Two Oceans: uma das maratonas mais lindas do mundo
04/10/2017
Desafiadora não somente pela sua distância principal, os 56 km, mas também pela dificuldade do percurso, cheio de sobe e desce, a Two Oceans Marathon (ou Maratona dos Dois Aceanos), realizada sempre no sábado que antecede o Domingo de Páscoa, vem ganhando adeptos e mostrando que a África do Sul, ou mais precisamente Cape Town (Cidade do Cabo), onde a prova é realizada, pode ser opção das mais interessantes para quem gosta de correr em lugares bonitos e ter o atrativo do turismo como o grande diferencial da viagem.
Realizada desde 1970, a competição ganhou reputação ao longo dos anos e atrai grande quantidade de estrangeiros que querem viver a experiência única de poder correr apreciando o cenário lindíssimo dos dois oceanos (Atlântico e Índico) que margeiam a África do Sul.
O evento, que em 2018 será realizado no dia 31 de março, é uma verdadeira festa na cidade. A Expo abre as portas na quarta-feira e vai até sexta-feira “Santa”, dia em que é realizada a International Friendship Run, ou Corrida da Amizade, de 5 km, que larga e chega no V&A Water Front, um dos principias pontos turísticos da Cape Town. Antes da largada, cada delegação é anunciada com muito entusiasmo e festa pelos organizadores. Aliás, uma das coisas mais fantásticas na prova é o grande valor que os sul-africanos dão aos participantes internacionais. Coisas simples, como tendas diferenciadas para pegar o kit de corrida, uma pulseira especial para acessar no final da prova uma tenda com comes e bebes, e que fazem a diferença.
No total, a prova reúne 25 mil inscritos, sendo 10,7 mil nos 56 km e o restante nos 21 km. Quem chegar acima dos tempos definidos como limite (7h para a ultra e 3h para meia) não leva medalha. Outra peculiaridade da prova são os pontos de corte: na ultramaratona, há pontos de corte nos km 25, 38, maratona e 46,1 km; nos 21 km, o ponto de corte é no km 18.
As duas distâncias largam em Newlands e chegam no campus da Universidade de Cape Town, a apenas 2 km do ponto de largada.
A meia maratona tem um percurso com predominância de subidas na primeira parte. Após os 10 km, os planos e as descidas são mais constantes. Já na ultra é exatamente o contrário que acontece. Na primeira metade, o percurso margeia o Índico, onde predominam planos e descidas. A segunda parte é a mais desafiadora e também a mais bonita, com grandes e intermináveis subidas, já costeando o Atlântico. E a maravilhosa Chapman’s Peak Drive, 8 km de estrada no meio de montanhas, que fica a 500 metros acima do nível do mar e proporciona uma das visões mais lindas do Atlântico. Via bem sinuosa, a estrada é literalmente à beira do abismo e, no sentindo contrário ao da prova, é o caminho que leva os turistas ao Cabo da Boa Esperança.
Para informações sobre os pacotes Kamel Turismo para a prova, acessehttps://kamelturismo.com.br/event-package/ultramaratona-2-oceanos/