Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

As 5 maratonas mais famosas do mundo (fora do World Marathon Majors)

Correr uma maratona em outro país é uma experiência única. Embora no Brasil tenhamos provas importantes, como a São Silvestre, estar em um lugar diferente, com um público diferente, torna o desafio de superar os 42 quilômetros ainda mais especial.

Aqui no blog, já vimos quais são as maratonas que fazem parte do World Marathon Majors, um circuito que reúne as seis provas mais importantes e renomadas do mundo, realizadas anualmente em Londres, Nova York, Berlim, Boston, Chicago e Tóquio.

Neste post, vamos conhecer as 5 maratonas mais famosas do mundo fora do circuito WMM e mostrar por que você deveria considerá-las no seu próximo roteiros de corridas pelo mundo. Acompanhe!

Maratonas mais famosas do mundo: 5 corridas inesquecíveis

1. Maratona de Atenas

A Maratona de Atenas é uma corrida anual realizada na capital da Grécia, geralmente no mês de novembro. Todos os anos, a prova atrai milhares corredores, interessados em completar os 42.195 metros na terra que deu origem à maratona.

Conhecida como Maratona Clássica de Atenas, a prova é realizada desde 1972 e, recentemente, passou por um reformulação que trouxe de volta o percurso original percorrido pelo atletas nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.

E não é apenas isso que torna a prova uma das maratonas mais famosas do mundo: esse também é um dos percursos mais difíceis que existem, com altos e baixos frequentes, e boa parte do trajeto em subidas.

Ao fim dos 42 km, os corredores são recebidos no Estádio Panatenaico, em Atenas, local que é o ponto de partida da chama olímpica que percorre o mundo antes de cada edição das Olimpíadas.

2. Maratona de Paris

A Maratona Internacional de Paris acontece todos os anos, no mês de abril. São milhares corredores inscritos para uma das mais belas provas do mundo, que leva os atletas pelos principais marcos da Cidade Luz.

O que faz da corrida de Paris uma das maratonas mais famosas do mundo é o seu percurso. Iniciando na avenida Champs-Élysées, os corredores têm a oportunidade de fazer uma verdadeiro tour pela capital francesa, correndo ao lado do Rio Sena e passando por pontos como a Praça da Bastilha e, claro, a Torre Eiffel. A prova termina na Avenue Foch, regada a boa gastronomia e vinhos franceses.

3. Maratona de Roma

Realizada na capital da Itália, a Maratona de Roma acontece anualmente no mês de março, reunindo mais de 15 mil atletas. A primeira edição aconteceu apenas em 1982, mas não demorou a se tornar a prova símbolo do país.

Assim como acontece em Paris, a Maratona de Roma é uma verdadeiro passeio pela história da Cidade Eterna. O corredor passará pelas ruas históricas do centro da cidade, ao lado de marcos como a Fontana de Trevi e a Basílica de São Pedro, antes de finalizar a prova em frente ao Coliseu.

Ao final da maratona, os atletas podem repor seus carboidratos em uma das muitas cantinas e trattorias locais!

4. Maratona de Dubai

Criada apenas em 2000, a Maratona de Dubai já é, sem dúvidas, uma das maratonas mais famosas do mundo. A corrida, que conta com selo ouro da IAAF, é realizada anualmente no mês de janeiro, na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.

Além do cenário futurista em meio à grandiosidade e pompa da metrópole construída do zero no meio do deserto, a Maratona de Dubai se caracteriza pelo que o país mais tem a oferecer: dinheiro. Desde 2008, a corrida distribui a quantia recorde de US$ 1 milhão em prêmio, sendo US$ 250 mil para os primeiros colocados, tanto da categoria masculina quanto feminina.

A prova é conhecida por ser uma das mais rápidas do mundo. Para se ter uma ideia, em 2012, nada menos do que quatro atletas conseguiram cruzar a linha de chegada com tempos inferiores a 2h05. Apesar de ser no meio do deserto, janeiro é um mês ameno em Dubai. A temperatura fica em torno dos 20ºC, o que torna a corrida ainda mais agradável.

Ao longo dos 42 km, o corredor vai passar por meio de algumas das obras mais impressionantes da arquitetura contemporânea, incluindo o Burj Al Arab, o único hotel 7 estrelas do mundo, e o Burj Khalifa, o edifício mais alto do planeta, com mais de 800 metros de altura.

5. Maratona do Rio de Janeiro

Embora a São Silvestre seja a nossa corrida mais famosa, a prova não pode ser definida como uma maratona, pois tem apenas 15 km. Para isso, neste quesito, estamos muito bem representados pela Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, que atrai todos os anos mais de 10 mil participantes para a Cidade Maravilhosa.

Criada em 1979, a Maratona do Rio tem largada do Recreio dos Bandeirantes e chegada no Aterro do Flamengo. Durante o trajeto, o corredor passa por alguns dos cenários mais marcantes da cidade, como o Museu do Amanhã, a Igreja da Candelária, o Museu Histórico Nacional e as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

A prova é considerada difícil, sobretudo pelas condições climáticas da cidade, com altas temperaturas e umidade relativa do ar elevada. A organização até tenta ajudar, agendando a corrida para os meses de inverno, geralmente em junho.

Como participar das maratonas mais famosas do mundo?

Já pensou em correr em alguma dessas provas? Ou que tal participar de uma das corridas do World Marathon Majors?

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores. Oferecemos assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, incluindo:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? Entre em contato com a Kamel e peça um orçamento agora!

Role para cima