Cuidados com alimentação saudável nas provas internacionais
Você treina duro para conseguir chegar ao ápice da sua performance.
São meses e meses dedicados ao treinamento. Quando está chegando o grande dia, você sabe que precisa ficar atento a vários fatores para que nada atrapalhe sua prova. E isso inclui redobrar os cuidados com a alimentação. E, se sua prova-alvo acontece num país diferente então, é necessário prestar muita atenção para não colocar tudo a perder. Reunimos aqui algumas dicas essenciais para que você tome todo o cuidado possível antes de embarcar para uma prova internacional.
Teste sua suplementação
Teste tudo o que pretende usar de suplementação no dia da prova nos treinos longos. Isso vale para sabor e marca do gel de carboidrato, cápsulas de sal, BCAA, barras de proteína, sabor de isotônico etc. Fique atento também ao café da manhã antes dos longos e também à alimentação do dia anterior. Se algo não cair bem, você terá tempo suficiente para testar outras coisas e evitar aquilo que não deu certo.
Elabore uma estratégia
Para elaborar sua estratégia de hidratação ou suplementação ao longo da prova, procure saber em quais pontos estarão os postos de hidratação. Provas na Europa em geral oferecem postos de 5 km em 5 km. No Estados Unidos, os postos podem estar distribuídos a cada 2 milhas. Se quiser usar o isotônico oferecido na prova ou mesmo o gel, procure saber o sabor e marca que serão oferecidos.
Compre tudo antes da viagem
Não deixe para comprar nada que vai ingerir na prova lá fora. Leve tudo do Brasil para não correr o risco de não encontrar o sabor ou marca que você está acostumado. Mesmo que você tenha informações que a marca e o sabor podem ser encontrados lá fora, o melhor é não correr risco.
Redobre a atenção na alimentação no aeroporto: No dia de embarcar, tenha muito cuidado com a comida servida no avião ou mesmo com a alimentação no aeroporto. Prefira comer o que está acostumado. O mesmo cuidado vale para os dias pré-prova, quando já estiver na cidade em que acontece a prova. Não invente de comer molhos gordurosos, carnes, frios ou mesmo frutas que não conhece. Deixe para experimentar coisas novas depois da prova.
Tenha sempre uma garrafa de água: Nos dias pré-prova, ande sempre com uma garrafinha de água na mão. É comum os corredores esquecerem da vida passeando horas nas feiras de corrida ou lojas e não dar a mínima atenção para se hidratar.
Informe-se sobre o horário do café da manhã no hotel: Se seu hotel oferecer café da manhã, informe-se se, no dia da prova, abrirá a tempo de você tomar seu café sossegado e ir para a largada. Se o café não abrir logo cedo, compre tudo o que vai precisar para se alimentar e tome seu café no quarto do hotel.
Tenha muito cuidado com o que é oferecido no percurso da prova: Em maratonas grandes como Nova York ou Chicago, famílias inteiras costumam montar na frente de suas casas uma mesinha e oferecer aos corredores vários tipos de bebida, comida, doces etc. Se seu objetivo na prova é tempo, não ingira nada que não esteja acostumado.