+55 21 2275-0146
World Marathon Majors

World Marathon Majors: Como conquistas as 6 medalhas em 2019

Share now:

Quando as World Marathon Majors foram lançadas oficialmente em 2006, não demorou muito para que o maior circuito mundial de maratonas se tornasse o grande sonho de consumo de corredores de todo o mundo.

Em pouco tempo, a Major World Series – que premia os melhores corredores de elite (no masculino e no feminino) com 500 mil dólares ao longo de duas temporadas –, foi ganhando fama entre os amadores, que passaram a ter o desejo de completar as maratonas que compunham o circuito da elite.

World Marathon Majors

No início, eram cinco grandes maratonas que compunham a Major World Series: Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. Em 2013, Tóquio foi anunciada oficialmente como a sexta Major Marathon e evento passou a fazer parte da série em fevereiro de 2014.

O que já era objeto de desejo de grande parte de maratonistas espalhados pelo mundo se tornou ainda maior quando, em 2016, foi anunciada uma medalha especial para os corredores que conseguissem completar as seis provas da série. Com isso, o circuito que era completamente voltado para a premiação da elite passou a brindar o corredor amador com a Six Medal. Além disso, os corredores passaram a ser também contemplados com um certificado, o Six Star Finisher Certificate.

O QUE É PRECISO PARA CORRER AS WORLD MARATHON MAJORS

Para quem deseja correr as provas das Major World Series, veja o que é preciso saber para garantir a medalha da Six Medal e colocar seu nome no Hall da Fama das maiores maratonas do mundo:

– 6 provas: São seis provas que compõem o calendário anual das Majors e você deve completar todas elas para ser elegível para conseguir a medalha.

– 3 em cada semestre: Tóquio, Boston e Londres são realizadas no primeiro semestre e Berlim, Chicago e Nova York no segundo. Não há limite de tempo para completá-las nem ordem. Mas é importante atentar-se às peculiaridades das 6 provas para garantir todas as medalhas Major World Series e ser contemplado com a Six Medal.

World Marathon Majors

– Elegibilidade: Se você já completou algumas das provas do circuito, mesmo que tenha sido antes do surgimento do série mundial em 2007, não se preocupe porque isso também conta pontos a seu favor. Ou seja, sua participação em qualquer uma das World Marathons será computada, desde que seu nome conste no resultado oficial da prova. A única exceção é feita para a Maratona de Tóquio, que foi incluída no circuito somente em 2014. Quem correu Tóquio antes disso terá que repetir a dose para ser elegível. No site da The Abbott World Marathon Majors, https://www.worldmarathonmajors.com é possível se cadastrar e fazer a busca de todas as provas que você já concluiu do circuito.

– Inscrições: Para conseguir inscrição para qualquer uma das seis provas do circuito – seja por meio de sorteio, qualify por faixa etária ou por meio de agência oficial, você deve se planejar com muita antecedência para garantir uma das vagas, que são limitadas e acabam muito rapidamente. A Kamel Turismo é a única agência oficial no Brasil que opera pacotes com inscrição garantida para as seis provas, inclusive Boston para não qualificados.

World Marathon Majors

QUER RECEBER A SIX MEDAL NA LINHA DE CHEGADA?

A partir de 2016, os organizadores passaram a entregar as medalhas na linha de chegada de cada uma das Majors. O atleta que é elegível para receber a medalha das seis Majors terá um selo especial no seu número de peito e, ao final da prova, depois de receber a medalha da maratona que concluiu, é conduzido a uma tenda especial da The Abbott World Marathon Majors para pegar a sonhada Six Medal.

NOVIDADE LANÇADA: MELHORES DA CATEGORIA E MUNDIAL DE AGE GROUP

Este ano mais uma novidade foi lançada para os corredores amadores. Foi criado o The AbbottWMM Wanda Age Group World Rankings, que classificará os melhores do mundo na faixa etária para a disputa do Campeonato

World Marathon MajorsMundial por categorias, a ser disputada junto com a Maratona de Londres de 2020. Um total de 53 provas ao redor do mundo, e num período de um ano, valem para pontuação, incluindo as seis World Marathon Majors.

Constam na listagem duas provas na América do Sul:

– Maratona de Santiago 2019, no Chile

– Maratona de São Paulo 2019, no Brasil

 

As duas provas sul-americanas têm data marcada para o dia 7 de abril.

Confira a listagem de todas provas e as regras de pontuação,  que começou com a Maratona de Berlim, realizada em setembro de 2018.

Texto: Fernanda Paradizo
Jornalista e Fotógrafa Esportiva