Ir para o conteúdo

Whatsapp: +55 21 97280-9856

10 fatos importantes para quem irá correr a Meia Maratona Lisboa

A Meia maratona de Lisboa é uma das melhores e mais rápidas meias do mundo, tanto que atrai sempre um número grande de estrelas.

A edição de 2018 acontece no dia 11 de março e aqui você confere algumas informações essenciais que você deve saber antes de encarar a prova.

1- A Meia de Lisboa é com certeza a prova dos sonhos de qualquer um que busca a melhor marca pessoal nos 21 km. Grandes estrelas do atletismo escolhem esta corrida como treino final para as maratonas que acontecem no mês de abril, como Londres, Boston, Viena, Paris e Roterdã.

2- A largada acontece na Ponte 25 de Abril. Depois de uma leve subida na ponte, o percurso praticamente despenca numa descida até o km 4 e, partir de então, é uma reta de ida e outra de volta até a chegada, na frente do Mosteiro dos Jerônimos. A elite larga na Ponte Algés, que tem um desnível menor em relação a 25 de Abril e não causa problemas em relação à homologação de recordes mundiais. Os dois públicos se encontram no km 5 e passam a correr no mesmo percurso até o final da prova, com a chegada na frente do Mosteiro dos Jerônimos.

3- A entrega de kit da prova acontece no Museu da Eletricidade, em frente à estação da CP de Belém, na Av. Brasília. São 4 dias de feira. A Expo é pequena, mas você poderá encontrar alguns produtos com descontos e coisas que normalmente só encontrará na Europa.

4- Apesar de ser uma prova bem organizada e ter largada e chegada em pontos diferentes, não há serviço de guarda-volumes. A saída é ao pé da 25 de Abril e a organização não tem autorização para colocar estrutura na ponte, que tem que ser liberada logo após a largada.

5- Lisboa é uma cidade com bastante vento. Como é um percurso junto ao mar, de ida e volta, os participantes pegam vento em alguma parte do percurso. Mesmo assim é uma prova bem rápida e existe sempre a possibilidade de recorde pessoal.

6- Em Portugal nessa época do ano são 3 horas a mais em relação ao fuso horário do Brasil. O recomendado para uma boa adaptação ao fuso é “uma hora por cada dia”. O que quer dizer isso? Se você chega na quarta ou quinta-feira em Lisboa, no dia da prova já vai estar completamente adaptado. De qualquer forma, no dia em que chegar, mesmo que estiver cansado da viagem, procure dormir já no horário de Portugal. Faça uma caminhada pela cidade para, quando chegar à noite, adormecer com facilidade.

7- São 37 mil participantes nos dois eventos, sendo 7 mil na meia e 30 mil nos 7,2 km (a Mini). As duas provas largam no mesmo horário e a corrida de menor distância é uma boa opção para quem ainda não está apto a correr os 21 km. Quando termina a descida da ponte, por volta do km 5, é que se faz a separação das duas provas. Há placas e faixas grandes indicando os dois caminhos. Os participantes dos 7,2 km viram à direita e os dos 21 km à esquerda.

8- No quesito alimentação o brasileiro não terá problemas em Portugal porque são muitos os restaurantes brasileiros disponíveis principalmente em Lisboa. Além disso, a comida portuguesa não é muito diferente da brasileira.

9- O que não falta na cidade e nas suas imediações é atração turística. Não deixe de visitar a Casa dos Pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos (onde é a chegada), a Torre de Belém, o Monumento dos Descobrimentos e o Parque das Nações. Há muitas igrejas bonitas em Lisboa, e algumas delas no bairro do Chiado. À noite, faça um passeio pelo Bairro Alto, que é um local antigo da cidade, onde muitos jovens se reúnem.

10- Se puder ficar um tempinho a mais na cidade, considere um bate e volta à cidade do Porto. Vá de manhã e volte à noite. São 3 horas de trem, numa viagem superconfortável, que custa perto de 50€ e vale muito à pena. Ali você poderá conhecer um pouco do Rio Douro e as adegas do vinho.