Maratona da Patagônia
A Maratona da Patagônia é com certeza uma experiência única. O evento oferece distâncias variadas, de 60k, 42k, 21k e 10k, que largam em horários e locais diferenciados, mas seguem a mesma rota do circuito.
Localizado no extremo-sul do país, na região de Magalhães e Antártica Chilena, o Parque Nacional Torres del Paine, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1978, que tem uma área de 227 mil hectares, é um lugar único, que oferece cenários lindíssimos em meio à montanhas, geleiras, fiordes, ilhas e florestas virgens.
O circuito das provas passa por paisagens incríveis e imponentes: montanhas de granito e gelo que se elevam por mais de 2500 metros de altura, lagos multicolores e uma fauna selvagem. A superfície da prova é um sinuoso caminho de pedra com um desnível total (subidas e descidas) de 2.400 metros (para os 60k).
O percurso de 60 km larga próximo ao Lago Grey. A Maratona da Patagônia parte da antiga Ponte Weber. A meia maratona tem início no Mirador Nordensjord e os 10 km mais à frente, seguindo sempre a mesma rota e finalizando no Hotel Las Torres, onde todas as distâncias terminam. Na maior parte do percurso, os participantes correm por terrenos ondulados, em asfalto.
60k: início às 08h00 – Hora de apresentação às 07h00
42K: início às 10h00 – Hora de apresentação às 09h00
21K: início às 12h00 – Hora de apresentação às 11h00
10K: início às 12h30 – Hora de apresentação às 11h00
Evento “sem copos”
Continuando com o compromisso de não deixar rastros, este ano não serão proporcionados copos nem na partida, nem na chegada, e nem nos pontos de hidratação.
Isso significa que cada atleta deverá levar consigo seu próprio sistema de hidratação, onde poderão encher em diversos pontos do percurso.
Clique aqui para ver as fotos na Patagônia
Sobre a Patagônia
A Patagônia é a área mais próxima da Antártida e do Pólo Sul. São apenas 1,500 km que os separam. Barcos e aviões viajam com freqüência ao continente branco, dando aos turistas a oportunidade de presenciar esse magnífico espetáculo da natureza, cercado de paisagens brancas com vulcões, icebergs e geleiras. Nessas viagens é possível ver colônias de pingüins, focas, leões-marinhos e outras espécies comuns na região. A Patagônia Austral chilena, que vai do Campo de Hielo Sur até o Cabo de Hornos, é um dos territórios mais virgens do planeta e também uma das áreas menos povoadas. Esse canto do mundo possui uma natureza praticamente intocada. A região é conhecida pelos seus fiordes, que totalizam mais de 40 mil km de litoral. A Tierra del Fuego, o Parque Nacional del Torres del Paine, onde acontece a prova, e o Estreito de Magalhães são algumas das atrações da região, que tem grandes áreas praticamente inexploradas e protegidas.