Consciência corporal na corrida
Os trabalhos que envolvem a consciência corporal são benéficos para todos os tipos de atleta e também para quem não pratica exercícios físicos com regularidade. Tomar conhecimento e ajustar seu corpo é capaz de potencializar todas as áreas do seu ser. Porém, neste post, vamos nos ater aos benefícios da consciência corporal na corrida.
O que é?
A consciência corporal consiste basicamente em você adquirir conhecimento sobre o funcionamento do próprio corpo. Se conhecer de uma maneira mais “global”, compreender os sinais que o corpo te dá, potencializar seus pontos fortes e saber o que fazer para melhorar os seus pontos fracos.
Força e resistência
Alguns estudos apontam que, ao realizar exercícios de musculação, pessoas que trabalham a visualização do músculo e das articulações e controlam a respiração apresentam maior atividade muscular do que quem apenas executa o movimento. Tomando esses estudos como base, podemos concluir que executar treinos e corridas de maneira consciente resultará em maior força física e resistência. É claro que esse tipo de trabalho não é uma mágica. Exemplo: não é porque é uma bailarina e possui um alto nível de consciência corporal que vai poder sair por aí executando com excelência qualquer prática física. É necessário que haja um trabalho focado, muito treino e experiência. Sempre.
Postura e respiração
Uma postura correta e a respiração adequada te ajudarão a evitar lesões e você perceberá que, a médio prazo, a recuperação do seu corpo será mais rápida e completa. Além disso, o trabalho voltado especificamente para consciência de ossos e articulações te trará mais mobilidade e fará toda a diferença em seus treinos e corridas.
Supere seus limites. Mas com cuidado e aos poucos
A prática de exercícios que abordam a consciência corporal também será valiosa pra entender os limites do seu corpo. É normal na hora de fazermos aquele esforço a mais sentirmos alguma dor ou desconforto, mas é importante saber até onde devemos ir para não ter nenhuma lesão ou provocar um problema mais grave. A resposta desse limite seu próprio corpo te fornecerá, desde que você saiba escutá-lo.
Cadê minha consciência, então? Eu quero!
Citamos aqui somente alguns benefícios da consciência corporal na corrida. Existem muitos outros que você vai descobrir ao longo das suas práticas. Então, para finalizar, vamos citar algumas técnicas que englobam a consciência corporal e você pode escolher a que tem mais a ver com você. São elas: Yoga, Pilates, Capoeira, Danças em geral, Treinamento Funcional, Exercícios de propriocepção entre outros!
Alimente seu corpo de conteúdos valiosos e potencialize não só os seus treinos, mas também a sua vida!