathon Majors

 

Texto: Fernanda Paradizo
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Role para cima