+55 21 2275-0146
maratona de lima

Maratona de Lima: a capital que une beleza, gastronomia e corrida

Share now:

A Maratona de Lima vem mostrando ao longo dos anos seu grande potencial para estar no topo da lista de provas preferidas na América do Sul.

Realizada em conjunto com uma meia maratona e ainda uma corrida de 10 km, a maratona é bem organizada e faz um tour pela capital peruana. O trajeto larga e chega em San Isidro e passa por outros distritos de Lima, como San Borja, Magdalena, Miraflores e Surquilo.

O ponto alto dos 42 km é, sem dúvida nenhuma, a passagem por Miraflores, quando a prova beira por 7,5 km a magnífica Orla do Pacífico. Ao final da prova, é realizada a premiação por categoria e uma apresentação de grupos, que mostram um pouco da cultura desse povo milenar.  A edição de 2019 está marcada para o dia 19 de Maio, época em que a temperatura é amena da região, ficando em torno de 23 graus.

O corredor que optar por Lima como destino para fazer uma maratona ou meia com certeza não vai se arrepender da escolha. Afinal, a capital peruana representa bem mais do que uma porta de entrada para Machu Picchu ou Cuzco, destino preferido dos turistas.  

A cidade de Lima, com toda a sua simplicidade, é simpática e tem um povo bem acolhedor. A cultura, a culinária, o artesanato, a rica história mostrada na sua arquitetura e também nas ruínas dos sítios arqueológicos em plena área urbana são mais do que convidativos ao turista que pretende passar alguns dias na cidade.

Lima é considerada uma das capitais gastronômicas da América do Sul. Portanto, é uma boa oportunidade para experimentar a cozinha típica da região.  O prato peruano mais conhecido é o cerviche, peixe ou frutos do mar servidos cru, marinado em limão, com sal e pimenta, e acompanhado de cebola roxa, batata e milho. Para depois da prova, não deixe de experimentar o pisco, que é um destilado de uva, com graduação alcoólica entre 42 e 52 graus, incolor e de sabor forte, que não leva água na sua composição.

Entre as principais atrações da cidade, estão a Plaza Mayor ou Plaza das Armas (principal praça da cidade, onde estão localizados a Catedral, o Palácio do governo e a Casa do Arcebispo), o Museu Larco (um dos maiores acervos pré-colombianos do Peru), a Huaca Pucllana (zona arqueológica no bairro de Miraflores), e o maravilho Shopping Larcomar, um shopping a céu aberto em Miraflores, com uma magnífica vista para o Pacífico. Não deixe de dar uma corridinha ou uma simples caminhada no El Malecon para apreciar o Oceano.

Texto: Fernanda Paradizo
Jornalista e Fotógrafa Esportiva