+55 21 2275-0146

Direto da Bahia para ser hexacampeão na Disney

Share now:

Nascido em Riachão do Jacuípe, interior da Bahia, Fredison Costa foi criado numa fazenda, onde se acostumou cedo a andar longas horas para levar os animais para tomar água no rio e para que pudesse frequentar a escola, que ficava a 9 km de distância de sua casa.

“Lembro que tinha um chinelo tipo Havaianas. Na ida, ia com cuidado para não gastar o chinelo e chegar bonito na escola. Na volta, como eu sempre estava com fome e queria chegar rápido em casa, eu colocava os chinelos nas mãos. Assim eu evitava o desgaste e podia voltar correndo descalço”, conta Fredison, que, em 1993, se mudou para São Paulo e foi trabalhar na lavoura. “Eu era responsável pelo sistema de irrigação. Minha função era correr com bota de borracha para abrir e fechar registros e manter o sistema de irrigação funcionando.”

Em 1997, Fredison participou pela primeira vez de uma corrida recreativa, de 3 km, e venceu. Depois de alguns anos vencendo a mesma corrida, foi impedido de participar para dar chance a outros corredores.

O primeiro contato com o atletismo aconteceu apenas em 1998, quando conheceu o treinador Luiz Alberto de Camargo, no SESI de Votorantim.

“Foi quando entendi que correr significava ganhar troféus, medalhas, aparecer no jornal, revista, televisão etc.”

A partir desse momento, Fredison começou a alimentar o sonho de ser um grande atleta e vencer provas dentro e fora do Brasil. Já como atleta, ganhou sua primeira maratona em 2009, a Maratona das Praias, além de ser 5º colocado na Maratona de Buenos Aires no mesmo ano. A partir desses resultados, surgiu o convite de estrear na Disney. Fez sua primeira participação em 2010, quando foi vice-campeão. No ano seguinte, em 2011, sagrou-se campeão da Maratona da Disney pela primeira vez. De lá para cá, já são seis vitórias em Orlando e muitos troféus e pódios espalhados por provas no Brasil e nos Estados Unidos, onde hoje mora.

Na edição de 2019 da prova, Fredison Costa viajará com a equipe Kamel Turismo e, abaixo, você consegue conferir a entrevista exclusiva onde ele conta um pouco de sua história, sua trajetória que o consagrou hexacampeão e dicas especiais para que vai viajar para a Disney pela primeira vez com a Kamel. Confira: