Por dentro do percurso da Meia Maratona de Paris
Se você pensando em correr na Europa, Paris oferece uma das melhores provas de 21 km no primeiro semestre do ano.
A Meia Maratona de Paris, que tem a próxima edição marcada para o dia 4 de março de 2018, é uma corrida que tem atraído cada vez mais a atenção dos brasileiros, que aproveitam o início de Primavera na Europa para correr e curtir as belezas da Cidade Luz.
São 38 mil corredores na prova, que larga às 9h em frente ao Château de Vincennes. Boa parte da corrida acontece dentro do Bois de Vincennes, onde também é montada a arena da prova.
O trajeto, que sofreu algumas alterações em 2017, passa por locais emblemáticos de Paris, como a Place de la Nation e a Place de la Bastille, incluindo agora um trecho de ida e volta margeando o Rio Sena, um dos grandes cartões-postais da cidade. A prova retorna para perto do ponto de origem, terminando próximo ao Château de Vincennes.
O percurso é praticamente plano, com pouquíssimas elevações, e cai como uma luva para aqueles que vão estrear na distância de meia maratona e também para os corredores que pretendem melhorar a performance nos 21 km.
O evento oferece toda a estrutura dos grandes provas, como quatro postos de hidratação a cada 5 quilômetros ( km 5, 10, 15 e chegada), com água, bebidas energéticas, bananas, maçãs, açúcar, laranjas e frutas secas, esponjas nos 10 km e 15 km, cinco postos médicos, mais de 50 pontos de animação espalhados ao longo do percurso, placas de sinalização a cada km e 850 voluntários trabalhando no evento só no dia da prova.
A largada da prova é organizada em baias e privilegia os atletas que confirmarem os tempos numa meia maratona oficial, realizada nos últimos dois anos.
Os participantes podem retirar o kit nos dois dias que antecedem o evento, no Parc Floral de Paris, localizado no Bois de Vincennes (Hall de la Pinède).
Para participar da prova, é preciso apresentar certificado médico, com validade de um ano, provando que está apto e em plenas condições de saúde para correr uma prova na distância dos 21 km.
Turismo além da Meia Maratona de Paris
Quem viajar para correr em Paris com certeza se divertirá muito na cidade, mesmo que a programação seja apertada, apenas para a semana da meia maratona. Os atrativos que a cidade oferece são infinitos e muita coisa dá para fazer em poucos dias.
Um programa dos mais simples em Paris é também um dos mais adorados por turistas: caminhar na famosa Champs-Élysées, avistando o monumental Arco do Triunfo (de onde sai a maratona, que acontece em abril), e aproveitar para dar uma paradinha nos famosos cafés de calçada só para jogar conversa fora e poder apreciar o movimento.
Para quem está indo pela primeira vez, o Louvre, a catedral de Notre Dame, a Torre Eiffel e Montmatre são programas imperdíveis.
Para informações sobre os pacotes Kamel para acesse a página da Meia maratona de Paris de 2018.