5 recomendações essenciais para quem vai correr a Maratona de Amsterdã
A Maratona e Meia maratona de Amsterdã acontece em pleno Outono, época ideal para quem quer correr uma prova na Europa e aproveitar a viagem para curtir a Holanda e outros países do Velho Continente.
A edição de 2017 será realizada no dia 15 de outubro. Se você já garantiu sua inscrição e pacote para a prova, confira abaixo 5 recomendações essenciais para aproveitar ao máximo a cidade e a prova!
1. Curta a Expo. Lá você se deparará com várias novidades e lançamentos de marcas que normalmente só encontra em países europeus. A entrega de kit é muito bem organizada, com staffs da terceira idade, que são muito atenciosos. Procure pegar seu kit logo na sexta-feira, quando abre a Expo, para fugir das possíveis filas de europeus ou holandeses de outras cidades, que costumam chegar à Amsterdã no sábado, véspera da maratona. Participantes da meia maratona podem pegar o kit no próprio domingo, já que a largada da prova acontece na parte da tarde.
2. O trajeto da Maratona de Amsterdã é um dos mais rápidos do mundo e por isso mesmo é perfeito tanto para iniciantes em maratona quanto para corredores mais experientes, que desejam bater os recordes. A largada dos 42 km acontece no Estádio Olímpico, onde pode ter algum afunilamento, mas isso não chega a ser um problema e pode ser até favorável para que você vá encaixando aos poucos seu ritmo.
3. Como a largada da maratona acontece às 9h30 da manhã, a temperatura já estará boa para correr e pode até abrir um sol ao longo da prova. Mesmo assim, não deixe de ir bem agasalhado para a largada. A prova não costuma ter vento. A largada da meia maratona acontece às 13h20, um horário não muito habitual para nós, brasileiros. Portanto, os participantes dos 21 km devem redobrar os cuidados. Procure almoçar cedo e coma coisas leves para não prejudicar a prova.
4. O percurso passa por muitos pontos turísticos da cidade, como o museu Rijksmuseum e o lindo parque Vondelpark. A corrida acontece em lindíssimos cenários românticos, como nos famosos quadros de Van Gogh. Deixe-se levar pelo espírito da Veneza do Norte, que mescla vertiginosamente cultura e alegria. Uma das partes mais bonitas da prova é o trecho em que o rio está do seu lado esquerdo e passam algumas bandas típicas tocando música em cima dos barcos. E o grande diferencial é a chegada no Estádio Olímpico. Há diversas bandas ao longo do percurso e grande apoio dos espectadores holandeses.
5. Após a prova, é o momento de curtir a cidade. Aproveite o encantamento e a energia da pequena Amsterdã, que tem excelente transporte. Conhecida como a capital da bicicleta, a cidade harmoniza a tranquila corrente dos belíssimos canais, que são patrimônio cultural da UNESCO, com o dinamismo de viver sobre duas rodas. Quatro dias e tres noites serão suficientes para conhecer bem Amsterdã, considerando o dia da prova. Aproveite que está na Europa e dê uma esticada até Paris, na França, ou Bruxelas, na Bélgica.
Conte com a Kamel Turismo para participar dessa experiência!