Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Cuidados especiais para correr pelo mundo sem preocupação

Para quem está prestes a fazer uma viagem para correr uma maratona ou meia no exterior, redobre as atenções antes de embarcar para seu destino. Se esquecer qualquer coisa, pode ser tarde demais.

Veja abaixo alguns itens importantes que vão ajudá-lo a viajar com a cabeça fresca e com tudo preparado para o dia D.

– DOCUMENTOS E VOUCHERS: Tire uma cópia do seu passaporte ou RG em caso de viagem para países do Mercosul. Deixe uma no Brasil e leve a outra junto com você. Imprima todas as reservas, tickets e vouchers relacionados à viagem (passagem aérea, hotel, transfer de ida e volta do aeroporto, tickets de shows, museus etc., voucher de aluguel de carro). Imprima também todos os documentos da prova, como comprovante de inscrição, recibo de pagamento (se for o caso), mapa do percurso, endereço do local da Expo, endereço da largada, manual do corredor (algumas provas disponibilizam antes no site, outras entregam junto com o kit).

– SEGURO VIAGEM: Não se esqueça do seguro-viagem. É uma questão de segurança. Isso vai protegê-lo não apenas de possíveis extravios de bagagem mas também de problemas maiores, como no caso de qualquer emergência médica ou dentária no local. Para viajar para a maioria dos países da Europa, África e Ásia é obrigatório ter um seguro-viagem.

– VACINAS: Para entrar em países que estão em áreas consideradas de risco, você precisa ter a vacina internacional da febre amarela. A recomendação é que tome-a pelo menos 10 dias antes da viagem para que já esteja imune. Procure um posto de saúde o quanto antes. A carteirinha que você recebe no posto não tem validade internacional. Você precisará levá-la a um posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e lá retirar na mesma hora uma versão internacional (Carteira Internacional de Vacinação), que deverá guardar junto com seu passaporte válido. Nos principais aeroportos do país, existe um posto da Anvisa, mas não deixe para fazer isso no dia da viagem. Os postos nos aeroportos trabalham em horários estritamente comerciais e você pode dar com a cara na porta se deixar para última hora e até ser impedido de viajar.

– ATESTADOS DE SAÚDE: A maioria das provas na Europa, e algumas também na América do Sul, como Buenos Aires, exigem atestados de saúde comprovando que você está apto a se submeter ao esforço de uma maratona ou meia. Você deve providenciar isso ou no momento da inscrição ou mesmo na hora de pegar seu kit de corrida. Isso varia de prova para prova. O mesmo deve ter validade de 1 ano, a contar pela data da competição. Se vai correr em Paris, por exemplo, o site oficial disponibiliza um modelo já com o texto em francês para que seu médico apenas copie, carimbe e assine.

– INFORMAÇÕES DA PROVA: Leia com atenção tudo o que conseguir no site oficial da prova. Os sites das grande maratonas costumam ser muito elucidativos. Se o problema for a língua, procure por outros corredores que já fizeram a prova ou que ao menos tenham experiência em provas internacionais para dar informações importantes para você. Siga as redes sociais do evento para informações de última hora. Você pode ligar para uma de nossas consultoras para tirar qualquer dúvida, também.

– CHECKLIST DO CORREDOR: Faça um check-list contendo tudo o que não pode esquecer para a viagem, como passaporte com visto (se for o caso também o passaporte válido), carta de motorista (caso exista a possibilidade de alugar um carro no local), cartões de crédito, dinheiro trocado na moeda local, senha de cartão de crédito, telefones úteis, documentos da viagem e prova, etc. No Kit Kamel, você receberá um checklist completo do corredor.

– CARTÃO E TELEFONE: Dias antes de embarcar, avise seu cartão de crédito ou de débito internacional a respeito da viagem para não ter seu cartão bloqueado fora do país. Faça o mesmo com a sua operadora de telefonia, caso queira usar seu celular lá fora. Pergunte sobre as tarifas e, dependendo do tempo em que ficará fora do país, em caso de viagens internacionais, procure saber se não ficará muito mais em conta adquirir um chip local pelo menos para uso de internet e daí fazer chamadas via whatsapp.

– BAGAGEM: Separe tudo o que vai utilizar na prova e que já foi previamente testado nos treinos, como tênis, meia, short, calça, gel, top e outras coisas mais. Isso tudo tem que ser levado com você na bagagem de mão. Jamais despache o que vai usar na prova. Sempre existe o risco de a bagagem ser extraviada e daí você corre o risco de ter que comprar tudo novo e participar da prova com coisas nunca antes testadas.

– EMBARQUE: Tire da mala todos os adesivos ou etiquetas de viagens anteriores para minimizar os riscos de sua mala ser despachada para outro local. Etiquete a bagagem que será despachada com nome, endereço e telefone. Use também o cartão do seguro-viagem para etiquetar a mala. Se houver algum extravio, será muito mais fácil encontrar sua bagagem.

Texto: Fernanda Paradizo
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Role para cima