Como participar da Maratona de Boston: dicas, histórias e informações
A Maratona de Boston é a mais tradicional e exclusiva maratona do mundo. Apenas os corredores que atingem o índice para maratona de Boston proposto pela organização podem se inscrever. Saiba como participar da Maratona de Boston.
Com mais de 120 anos de existência, exclusividade e tradição esta é uma prova que seleciona seus corredores, pois não é qualquer pessoa que quiser que pode se inscrever.
Para as edições mais recentes, a Maratona de Boston disponibiliza 30.000 inscrições para a prova e cerca de 80% das inscrições são reservadas para corredores que possuem tempos qualificatórios na faixa etária.
Mas calma, se você quer saber como participar da Maratona de Boston e não possui o índice para Maratona de Boston continue lendo este artigo que vamos te falar que existe mais uma forma de conseguir.
Como participar da Maratona de Boston: 2 maneiras
1) Inscrições por índice para a Maratona de Boston
A Maratona de Boston faz parte, assim como Nova York, Chicago, Berlim, Londres e Tóquio, das World Marathon Majors (WMM), o circuito das maiores maratonas mundiais.
Boston é a mais exclusiva. Para participar, o atleta deve se qualificar, completando uma maratona, nos últimos 18 meses, com os tempos estabelecidos pela organização da prova, o chamado índice para maratona de Boston.
Devido à grande procura, a partir de 2018, a qualificação sofreu uma modificação, com 5 minutos a menos em cada faixa etária (idade na data da Maratona de Boston). Ou seja, os corredores precisam ser 5 minutos mais rápidos para se qualificarem.
Portanto, o primeiro passo para você começar a entender como participar da Maratona de Boston é checando o tempo que você precisa fazer em uma maratona, de acordo com a sua idade, conforme a tabela abaixo:
Feito isso, você precisa saber qual é o seu dia de inscrição. Para tal, você coloca sua data de nascimento e seu tempo na prova, na calculadora disponibilizada pela organização.
Ter o tempo estabelecido para inscrição por índice não garante a vaga, principalmente para aqueles que fazem marcas no limite do tempo estabelecido.
Isso porque corredores com tempos inferiores ao índice estabelecido pela organização têm vantagem na hora da inscrição, até que sejam preenchidas todas as vagas.
Ou seja, a primeira chamada para inscrição convoca corredores com menos de 20 minutos abaixo do índice estabelecido e as vagas. Depois são convocados os corredores com 15 minutos, 10 minutos e assim por diante, até que todas as vagas sejam preenchidas.
As inscrições para a maratona de 2020 serão abertas no dia 9 de setembro e a prova acontece no dia 20 de abril.
2) Inscrições por agências credenciadas
Agora, se você não possui um índice, saiba que tem como participar da Maratona de Boston.
Você também poderá realizar o seu sonho de correr na maratona mais tradicional do mundo, adquirindo um pacote com inscrição garantida, com a Kamel Turismo, que é a única operadora oficial no Brasil a comercializar esse tipo de pacote para a Maratona de Boston.
Cada país possui agências autorizadas, por contrato, a vender as inscrições apenas atreladas ao pacote de terrestre. Basta escolher o pacote que mais se adequa ao que você precisa e continuar treinando para fazer sua melhor maratona.
História da Maratona de Boston
Embora as maratonas tenham se tornado eventos de massa em todo o mundo, a Maratona de Boston é incomparável. Boston é a segunda mais antiga das maratonas, atrás apenas da maratona olímpica disputada pela primeira vez nos Jogos de Atenas em 1896.
Pioneira de todas as maratonas disputadas anualmente, existe desde o ano de 1897 sem interrupção. Por essa razão a prova é a mais antiga maratona do mundo.
Tudo começou quando um grupo de corredores percorreu as ruas das cidades vizinhas de Boston até chegar à capital de Massachusetts. Ao todo, eles correram cerca de 45 quilômetros em 2h55min10s.
A partir de 1908, a distância atual – 42.195 quilômetros – foi oficializada e a prova passou a ser realizada na terceira segunda-feira de todo mês de abril, no Dia do Patriota, feriado nacional dos Estados Unidos.
Foi também na Maratona de Boston que aconteceu a primeira participação oficial de uma mulher em uma prova de corrida desta distância. Ela se inscreveu como se fosse homem, mas foi descoberta durante a corrida. Confira abaixo no vídeo uma entrevista com Kathrine Switzer:
A história de Rick e Dick Hoyt
Dick e Rick Hoyt são uma das duplas mais reconhecidas da Maratona de Boston. Rick Hoyt nasceu em 1962, com quadriplegia espástica, um tipo de paralisia cerebral que não o permite falar. O cordão umbilical se prendeu ao seu pescoço durante o nascimento cortando todo oxigênio para seu cérebro.
Os médicos disseram que não haveria esperanças para o desenvolvimento de Rick. “Tem sido uma história de exclusão desde o início”, conta Dick, o pai.
“Quando ele tinha 8 meses de idade, os médicos disseram para deixá-lo em alguma instituição, que ele seria um vegetal a vida toda, esse tipo de coisa. Bem, esses médicos não estão mais vivos, mas eu gostaria que eles pudessem ver o Rick agora”, afirma.
Contrariando os conselhos dos médicos, Rick foi criado normalmente. Apesar de demonstrar ser tão inteligente quanto seus irmãos, Rick não foi aceito na escola, pois disseram que ele não poderia aprender por não conseguir se comunicar como as outras crianças.
Depois de um tempo, Rick foi levado ao Instituto de Engenharia da Universidade de Tuffs, lá pesquisadores desenvolveram um dispositivo no computador que permitia Rick se comunicar por meio dos movimentos que fazia com a cabeça.
A primeira frase escrita por ele foi: “Go Bruins!” – Bruins é time de hockey que estava nas finais do campeonato estadual. Com isso, a família descobriu que Rick adorava esportes.
Em 1975, ele foi aceito em uma escola pública onde aconteceria uma corrida beneficente de 8km e ele disse que gostaria de correr. Dick, que não corria muito, empurrou o filho na cadeira de rodas durante a corrida inteira.
Segundo o pai, foi um triunfo para os dois. Ele sentiu dores por duas semanas, pois não estava acostumado a correr tantos quilômetros. Quando chegaram em casa, Rick escreveu no computador: “Pai, enquanto estamos correndo não me sinto mais deficiente”. Isso mudou pra sempre a vida de Dick.
Dick começou a treinar muito para conseguir participar da Maratona de Boston de 1979. Mas não foram aceitos porque a ideia soava absurda para os organizadores. Foi então que eles começaram a treinar bastante e conseguiram um tempo excelente em maratona, que a organização teve que aceitá-los.
Aos 52 anos, Dick empurrando Rick, conseguiu o incrível tempo de 2h40m na Maratona de Boston. Marca excelente para um amador, sensacional para uma pessoa dessa idade e inacreditável para quem corre empurrando uma cadeira de rodas.
Incrível, não é mesmo? Com tanta inspiração assim e depois de saber tudo sobre como participar da Maratona de Boston, está na hora de começar a se planejar!
Não deixe a insegurança de uma viagem internacional atrapalhar seus sonhos. Nós da Kamel temos mais de 30 anos no mercado ajudando corredores a realizar o sonho de correr em Boston e outros lugares do mundo como China, África do Sul, Alemanha e muito mais.
Damos assistência total, desde a chegada na cidade, transporte até o hotel, reservas de hotel, auxílio para pegar os kits e eventos de confraternização entre os corredores. Peça um orçamento agora mesmo em nosso site!