+55 21 2275-0146
Maratonas internacionais

Maratonas internacionais: como escolher sua primeira maratona

Share now:

O calendário de maratonas internacionais 2019 é repleto de boas provas e o corredor que pretende planejar sua viagem para o exterior para estrear nos 42 km não terá problemas para encontrar boas opções.

Se você é iniciante no assunto, provavelmente deve estar se perguntando o que deve levar em conta na hora da escolha. Existem muitos fatores que devem ser considerados, como local, clima, característica de percurso e até coisas relativas à viagem, como hotel, parte aérea e possibilidade de turismo etc.

Veja aqui algumas informações que podem ajudá-lo a programar sua estreia em maratonas internacionais com o pé direito.

Clima

Na hora da escolha, saiba que correr em temperaturas mais frias podem ajudá-lo na performance. Isso é bom para quem quer correr para tempo e também para estreantes. Por isso, outono e primavera são as melhores estações do ano para correr, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Locais com invernos não muito rigorosos, como Flórida, por exemplo, também são boa opções.

Perfil altimétrico

Uma outra coisa que deve ser analisada ao escolher a maratona de estreia é o perfil altimétrico da corrida. Há muitas provas planas espalhadas pelo mundo afora e a maior parte dos corredores preferem estrear em percursos mais favoráveis.

Claro que esse tipo de trajeto vai ajudá-lo a ter uma perfomance boa em relação a tempo, mas isso não quer dizer que você não pode escolher uma maratona com altimetria mais diferenciada, como Nova York, Jerusalém e outras. O importante é que você defina o que quer fazer e direcione seu treino para o tipo de percurso que vai encarar pela frente.

Local

Você sonha em conhecer alguém lugar específico? Que tal então unir o prazer de viajar com a vontade de estrear numa maratona? Aquela viagem para Paris, Nova York, Disney ou Berlim pode cair como uma luva.

Mas, se prefere algo um pouco mais em conta para seu bolso e não quer passar tantos dias na viagem para realizar o sonho da primeira maratona internacional, existem também boas opções na América do Sul, como Buenos Aires, Santiago e Punta del Este.

Organização

Procure maratonas internacionais bem organizada, que tenha referências na internet e de corredores que já participaram da corrida. As provas grandes e já consagradas são sempre certeza de que a estrutura do evento é boa e que o corredor não terá problemas principalmente no trajeto, com hidratação, staffs, sinalização e percurso fechado.

Mesmo que a opção seja por provas menores, há muitas opções também organizadas e com estruturas boas para atender bem os corredores, em tudo o que for necessário.

Planejamento

Se você quiser correr uma maratona, não basta apenas escolher o local, a prova e começar a treinar. Você precisa planejar tudo com antecedência, principalmente se a escolha for por uma maratona internacional com vagas bem concorridas.

Viagem

É preciso dar uma atenção especial para todas as questões que envolvem a  viagem, como visto, hotel, parte aérea, seguro-saúde, translado hotel e aeporto, passeios que fará na cidade, extensão de viagem etc. Quanto mais cedo conseguir fechar as datas, mais fácil será para conseguir boas opções.

Inscrição

Para escolher a prova, procure saber todos os detalhes sobre como se inscrever. É possível fazer a inscrição diretamente no site oficial ou você vai precisar recorrer a uma agência credenciada no Brasil para vender pacotes com inscrição garantida?

Além desses dois sistemas, há provas em que você pode tentar uma vaga na loteria ou participar de uma programa de caridade para arrecadar um valor para uma instituição de caridade e assim conseguir sua inscrição para a prova.

Viajando com a Kamel

Você pode estar se perguntando: por que recorrer a uma agência oficial para correr uma das maratonas internacionais? As vantagens de viajar com a Kamel Turismo  são inúmeras. Além da inscrição garantida para algumas das principais provas do calendário de maratonas internacionais,  você ainda pode usufruir de um pacote feito exclusivamente para corredores, com todas as vantagens necessárias para que não se preocupe com qualquer outra coisa a não ser correr.

Além de hotéis selecionados, muito bem localizados, você ainda tem a oportunidade de viajar em grupo, trocar experiências com  corredores de cidades de todo o Brasil e ainda ter o suporte dos guias especiais, que também são maratonistas e conhecem tudo a respeito das corridas ao redor do mundo.

Mesmo que você faça sua inscrição diretamente na internet ou seja sorteado, ainda assim vale muito à pena recorrer a uma agência oficial para cuidar de todo o restante da sua viagem, como hotel, vôo e outras coisas, e poder usufruir de todos os benefícios.