+55 21 2275-0146
correr na França

Correr na França: Paris além da corrida

Share now:

É difícil ir a Paris e não se apaixonar pela cidade.

Mesmo que o pretexto para visitar a Cidade-Luz seja para participar de alguma das corridas sensacionais que acontecem em solo parisiense, como a maratona (Abril), a meia maratona (Março) ou a Paris-Versailles (Setembro), sua viagem com certeza deixará lembranças que vão além da corrida.

Em Paris há muito a fazer. E a melhor forma de conhecer a cidade é de metrô ou mesmo a pé. Ande sempre com mapa da cidade e do metrô na mão. As estações são bem perto uma da outra e às vezes vale uma simples caminhada.

Em Paris você não terá problemas em encontrar locais bons para comer. As opções são inúmeras e para todos os bolsos. Os restaurantes funcionam em geral entre 12 e 14h e entre 19h e 22h. Na dúvida do que escolher, saiba que o “Plat du jour” (prato do dia) ou o “Plat Maison” (prato da casa) costumam ser boas opções. Para algo mais rápido, as “brasserries” e os bristrôs servem todos os tipos de refeições o dia todo.

A cidade é rica em museus e monumentos e é um verdadeiro desperdício ir a Paris e não aproveitar essa variedade de cultura. Adquira o Paris Museum Pass para ter acesso aos principais museus e monumentos, como Musée du Louvre, Musée Picasso, Musée d’Orsay, Arc de Triomphe, Tours de Notre-Dame, Sainte-Chapelle, Château de Versailles, Fontainebleau, Vincennes, Tombe de Napoléon, Musée Delacroix, Musée Rodin, Panthéon, Musée du Moyen Âge, Centre Pompidou etc. Há opções com validade para 2, 4 ou 6 dias. Esse passe pode ser adquirido nos aeroportos, estações de metrô ou nos próprios museus e momentos.

Ver a cidade do topo da Torre Eiffel é imperdível. O terceiro e último andar é aberto a visitantes. O monumento, construído em 1889, é um dos ícones da cidade. Dependendo da época do ano, as filas para subir ao topo são enormes. Por isso chegue cedo.

Outro passeio imperdível é visitar a Catedral de Notre-Dame. Quem quiser, pode encarar os 387 degraus para chegar à torre sul e ter a bela vista da cidade.

A vitrine máxima do glamour de Paris é a Champs-Elysées, uma das  avenidas mais famosas e caras do mundo. É ali também que fica o Arco do Triunfo, monumento erguido por Napoleão I em 1806 para glorificar a Armada Francesa. Do alto do arco, tem-se uma maravilhosa vista da Champs-Elysées, da Grande Arche de la Défense, da Place de la Concorde, dos Jardins des Tuilleries e do Louvre.

Montmartre é um dos bairros mais charmosos de Paris e merece uma visita. A região fica ao norte de Paris. As ruelas arborizadas, os pintores e os artistas nas ruas, os cafés e os cabarés dão um toque especial ao local. É lá que fica também a famosa igreja de Sacré-Coeur, cujo acesso pode ser feito por escadas ou pelo funiculare.

Faça um passeio de barco pela Rio Sena. São várias as empresas que operam estes passeios, algumas saindo do pé da Torre Eifflel. Há inclusive passeios noturnos, uma oportunidade única para ter uma visão da Cidade-Luz à noite.  

Texto: Fernanda Paradizo