O sucesso das meias maratonas
A Kamel Turismo oferece uma grande variedade de opções para você escolher provas em diversos continentes.
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais descobrindo o prazer de correr uma meia maratona. Afinal, estabelecer 21 km como objetivo pode ser tão emocionante e inspirador quanto se preparar para uma maratona. É por isso mesmo que esses eventos têm crescido em número de provas e também em quantidade de participantes. Nos últimos anos, a maioria ganhou data e “endereço” próprio e hoje disputa de igual para igual a preferência dos fãs fervorosos de maratona, que antes não abriam mão de viajar uma ou duas vezes ao ano para desafiar seus limites nos 42 km. E motivos para optar pelos 21 km é que não faltam.
Por que os 21 km?
Essa é uma pergunta que talvez muita gente ainda se faça na hora optar por uma meia e ou por uma inteira. O atletismo e maratonista Wanderlei de Oliveira mostra aqui algumas vantagens de optar pelos 21 km.
Foco na meia: Se você acha que só vai sentir aquela sensação de desafio e dever cumprido fazendo uma maratona, está enganado. Uma meia maratona bem escolhida e bem treinada pode muito facilmente produzir o mesmo efeito. É só usar a mesma energia que você usa para treinar para a maratona treinando para a meia. Isso fica bem mais fácil de você colocar metas para atingir. Que tal buscar seu recorde pessoal?
Energia rapidamente estabelecida: Quando se viaja de férias com a família e o tempo é curto para conhecer os lugares, correr 21 km em vez de 42 km acaba sendo uma vantagem considerando sob esse ponto de vista. Afinal, por mais esforço que você faça na prova, você vai terminar muito mais inteiro do que se tivesse encarado a maratona.
Pronto para outra meia: Terminou a meia maratona? É só olhar o calendário da Kamel Turismo e escolher sem medo seu próximo desafio. Isso porque sua recuperação nas semanas seguintes também será muito mais rápida, além de você correr muito menos risco de se lesionar. Se você treina com regularidade, dá para emendar alguns 21 km no ano, desde haja um espaço entres eles para que você consiga fazer uma periodização, com descanso adequado e aumento gradual do volume e da intensidade. É claro que, para quem busca performance e recorde pessoal, quanto mais planejado for o treinamento, mais condições você terá para alcançar seu objetivo.
Degrau para os 42 km: Hoje em dia as pessoas que começam a correr ficam muito ansiosas para logo aumentar a distância e querem muito rapidamente treinar para uma maratona. É só olhar atentamente para os atletas de elite, como Paul Tergat, Haile Gebrselassie, Marílson Gomes e tantos outros, e ver como eles demoraram para fazer a estréia nos 42 km, concentrando o foco em melhorar as marcas nos 5 e 10 mil e também na meia maratona. Essa é uma atitude segura inclusive para os amadores, que devem primeiro se preocupar em fazer uma boa base de volume, ganhar experiência e resistência em provas mais curtas e usar algumas participações em meias como um degrau para estrear nos 42 km já com força total.
Projetando a maratona: Mesmo para quem tem a maratona como objetivo principal, encaixar uma meia até no máximo um mês antes, além de ser um bom treino, pode também servir para projetar melhor seu tempo para os 42 km. Dependendo do nível técnico, é só somar o resultado da meia e colocar mais 10 ou 20 minutos no tempo total. Um atleta que, por exemplo, corre a meia para 1h30 tem total condição de finalizar uma maratona entre 3h10 ou 3h20, desde que esteja bem treinado e desde que a meia e a maratona sejam provas de dificuldades semelhantes em relação a perfil antiictérico e temperatura.
As melhores opções para 2016
Se você está em dúvida de quais provas fazer em 2016, a Kamel Turismo oferece pacotes para várias meias maratonas ao redor do mundo. Acesse nossa página e escolha a melhor opção para você. Clique aqui
Texto: Fernanda Paradizo