+55 21 2275-0146
meias maratonas pelo mundo

Meias maratonas pelo mundo: de olho nas provas de março, abril e maio

Share now:

Já está mais do que na hora de os amantes de meia maratona programar seus objetivos no exterior para o ano de 2019. O calendário de provas de 21 km é repleto de corridas excelentes e que podem levá-los a várias partes do mundo. Para quem ainda não escolheu os objetivos para o ano que vem, listamos aqui sete meias maratonas sensacionais, que podem se encaixar perfeitamente no seu calendário de corrida do primeiro semestre.

Meia Maratona de Nova York

Nos Estados Unidos, há duas meias maratonas que dispensam comentários. Afinal, ambas são organizadas pelo New York Road Runners, mesmo organizador da Maratona de Nova York, e também fazem parte do circuito das cinco meias nova-iorquinas denominado “NYRR’s Five Borough Series: Run New York. Five Boroughs. One City”.

A Meia maratona de Nova York acontece no meio do mês de março (a edição de 2019 será no dia 17/03). O novo percurso, que agora larga no Brooklyn e chega em Manhattan, ficou um pouco mais desafiador que o anterior, mas também muito mais bonito. São 22 mil corredores que largam no Prospect Park, atravessam a Manhattan Bridge, correm às margens do Hudson River, sobem a linda e iluminada Times Square e ainda dão uma volta quase completa no Central Park, onde acontece a chegada da prova.

meias maratonas pelo mundo

Meia Maratona do Brooklyn

A outra meia nos EUA que vale muito à pena colocar no calendário é a Meia maratona do Brooklyn, que acontece no meio do mês de maio (data para 2019 ainda  confirmar) e já se consolidou como a maior meia dos Estados Unidos, reunindo mais de 27 mil participantes. São três dias de pré-celebração, que começa na quarta e só termina na sexta-feira, véspera da prova, no Pier 2, no Brooklyn Bridge Park, onde acontece também a entrega do kit. A largada da corrida acontece perto do Museu do Brooklyn, passa pela Grand Army Plaza, dá uma volta no Prospect Park e chega na famosa Coney Island Boardwalk.

Além dessas duas meias maratonas nos Estados Unidos, vale ressaltar também mais duas provas na Europa, que são excelentes para quem busca perfomance e também para quem é estreante nos 21 km.

meias maratonas pelo mundo

Meia Maratona de Lisboa

A Meia maratona de Lisboa, que tem a edição de 2019 marcada para o dia 17 de março. Essa prova é uma das melhores e mais rápidas meias do mundo.  A largada acontece na Ponte 25 de Abril. Depois de uma leve subida na ponte, o percurso desce até o km 4 e, partir de então, é uma reta de ida e volta até a chegada, na frente do Mosteiro dos Jerônimos. São 37 mil participantes nos dois eventos, sendo 7 mil na meia e 30 mil nos 7,2 km (a Mini).

meias maratonas pelo mundo

Meia Maratona de Berlim

No mês de abril, uma das melhores opções de 21 km na Europa é a Meia maratona de Berlim, com data marcada para 7 de abril de 2019 e que é organizada pelos mesmos organizadores da maratona que leva o nome da cidade e que acontece em setembro. A largada acontece no centro histórico da cidade, na frente da Catedral de Berlim. No início do percurso, os corredores passam pelo Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade, que marcou a divisão e a derrubada do muro entre as duas Alemanhas.

meias maratonas pelo mundo

Two Oceans Marathon

Para quem quer viajar para um destino fascinante, a Two Oceans Marathon, mais conhecida pela ultra de 56 km, oferece também a distância de meia maratona e é uma boa oportunidade para quem quer viajar para Capetown e aproveitar todas as belezas que essa linda cidade da África do Sul oferece. O evento, que reúne 27 mil inscritos (11 mil na ultra e o restante nos 21 km), é uma verdadeira festa na cidade. A meia maratona tem um percurso com predominância de subidas na primeira parte. Após os 10 km, os planos e as descidas são mais constantes.

Mas, se você prefere um destino mais próximo, há duas meias maratona excelentes na América do Sul, ambas realizadas em conjunto com a maratona.

meias maratonas pelo mundo

Meia Maratona de Santiago

A Meia maratona de Santiago, que em 2019 será no dia 7 de abril, é uma prova fantástica. A prova larga e chega perto do Palácio la Moneda, no centro da cidade, que serve de cenário de espetáculos de música e dança. A prova tem perfil altimétrico diversificado, mas nada que atrapalhe a performance. O percurso passa ao longo de parques e pelo rio que corta a capital chilena.

meias maratonas pelo mundo

Meia Maratona de Lima

Outra prova sul-americana interessante é a Meia maratona de Lima, no Peru,  marcada para o dia 19 de maio. O ponto de partida e chegada da prova é na Avenida Canaval y Moreyra, no agradável bairro de San Isidro. São cerca de 20 mil corredores, que se dividem nas distâncias para a disputa dos 42 km, dos 21 km e dos 10 km. Um dos grandes atrativos de viajar para o Peru é ter a oportunidade de estender a viagem para Cusco e Machu Picchu.

meias maratonas pelo mundo

Texto: Fernanda Paradizo