Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Espaço do Atleta Kamel Turismo – Os desafios e realizações de Onivaldo Squizzato com as corridas pelo mundo

Atleta Kamel Turismo:

Da primeira corrida, de 5km , em Limeira (SP), até os primeiros 42km, no Desafio do Dunga, foram menos de dois anos.  Hoje, cinco anos após sua estreia nas pistas, em 2012, o o Atleta Kamel Turismo, advogado paulista Onivaldo Squizzato já carimbou várias vezes seu passaporte para participar de provas pelo mundo, como nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Bélgica. Como não quer parar de viajar e correr, Squizzato planeja sempre novos desafios. Em seu radar estão as as maratonas de Tóquio, Boston e Berlim, que integram as Majors.

‘Corrida não é lugar de tristeza

ou de problemas. É lugar de

desafios e realizações’

Onivaldo Squizzato

Conheça o Atleta Kamel Turismo, nessa entrevista:

Kamel: Quando começou a correr? Qual o motivo?

Onivaldo Squizzato: Com precisão, comecei a correr no dia 3 de junho de 2012, quando fiz uma prova beneficente de 5km em minha cidade, Limeira, no interior de São Paulo. Na semana seguinte, minha filha ficou sabendo de uma outra corrida e me inscreveu. No fim de junho daquele ano, entrei para o grupo de corrida da Academia Moving, em Limeira. Em julho daquele ano,  já fiz uma prova de 10km em Campinas (SP) e, no dia 9 de setembro, fiz minha primeira meia maratona, em Buenos Aires, com apenas 90 dias de corrida e 56 anos de idade. Desde então não parei mais. 

Qual a sua rotina de treinos?

Onivaldo Squizzato: Faço fortalecimento muscular e treinamento funcional nas terças e quintas na Moving. Corro segunda, quarta e domingo (treino mais longo). Nos fins de semanas, de vez em quando, tem uma prova de 10km na região. Não tenho uma rotina de treinos muito forte, principalmente para prevenir lesões.

O que te inspira a correr?

Onivaldo Squizzato: São as pessoas que correm que me inspiram. Sei do sacrifício que elas fazem para correr. Muitas têm famílias com filhos e dispôr de tempo para treinar não é uma coisa simples. Também tem o ótimo astral que encontramos na corrida. Olhando a nossa volta na largada, no trajeto e na chegada só vemos alegria, felicidade, sorrisos e realizações. Corrida não é lugar de tristeza ou de problemas. É lugar de desafios e realizações.

 

O que a corrida significa para você?

Onivaldo Squizzato: Significa muito. Melhorou meu astral que já era bom. Melhorou minha saúde em todos os sentidos. Melhorou minha confiança e determinação. E com a corrida fiz uma infinidade de amizades em todo o Brasil.

Qual a sua prova internacional preferida?

Onivaldo Squizzato: Sem desprezar a Disney, com certeza é Nova York. É a maior maratona do mundo e a que tem mais pessoas nas ruas. É uma prova que te cativa desde o desembarque na cidade. Nova York respira a maratona e a participação popular é monstruosa. Você vive a prova muito antes da largada, com os eventos que antecedem a corrida,como a Exposição e Feira, que são excelentes, a Parada das Nações na sexta-feira, a corrida de 5km na véspera da prova, o Jantar de Massas. O transporte de 52 mil pessoas até State Island já contagia e dá um clima totalmente diferente. A largada é inesquecível com o hino americano, os tiros de canhão e a música. Os primeiros quilômetros atravessando o mar para chegar no Brooklin é de arrepiar. E depois até chegar no Central Park, atravessando Brooklyn, Queens, Bronx  e Manhathan, com todo aquele povo te aplaudindo e oferecendo água, frutas, balas, toalhas de papel. Isso não tem em lugar algum. E a chegada no Central Park é emoção pura. É um grito só. No dia seguinte, todos os corredores orgulhosos com suas medalhas no peito e sendo cumprimentados por todos na rua é sensacional. É a prova que todos deveriam fazer um dia na vida.

Maratona de Nova York – 30 anos da Kamel na prova

Um sonho de corrida?

Onivaldo Squizzato: Passado o sonho da primeira maratona, do primeiro Desafio do Dunga, o próximo passo é a Maratona de Tóquio, que estou planejando para 2019. Antes, se possível, quero fazer Boston e Berlim. Mas tudo depende de planejamento e de estar bem fisicamente.

Maratona de Tóquio – a mais nova prova das Majors

Maratona de Berlim, a prova que combina tradição e emoção

Maratona de Boston – A maratona mais antiga da atualidade

Onivaldo Squizzato com as medalhas do Desafio do Dunga

Atleta Kamel Turismo, Onivaldo Squizzato com as medalhas do Desafio do Dunga

Uma história curiosa com a corrida?

Onivaldo Squizzato: Tenho várias, mas vou focar na minha primeira maratona. Estava inscrito para o Desafio do Dunga, em janeiro de 2014. Não sabia ainda se conseguiria completar o desafio (provas de 5km, 10km, 21km e 42km em quatro dias seguidos). Na confraternização do Natal de 2013, encontrei um amigo em um restaurante em Limeira que, ao saber que eu iria para Disney, disse que um cunhado seu, de nome Rinaldo, que também iria. Ele sugeriu que a gente se falasse antes da viagem. Meu amigo anotou meus contatos num guardanapo de papel e afirmou que seu cunhado iria me procurar. Mas nada até a data do embarque. Em Orlando, esqueci do cunhado do meu amigo e fiquei ligado nas provas. Corri os 5km, os 10km e a meia maratona. No dia da maratona, cheguei cedo e fui para meu curral. Larguei só. Por volta do Km 4, eu ouvi alguns brasileiros conversando. Fui encostando e falei “Vamos, Brasil”. Estava escuro ainda e alguém disse “Onivaldo”. Era outro amigo de Limeira, com sua esposa e outra pessoa que não conhecia. Fomos correndo e conversando um pouco. Na conversa, meu amigo falou meu sobrenome e o companheiro dele disse: “Você é o Onivaldo Squizzato?” “Sou eu mesmo”, afirmei. “Eu sou o Rinaldo. Meu cunhado falou com você em Limeira”. Seguimos em frente e corremos juntos até a linha de chegada, um dando força para o outro. Encontrar com ele, no meio de 25 mil pessoas, foi muito curioso e deu uma confiança para ambos concluírem a prova, também era a primeira maratona dele.

Disney Marathon Weekend: quatro dias de diversão

Por que viajar com a Kamel?

Onivaldo Squizzato: Porque tenho assistência desde o Brasil. Todas minhas dúvidas são sanadas antes da viagem. E no ambiente da corrida tenho toda a atenção, no hotel, na entrega do kit, nos passeios, em tudo. Como a Kamel é especialista em turismo de corrida, o atendimento é personalizado. Com a Kamel já fui para Orlando (três vezes), Nova York (quatro vezes), Londres (duas vezes), Paris e Bruxelas. E também tem um aspecto importante. Como não tenho índice para algumas maratonas, com a Kamel tenho inscrição garantida. Isto é uma facilidade enorme.

 

Conheça outro Atleta Kamel Turismo Eustáquio José Pedro

Role para cima