+55 21 2275-0146
Meia Maratona de Lisboa

Alta performance marca a famosa Meia maratona de Lisboa

Share now:

A Meia maratona de Lisboa, que tem a edição de 2019 marcada para o dia 17 de Março, é com certeza a prova dos sonhos de qualquer um que busca a melhor marca pessoal nos 21 km.

E, se o recorde mundial na distância já foi quebrado por lá várias vezes, não precisamos dizer mais nada. Não há melhor palco para quem quer bater recorde pessoal ou buscar grandes marcas na distância. Tanto é que grandes estrelas do atletismo escolhem essa corrida para melhorar seus tempos e até como um teste final de preparação para as grandes maratonas que acontecem no mês de abril, como Londres, Boston e Paris.

A largada, que acontece às 10:30, é dada ao som de um fado. Por ser época de primavera na Europa, a temperatura não ultrapassa os 20 graus.

Não bastasse o rápido percurso, essa meia maratona, que reúne 37 mil atletas no evento (meia maratona e corrida de 7 km),  tem como um dos principais atrativos a beleza do percurso. A largada dos amadores é na linda Ponte 25 de Abril, sobre o Rio Tejo. Por exigência da IAAF, a largada da elite acontece na Ponte Algés, que tem um desnível menor em relação à 25 de Abril, para que os recordes obtidos no percurso possam ser homologados. Elite e amadores se encontram no km 5 e seguem juntos até o final.

Depois de uma leve subida na ponte 25 de Abril, o trajeto segue em descida até o km 4, já garantindo passagens muito rápidas aos corredores. A partir de então, é uma reta absolutamente plana de ida e volta à beira do Tejo. Os corredores percorrem uma região portuária, com docas e trilhos de trens de um lado e armazéns, bares e boates do outro. A chegada da prova é no Bairro Baixo, centro de Lisboa, onde fica a Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerônimos.

Apesar de ser uma corrida bem rápida, o vento contra pode aparecer em alguns trechos. Mesmo assim, o trajeto possibilita boas performances para aqueles que desejam correr para tempo. Além disso, é também uma boa oportunidade para os estreantes na distância.

Para curtir a cidade

Mesmo o corredor que chegue em Lisboa com o objetivo principal de correr, é possível conhecer várias atrações turísticas em poucos dias na cidade, como a Casa dos Pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos (onde é a chegada), a Torre de Belém, o Monumento dos Descobrimentos e o Parque das Nações. Além disso, há muitas igrejas bonitas em Lisboa, várias delas no bairro do Chiado. À noite, faça um passeio pelo Bairro Alto, que é um local antigo da cidade, onde muitos jovens se reúnem.

Texto: Fernanda Paradizo