+55 21 2275-0146

Como participar da Maratona de Nova York? Saiba tudo!

Share now:

Você não precisa de sorte ou ter um pace fantástico para conseguir uma vaga em uma das mais disputadas maratonas do mundo. Saiba todas as formas de como participar da Maratona de Nova York e ter seu sonho garantido.

Correr pelas ruas e avenidas de Nova York é o desejo de muitos atletas. Só em 2018, mais de 50 mil corredores disputaram essa tão aguardada prova. No entanto, o número de pessoas que tenta participar dela é ainda (muito) maior.

Só em 2017 mais de 90 mil pessoas participaram do sorteio de entrada – forma mais justa encontrada pela organização para a inscrição já que há um número limite de corredores para a prova.

A maratona de Nova York, que este ano acontece no dia 3 de novembro, faz parte da World Marathon Majors – uma série composta pelas seis maiores e mais famosas maratonas do mundo. Elas acontecem anualmente e atraem ótimos corredores (homens e mulheres) de maratona de vários países.

São elas:

  • Maratona de Nova York, recebe mais de 50 mil corredores em média
  • Maratona de Berlim, mais de 40 mil atletas participam
  • Maratona de Chicago, cerca de 45 mil
  • Maratona de Tóquio, com mais de 36 mil atletas
  • Maratona de Londres, mais de 39 mil corredores
  • Maratona de Boston, cujo maior número de inscritos foi de 35 mil atletas

Para participar de qualquer uma delas é preciso se inscrever no sorteio, exceto para a de Boston. Porém, existem outras maneiras de, nós brasileiros, participarmos desses megaeventos do mundo da corrida.  

Veja abaixo um passo a passo de como participar da Maratona de Nova York e tudo que você precisa para se organizar.

Como participar da Maratona de Nova York: 4 passos

1) Inscrição

Sorteio

A Maratona acontece sempre no primeiro domingo de novembro. Como existem muito mais pessoas querendo participar do que vagas na prova, as inscrições para o público geral acontecem por meio de sorteio no site oficial.

Para isso, é necessário fazer um cadastro, incluindo dados do cartão de crédito. Caso você seja sorteado a inscrição é descontada nele. Não é cobrada nenhuma taxa para participar do sorteio. Você só precisa torcer muito para conseguir sua vaga.

Os atletas com deficiência também participam do sorteio de entrada para conseguirem uma vaga na maratona. Aqueles que usam cadeiras de rodas e os deficientes visuais devem ficar atentos às regras específicas de equipamento.

Agências credenciadas

Se você quer correr a prova deste ano, ainda tem como participar da Maratona de Nova York. E não é necessário rezar para todos os santos nem fazer nenhuma mandinga para conseguir.

Isso porque quem não é residente dos EUA pode comprar o pacote com inscrição garantida por meio de operadoras oficiais credenciadas, como a Kamel Turismo. Cada país possui agências autorizadas, por contrato, a vender as inscrições apenas atreladas ao pacote de terrestre.

Basta escolher o pacote que mais se adequa ao que você precisa e continuar treinando para fazer sua melhor maratona.

Índice

Outra maneira de ter sua inscrição garantida é cumprindo o padrão oficial de tempo para a qualificação.

É necessário fazer um tempo mínimo indicado para cada faixa etária (veja o quadro abaixo) em alguma corrida organizada pela New York Road Runners (NYRR) ou meias e maratonas oficiais ao redor do mundo, com certificações internacionais.

A idade que vale é aquela que você terá no dia da prova. Por exemplo, se o seu aniversário for no dia 2 de novembro e você fizer 35 anos, a sua faixa etária na qualificação é de 35-39 anos e o seu tempo mínimo será de 2:55:00.

As provas organizadas pela NYRR válidas para 2019 foram:

  • 2018 NYRR Fred Lebow Manhattan Half
  • 2018 United Airlines NYC Half
  • 2018 SHAPE Women’s Half-Marathon
  • 2018 Popular Brooklyn Half
  • 2018 NYRR Staten Island Half
  • 2018 TCS New York City Marathon

2) Hospedagem

Se você fez sua inscrição com uma agência de viagem credenciada, não precisa se preocupar com hospedagem, pois já está incluída no pacote.

Agora, se você conseguiu ser sorteado terá que planejar tudo com bastante antecedência. Nova York atrai nessa época mais de 2 milhões de espectadores. Você pode imaginar a disputa pelos melhores hoteis ou pelos melhores quartos do Airbnb, né?

Quanto mais tempo você demorar para decidir o local onde se hospedará menores serão as chances de conseguir algo bom e com preço razoável.

Ao se planejar para participar da Maratona de Nova York, lembre-se que você também vai querer turistar e aproveitar a cidade. Então reserve alguns dias para essas programações.

3) Visto

Brasileiros que viajam para os EUA precisam ter o visto americano. Este é um passo muito importante de como participar da Maratona de Nova York, pois sem ele, você não entra no país!

O processo para solicitar o visto inclui:

  • Preenchimento de um formulário em inglês
  • Pagamento da taxa de solicitação do visto
  • Agendamento da entrevista
  • Comparecimento ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto)
  • Entrevista presencial na embaixada ou consulado

Caso seu visto seja aprovado, ele ficará pronto dentro de 10 dias. Leve em consideração também este tempo e não deixe para última hora.

4) Seguro Viagem  

O seguro viagem para os EUA é opcional, no entanto é imprescindível em qualquer circunstância, principalmente quando se está indo para outro país para praticar esporte.

Corrida é aparentemente um esporte seguro, mas se você passar do seu limite ele pode tornar-se perigoso. Não é à toa que existem os postos durante o percurso, para caso você se sinta mal durante a corrida, receber os primeiros socorros.

É lógico que você estará treinado e ninguém quer que nada pior aconteça. Mas acidentes são imprevisíveis, não é mesmo? E arcar com despesas de saúde em dólar dói bastante no bolso.

Além disso, é bom lembrar que o seguro não cobre apenas emergências de saúde, mas também outro problemas como extravio de bagagem, emergência médica, dentária. Dessa forma, contrate um seguro viagem para você ir tranquilo.

Depois da viagem organizada, veja mais dicas de como se preparar para a tão sonhada Maratona de Nova York:

Agora que você já sabe tudo sobre como participar da maratona de Nova York, está na hora de começar a planejar!

Não deixe a insegurança de uma viagem internacional atrapalhar seus sonhos. Nós da Kamel temos mais de 30 anos no mercado ajudando corredores a realizar o sonho de correr em Nova York e outros lugares do mundo como China, África do Sul, Alemanha e muito mais.

Damos assistência total, desde a chegada na cidade, transporte até o hotel, reservas de hotel, auxílio para pegar os kits e eventos de confraternização entre os corredores. Peça um orçamento agora mesmo em nosso site!