+55 21 2275-0146
tipos de hospedagem

Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de hospedagem pelo mundo

Share now:

Planejar uma viagem parece algo simples, mas, se você não der a devida atenção a alguns detalhes importantes, aquilo que poderia ser algo prazeroso e um momento especial para passar com amigos e família, pode se tornar uma dor de cabeça. Se a viagem estiver ainda atrelada a uma corrida, os cuidados devem ser redobrados. Afinal, ninguém quer jogar meses de treinamento fora simplesmente por não se atentar a detalhes importantes.

Entre todos os itens que compõe sua viagem, um que você deve dar atenção especial é a hospedagem. Encontrar o hotel perfeito para o que você necessita já é um passo importante para que sua estadia seja perfeita. Pesquisar na internet ou em guias específicos sobre a cidade ou a prova pode ser uma boa opção, mas nem sempre fornecem as respostas que você procura.

Muita gente escolhe hotel pela quantidade de estrelas. Essa não é uma classificação uniformizada. Na maioria dos países não existe esse padrão que tanto prezamos por aqui denominado “5 estrelas”. Qualquer hotel pode denominar-se com quantas estrelas quiser e informar que tem experiência gastronômica extraordinária. Por isso, é importante pedir sempre o auxílio de um consultor de viagem, que está familiarizado com outros sistemas de classificação e pode orientá-lo da melhor forma.

Aqui apresentamos os principais tipos de hospedagem que existem pelo mundo, para que você consiga identificar a solução perfeita para você, que cabe no seu bolso e é ideal para o tipo da viagem que vai realizar.

Hotel

São os hotéis localizados na cidade e que oferecem ampla gama de serviços. Dependendo do nível de serviço, eles têm sistema de classificação que definem os valores da diária. As pessoas que se hospedam nesses hotéis em geral ficam por curto período de tempo, com o objetivo de visitar as atrações locais, correr uma prova na cidade ou ficar o tempo suficiente para uma viagem de negócios.

Hotel Adlon Kempinski, em Berlim, na Alemanha. Localiza-se próximo ao portão de Brandenburgo, local de largada e chegada da Maratona de Berlim.

Rede de hotéis

A principal característica desse tipo de hotel é a padronização de atendimento, que preza pelo conforto, limpeza, bons quartos, condições de hospedagem, funcionários atenciosos, independentemente do país e da localização. Um turista que já tenha se hospedado alguma vez num dos hotéis da rede sabe exatamente o que vai encontrar numa outra oportunidade, em qualquer lugar do mundo. As maiores redes possuem mais de 35 mil hotéis espalhados pelo mundo.

tipos de hospedagem

Quarto do hotel Mercure, localizado no centro da cidade de Santiago, no Chile, a 500 metros da largada/chegada da Maratona de Santiago.

Hotel-Spa

Nesse tipo de hotel Spa o turista vai encontrar um centro de bem-estar, com massagem, tratamentos de saúde, academias, piscinas etc. Em geral, os quartos e toda a área hoteleira possuem atmosfera tranquila e calma. É ideal para quem quer relaxar e curtir as instalações.

Hotel Boutique

É um hotel de luxo, da categoria mais alta e que oferece serviços de alto nível. O custo nesse tipo de hotel, que frequentemente está localizado no coração da cidade, é bem alto e pode ser uma opção perfeita para quem procura qualidade.

Lodge

Os lodges em geral ficam localizados perto de regiões de parques nacionais e reservas naturais, ou até dentro deles. A principal característica deste tipo de hotel é a sua semelhança externa com casas tradicionais de moradores locais, que se encaixam perfeitamente na paisagem local. Estes hotéis são construídos a partir de materiais ecológicos e cumprem todas as regras de conforto e segurança. Geralmente, há um bangalô destacado, onde estão localizados a recepção, restaurantes e assim por diante. Os quartos têm todas as comodidades necessárias para uma estadia confortável e o custo pode ou não incluir um tour pela reserva ou pelo parque.

Hotéis de negócios

Os hotéis de negócio têm uma clientela distinta e são usualmente procurados para serem palcos de convenções, reunião de negócios, palestras, encontros etc. Em geral, esses hotéis ficam localizados em áreas de atividade comercial e nos principais centros econômicos das cidades.

Resorts

Os resorts são bem procurados pelo turista que quer tirar férias. Na maioria das vezes, estão localizados em regiões praianas e oferecem programas de lazer, centro de fitness, quadras de tênis, spas, piscinas, vários restaurantes e cafés. O gasto com a comida em geral já está incluso no preço da diária (all inclusive). Tudo para que o turista possa curtir as atividades já dentro do hotel, sem se preocupar muito em sair para os arredores.

Apartamentos e apart-hotéis

Esse tipo de hospedagem às vezes fazem parte de uma  casa ou uma vila com entrada separada para cada quarto, que são alugados para turistas. Normalmente, esse tipo de hotel oferece cozinha própria dentro de cada instalação para que as pessoas possam cozinhar no local. É uma boa opção para quem quer fazer economia.

B&B (Bed and Breakfast)

Esse tipo de acomodação vem ganhando espaço no mundo inteiro, uma vez que é uma opção econômica e ao mesmo tempo pode ser confortável. São em geral administrados por famílias, que tem quartos vagos na casa e querem aproveitar para conseguir uma renda extra.

Hostels

São grandes quartos compartilhados, ideais para quem quer gastar pouco, conhecer gente dos mais diversos países e não se preocupa tanto com privacidade, já que os quartos, banheiros e cozinha são compartilhados.

Motéis

São hotéis localizados à beira da estrada, perto das principais rodovias e estradas da região. Normalmente, são construções de um ou dois andares. É ideal para quem viaja de carro e busca economia, mas é preciso ter cuidado em relação à segurança, já que o acesso aos quartos é feito na maioria das vezes diretamente da rua ou do estacionamento.

Texto: Fernanda Paradizo