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Como voltar a correr depois de um tempo parado?

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Fez uma prova e parou de correr por um tempo? Ou outras prioridades fizeram com que você se afastasse um pouco da corrida? Qualquer que seja o motivo o importante é que você está buscando saber como voltar a correr. Confira algumas dicas neste post.

Às vezes uma lesão pode nos colocar semanas ou até meses longe dos treinos. Ou ainda as responsabilidades no trabalho aumentam e precisamos deixar as pistas. Até mesmo a falta de motivação e burn out podem ser as razões pelas quais paramos de correr.

Muitas vezes, começar a correr novamente e voltar ao que éramos antes de termos parado pode levar um tempo, mas a boa notícia é que o corpo tem mesmo memória muscular de acordo com uma pesquisa publicada na Scientific Reports.

Segundo a pesquisa, as pessoas que já treinaram e estão sedentárias possuem um ganho muscular mais rápido do que se comparado com aquelas que nunca fizeram atividade física.

Mas para isso é necessário cautela. Confira neste post como voltar a correr depois de um tempo parado. 

Como voltar a correr depois de ficar um tempo parado: 5 dicas

1) Volte devagar e crie um hábito

Depois de ter ficado um longo período parado, algumas exigências pessoais podem ser difíceis de serem atingidas, como voltar a correr rápido. Se você corria muito e com muita frequência é normal criar metas mais altas para si mesmo, tanto no ritmo como na distância.

É neste momento que você deve ter cuidado. É fundamental que você se concentre na consistência. Não é hora de se preocupar com o pace ou com a quilometragem que vai fazer. Defina metas pequenas e reais para o seu momento.

Por exemplo, coloque-se uma meta de correr 5 quilômetros em um ritmo fácil. Depois aumente para mais dias. Ou se você está voltando de uma lesão apenas caminhe por 45’. Com isso, você vai está como seu corpo se sente ao voltar.

Conquistar esses pequenos objetivos também ajudará sua mente com a felicidade de ter cumprido a meta, isso vai reconectá-lo também com a paixão pela corrida, além de ser uma forma de evitar lesões na corrida ou se colocar em risco de esgotamento.

2) Faça cross-training

Uma das formas de como voltar a correr para ter um bom desempenho com segurança é incluir no seu dia-a-dia de treino algumas atividades que não sejam a corrida. Isso pode aumentar sua resistência e sua força, sem sobrecarregar suas articulações, por exemplo.

Nos dias que você não for correr, algumas ótimas atividades que você pode incluir são natação, corrida aquática, ciclismo, caminhada, treinamento de força, ioga e Pilates. A dica é escolher algo que você também goste para não prejudicar sua preparação.

3) Siga uma planilha

Se o seu objetivo em saber como voltar a correr é evoluir na corrida e voltar a ter o mesmo desempenho ou até melhor do que aquele que você tinha antes, uma dica é ter um planejamento.

Uma planilha de treinos além de ajudá-lo a manter aquele hábito regular da corrida, também vai ajudar na sua motivação diária. Como voltar a correr vai exigir de você um tempo e uma dedicação extra, pode surgir aquele dia que você vai estar com preguiça de treinar, mas o objetivo de concluir a planilha semanal vai ajudá-lo a se manter motivado.

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4) Cuidado com medicamentos para dores

Ao entender como voltar a correr, você deve ter em mente que as dores também virão. Pense: o seu corpo estava na inércia e de repente você voltou a colocá-lo em movimento. É natural que a dor apareça.

Por isso, alguns medicamentos podem cortar as dores naquele momento, mas podem mascarar uma dor que quer dizer para você parar, principalmente se você está querendo saber como voltar a correr depois de uma lesão.

Nesse caso, se você não consegue correr com essa dor, não corra. O ideal é apenas caminhar ou mesmo descansar naquele dia. Lembre-se: descanso também é treino. Não adianta querer treinar todos os dias se o seu corpo ainda não aguenta.

Como pudemos perceber, se você quer saber como voltar a correr, não basta você colocar os tênis e sair correndo, é preciso preparar seu corpo e saber suas condições. É isso também que o preparador físico no vídeo abaixo relata. Confira também outras dicas:

5) Escolha uma linda prova

Ao saber como voltar a correr, uma das dicas é procurar maneiras de se manter motivado sempre para não correr o risco de parar novamente. Dessa forma, uma das formas de fazer isso é planejar suas metas de longo prazo.

Já pensou escolher uma prova com um lindo visual e aproveitar para viajar para conhecer outro país? Motivação não vai faltar para seguir firme nos treinos de corrida, não é mesmo?

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