+55 21 2275-0146
World Marathon Majors

Como garantir sua inscrição nas provas da World Marathon Majors​?

Share now:

As World Marathon Majors fazem cada vez mais parte do sonho de consumo da maioria dos corredores. Esse seleto grupo de maratonas – que inclui Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York –

tem seus métodos próprios de inscrição e é preciso estar atento para saber como garantir uma vaga em qualquer uma das seis maiores maratonas do mundo.

Para ajudá-lo na hora da escolha e saber qual a Major que cabe no seu calendário ao longo do ano, confira aqui todos os detalhes para que você entenda como funcionam os métodos de inscrições disponíveis para cada uma dessas provas e o que você precisa fazer para garantir sua inscrição.

LOTERIA

Método em que há bem pouco tempo era utilizado apenas para as Maratonas de Nova York e de Londres e, hoje, dada a grande procura por uma vaga nessas provas, todas as Word Marathon Majors, exceto Boston – que tem o sistema de inscrição de índice técnico por faixa etária –, adotam a loteria como uma forma de dar condições  mais justas aos corredores que sonham em participar um dia dessas provas tão concorridas.

O que você precisa saber: Fique atento aos prazos. Se quer tentar uma vaga na loteria, é muito importante se antecipar e ficar pro dentro das datas estabelecidas pelas provas. É preciso ter cartão de crédito internacional para se inscrever na loteria. Nenhuma taxa será debitada do seu cartão antes do sorteio. Berlim oferece sorteio em grupos.

ÍNDICE TÉCNICO

O sistema por índice técnico, ou qualifying, tradicionalmente utilizado pela Maratona de Boston, favorece os corredores com boas performances nas suas respectivas categorias, dando a eles o direito de se inscreverem diretamente no site oficial. A marca exigida deve ser numa prova oficial, com chancela da IAAF ou certificada pela Federação do país, dentro de uma data específica. O resultado deve ser comprovado no ato da solicitação da inscrição e deve respeitar a data-limite estabelecida, em provas realizadas entre 1 a 2 anos, dependendo do evento.

O que você precisa saber: Boston é a prova principal das World Marathon Majors que usam a classificação por categoria, mas não é a única. Nova York, Chicago e até Tóquio também utilizam o mesmo sistema para estrangeiros. Para Tóquio, as vagas são limitadas e por isso os organizadores estabelecem tempos mínimos bem fortes e as vagas são destinadas aos que têm melhor performance, independentemente de faixa etária. Para Nova York, as vagas de índice por categoria (válidas para maratona e meia maratona) são destinadas primeiramente para corredores qualificados nas provas do NYRR (clube de corredores nova-iorquino) e depois para corredores com índice em outras provas, seguindo o critério disponibilidade. Ou seja, quem se inscrever primeiro tem mais chances. Já os índices para Boston seguem o critério de datas, conforme a performance. Corredores mais rápidos nas suas faixas etárias têm mais chances.

CARIDADE

Muito comum nas provas disputadas nos Estados Unidos e também na Maratona de Londres, essa é uma forma de obter a inscrição e ao mesmo tempo ajudar uma instituição beneficente, revertendo o valor da inscrição para caridade. Para se candidatar a uma vaga, é preciso escolher uma instituição inscrita no site oficial da prova e chamar os amigos para contribuir. É preciso atingir um valor específico na doação. Nesse caso, os valores podem ultrapassar os 2 mil dólares e as doações devem ser feitas diretamente pela internet, numa página em que você convoca seus amigos para ajudá-lo a arrecadar o valor, que será depois revertido na sua inscrição.

O que você precisa saber: Todas as provas do circuito das World Marathon Majors possuem o método de correr por uma instituição de caridade. Assim como no caso da loteria, você precisa se antecipar e se candidatar o quanto antes para conseguir instituições com valores mais baixos e também ter mais tempo para arrecadar o valor. Caso não consiga arrecadar o valor total, precisará complementar o valor mínimo para obter o direito à inscrição.

AGÊNCIAS OFICIAIS

Todas as Majors têm suas inscrições vinculadas a pacotes de turismo (aéreo e/ou terrestre) e só as agências oficiais que representam estes eventos em cada país são autorizadas a comercializar a inscrição junto com um pacote. A Kamel Turismo é a única operadora no Brasil autorizada a vender pacotes vinculados às inscrições para as seis World Marathon Majors, inclusive Boston, com uma cota de inscrição para não-qualificados.

O que você precisa saber: Para saber quais as agências oficiais autorizadas a representar cada uma das Majors no país, é preciso acessar o site oficial da prova. Tenha muito cuidado para saber a procedência da sua inscrição. As agências oficiais não estão autorizadas a vender apenas a inscrição da prova.

Para informações sobre nossos pacotes para as World Marathon Majors 2019, acesse nosso calendário de prova no site oficial: https://kamelturismo.com.br/maratonas/