+55 21 2275-0146
Ultra trail mont blanc

Ultra Trail Mont Blanc: conheça tudo sobre o UTMB 2019

Share now:

O Ultra Trail Mont Blanc é com certeza o sonho de consumo de muitos corredores de montanha e está no topo da lista de desejos daqueles que adoram correr em contato com a natureza.

E não é por menos. Afinal, o UTMB é considerado a “Copa do Mundo” das corridas de montanha.

A UTMB 2019 já tem data marcada e a busca para conseguir uma vaga, em qualquer um das distâncias oferecidas pelo evento, já começou. A edição deste ano acontece entre os dias 26 de agosto a 1º de setembro e aqui você encontra tudo o que precisa saber para garantir sua participação.

Porque o Ultra Trail Mont Blanc é único

Não há nenhuma prova no mundo que se assemelhe ao UTMB. O evento acontece em Chamonix, na França, cidade encravada nos Alpes franceses e que faz fronteira com Itália e Suíça.

Anualmente, essa charmosa cidade é invadida pelos melhores corredores de montanha do mundo para desafiar os limites dos Alpes e presenciar um visual de tirar o fôlego. São cerca de 8 mil participantes em todo o evento. A dificuldade é tanta que apenas 40% dos que largam na distância principal, de 171 km, conseguem cruzar a linha de chegada.
Ultra trail mont blanc

Métodos de inscrição

Para garantir uma vaga em qualquer uma das distâncias do UTMB, não basta simplesmente entrar no site oficial e se inscrever. Além de ser uma corrida trail de extrema dificuldade, as vagas são limitadas e os corredores que querem participar precisam se enquadrar em um dos três critérios abaixo.

– Sorteio: É o caminho que a maioria utiliza para garantir a inscrição. O sorteio é aberto aos atletas que têm pontuação necessária em cada uma das distâncias. Mas ter os pontos necessários não garante a inscrição pelo sorteio. No entanto, quando você não é aceito, a chance de ser sorteado no ano seguinte dobra. Se, mesmo assim, não conseguir uma vaga, após dois anos terá a prioridade de inscrição desde que tenha os pontos necessários.  

– Performances excepcionais: Esse método é com certeza o mais difícil, uma vez que privilegia a participação de atletas de elite, com excelentes performances em provas do calendário da ITRA (International Trail Running Association). Apenas os melhores corredores de montanha do mundo conseguem se qualificar automaticamente, sem a necessidade de sorteio.

– Caridade: É possível ainda garantir uma vaga arrecadando 2.000 euros para uma das organizações apoiadas pelo UTMB. O corredor pode pagar o valor integral do próprio bolso ou solicitar a doação de amigos. Assim que o valor total é coberto, a inscrição é liberada desde que o corredor tenha os pontos necessários solicitados em regulamento.
TIONS

Pontuação para as provas

As provas válidas para pontuar e poder participar no UTMB® são qualificadas conforme dificuldade e recebem uma pontuação de 1 a 6 pontos, de acordo com a ITRA. Somente provas de trail são válidas e os pontos devem ser obtidos nos dois anos anteriores. Ou seja, aqueles que estão pleiteando uma vaga para 2019 devem obter pontuação em provas realizadas entre 01/01/2017 e 31/12/2018.

Ultra trail mont blanc

Kamel Turismo, operadora oficial do UTMB no Brasil

Com mais de 30 anos de experiência em maratonas ao redor do mundo, a Kamel Turismo estreou em 2018 no trail run já como operadora oficial no Brasil da maior prova de montanha do mundo.

Em Chamonix, o grupo foi recebido por nada menos do que Catherine Poletti (diretora e fundadora do UTMB) e teve ainda a oportunidade de participar de um bate-papo com Vincent Delabarre, pioneiro no esporte, técnico do clube de corrida em Chamonix e campeão do UTMB® em 2004, que deu dicas especiais para o grupo.

Ultra trail mont blanc

Pacotes oficias para o UTMB 2019

As inscrições para o sorteio do Ultra Trail Mont Blanc 2019 já se encerraram, mas você não precisa esperar a loteria para garantir seu pacote*. Aproveite todos os benefícios de viajar com a operadora oficial para Chamonix.

– As melhores opções de hotel, escolhidos na medida certa para que você se preocupe apenas com a corrida.

– A possibilidade de viajar em delegação, vestido com as cores do Brasil, e trocando experiências com outros corredores e recebendo dicas especiais da embaixadora da Kamel no Ultra Trail du Mont Blanc, a corredora de montanha Rosália Camargo.  

– Encontro oficial de boas vindas e foto oficial do grupo com os organizadores.
Horário VIP para a retirada do kit de corrida em Chamonix.

– Suporte local com nossos guias de viagem.

– Ticket de transporte livre na cidade de Chamonix – Carte d´Hôte (entregue pelo seu hotel no ato do check-in).

– Inscrição garantida para MCC, prova de 40 km, sem a necessidade de pontos ou sorteio.

OBS.: Os corredores devem ter a pontuação necessária para se inscrever na loteria. A reserva do pacote é feita mediante sinal. Caso o corredor não seja sorteado e não consiga a inscrição, o valor é devolvido na íntegra. O resultado do sorteio para 2019 será anunciado no dia 10 de janeiro.

Provas UTMB

Além da prova principal, que é o próprio UTMB®, disputado na distância de 171 km,  o evento oferece ainda mais quatro outras corridas com distâncias menores – 40 km, 56 km, 101 km e 145 km – e ainda uma prova de 300 km, disputada em times de 2 ou 3 corredores. Todas as distâncias chegam em Chamonix.  

Ultra trail mont blanc

UTMB

– Distância: 171 km

– Participantes: 2,3 mil

– Largada: 30/08, às 18h, em Chamonix

– Pontuação necessária*: 15 pontos em no máximo 3 provas

CCC

– Distância: 101 km

– Participantes: 1,9 mil

– Largada: 30/08, às 9h, em Courmayeur

– Pontuação necessária*: 8 pontos em no máximo 2 provas

TDS

– Distância: 145 km

– Participantes: 1,6 mil

– Largada: 28/08, às 4h, em Courmayeur

– Pontuação necessária*: 8 pontos em no máximo 2 provas

OCC

– Distância: 56 km

– Participantes: 1,2 mil

– Largada: 29/08, às 8h15, em Orsières

– Pontuação necessária*: 8 pontos em no máximo 2 provas

PTL

– Distância: 300 km (revezamento de 2 ou 3 participantes)

– Participantes: 300

– Largada: 26/08, às 8h, em Chamonix

– Participantes são aceitos mediante avaliação do currículo de cada participante

MCC

– Distância: 40 km

– Participantes: 1 mil

– Largada: 26/08, às 10h, em Martigny Combe

– Sem necessidade de pontuação. Participação limitada a atletas locais, voluntários e corredores que adquiriram pacotes com os operadores oficiais.

A organização do UTMB® prefere que você viaje com a Kamel Turismo, a operadora oficial do evento. Vamos correr?

Texto: Fernanda Paradizo
Jornalista e Fotógrafa Esportiva