Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Qual deve ser a alimentação antes e depois da corrida?

Muita gente tem dúvida sobre o que comer antes e depois da corrida.

Para conseguir manter não apenas o bom desempenho mas também o equilíbrio entre gasto e consumo, é importante não descuidar da alimentação e ficar atento para que seu corpo consiga dar conta da carga de treino sem prejudicar sua saúde.

De uma forma geral, para antes do treino, o ideal é consumir alimentos de fácil digestão e ricos em carboidratos. Se você treina pela manhã, tenha muito cuidado para não correr em jejum. Mesmo que você seja daqueles que acredita que não precisa comer nada logo pela manhã, procure ao menos comer algum pão ou alguma fruta. Se o treino for mais longo, ou seja, ultrapassar a 1h ou 2h de corrida, vale acordar mais cedo e tomar um café da manhã um pouco mais recheado, com pães, frutas, leite etc.

Ao retornar do treino, tome seu café da manhã completo, com leite, café, pães (de preferência integrais), frutas, queijo branco, peito de peru etc. É fundamental se alimentar bem após o treino para conseguir se recuperar do esforço.

Para aqueles que treinam na hora do almoço, o ideal é também não ir para o treino em jejum total ou só com aquele café da manhã recheado na  primeira hora do dia. Coma uma barra de cereal ou uma fruta cerca de 1h antes do treino. A mesma dica vale para quem treina no final do dia, antes do jantar.

Quando voltar do treino, almoce ou jante conforme o costume, com saladas e verduras, carboidratos e uma proteína. Se você costuma jantar um pouco mais tarde, coma uma fruta ou uma barra de cereal logo após o treino para não ficar tanto tempo sem ingerir nada.

De resto, além de ter a preocupação de não treinar em jejum, procure fracionar suas refeições ao longo do dia (5 ou 6 vezes) e não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar. Mantenha um cardápio sempre equilibrado, com fibras, minerais, vitaminas, carboidratos, proteínas e gorduras. Se estiver indo para uma competição fora de seu cidade ou para outro país, redobre os cuidados com a alimentação e com os condimentos locais usados para temperar os alimentos. Não invente nada diferente. Na dúvida, procure no cardápio sempre o que já estiver acostumado.


 

Role para cima