+55 21 2275-0146
Maratona de Atenas

Permita-se viver toda a tradição da Maratona de Atenas

Share now:

Para quem quer reviver as origens lendárias da maratona, que remonta a 490 a.C. a Maratona de Atenas, que tem a edição de 2018 marcada para o dia 11 de novembro, é com certeza uma excelente pedida.

O percurso é uma representação do traçado “original” que fez o soldado grego Feidípedes ao percorrer os 40 km que separam a cidade de Maratona de Atenas para levar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas na chamada Batalha de Maratona. Diz a lenda que, após dar a notícia da vitória, o soldado caiu de exaustão e morreu.

Quando foi realizado o primeiro Jogos Olímpicos da Idade Moderna, na Grécia, em 1896, em homenagem ao herói grego, a maratona foi disputada no mesmo trajeto percorrido pelo soldado. O campeão foi o grego Spiridon Louis, que terminou o percurso, na época ainda de 40 km, em 2:58:50.

A medição atual da maratona, com 42.195 metros, foi estabelecida somente em 1908, com a realização dos Jogos Olímpicos de Londres, quando foram acrescentados mais 2.195 metros à distância original para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo Windsor.

Desde então, as maratonas começaram a se espalhar pelo mundo, mas nenhuma delas carrega o significado histórico de Atenas, que remete ao berço da civilização ocidental.

O trajeto atual é uma representação do traçado “original” do soldado, entre a cidade de Maratona a Atenas. Os primeiros 12 km são planos. Depois disso, o percurso segue por mais 19 km que demandam um pouco mais, com vários aclives e declives. Os últimos 11 km são em ligeira descida até a chegada triunfal no Estádio Olímpico de Panatenáico, o mesmo dos Jogos Olímpicos da Grécia e onde nosso grande Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou a medalha de bronze olímpica da maratona em 2004 após liderar a prova e ser atacado pelo padre irlandês.

Certificada pela IAAF com o selo Ouro, a Maratona de Atenas é com certeza uma lembrança para ficar para sempre na memória. Além dos 42 km, o evento oferece também mais duas provas de distâncias menores, de 10 km e 5 km.

Além de poder viver a experiência de correr no berço da civilização ocidental, o corredor ainda terá a oportunidade única de conhecer um local incrível, com várias atrações que merecem ser visitadas, como a Acrópole de Atenas, a Ágora Romana, a Biblioteca de Adriano, o Monte Lykabettus, entre outras. Acesse  para ver “A seleção das melhores atrações na capital da Grécia”.

Para informações sobre nossos pacotes para a prova, clique aqui!