+55 21 2275-0146
altimetria maratona de chicago percurso

Qual é a altimetria da Maratona de Chicago?

Share now:

A altimetria da Maratona de Chicago pode ajudar bastante se você quer conquistar seu recorde pessoal nos 42 km ou mesmo se vai fazer sua primeira prova nessa distância. Ela é uma prova rápida e uma das maiores maratonas do mundo. 

Todo ano em outubro a Maratona de Chicago reúne mais de 45 mil corredores que sonham em completar a distância pela primeira vez ou em superar a si mesmos. Ela existe há mais de 40 anos e mais de 100 países são representados nessa festa da corrida. 

Se você foi sorteado conseguiu seu índice para a Maratona de Chicago ou vai com uma agência credenciada e já quer ir se preparando para conquistar seu melhor tempo e analisar o percurso, confira a seguir como é a altimetria da Maratona de Chicago. 

Analisando a altimetria da Maratona de Chicago

1) Analise o mapa da prova

Como dissemos anteriormente, a altimetria da Maratona de Chicago não possui grandes variações, o que torna essa prova bem rápida em um percurso praticamente plano

O percurso da prova começa no Grant Park, que está a uma altitude de 183 m acima do nível do mar. Como a chegada também acontece nesse parque, a altitude é praticamente a mesma: de 182 m acima do nível do mar. Conforme o mapa a seguir.

Altimetria maratona de chicago

Fonte: Map my Run

Olhando para esse mapa pode-se considerar que a Maratona de Chicago é praticamente uma linha plana. As pequenas inclinações que acontecem ao longo dele são em subidas de pontes, nos primeiros quilômetros e, depois, na segunda metade da maratona. Essas subidas e descidas mais íngremes apenas ganham ou perdem cerca de três metros de altitude.

Para muitos corredores, a parte mais pesada da altimetria da Maratona de Chicago acontece ao virar à direita na Michigan Avenue, no viaduto da Roosevelt Road. Não que ele seja tão íngreme, mas é uma inclinação que aparece quando está já próximo de completar os 42 km e as pernas já estão cansadas.

Saber disso antes de chegar na corrida é uma das vantagens de estudar a altimetria da Maratona de Chicago, pois você prepara sua mente com antecedência e não será pego de surpresa. 

Por exemplo, quando chegar nesse ponto você vai saber que faltam apenas alguns metros e ao virar à esquerda na Columbus Drive vai direto para o abraço dos seus amigos e familiares na linha de chegada.

Por ali uma multidão também fica aguardando os corredores, o que dá ainda mais fôlego para completar a prova bem.

Leia também: Quem ganha a premiação Maratona de Chicago

2) Faça seu mapa e compare com a prova 

Se você não está acostumado a analisar mapas de altimetria e não tem muita noção da elevação para saber o que te espera, uma boa dica é pegar seu GPS e praticar na rua. 

Para comparar um pouco a altimetria da Maratona de Chicago, procure um trecho relativamente plano para não dar muita diferença e você conseguir analisar com mais precisão as subidas. 

Leia também: resultados da Maratona de Chicago: dados, marcas e recordes

3) Veja o percurso em vídeo

Já deu para dar uma analisada no perfil altimétrico, agora além de todas essas informações, se você quiser ver também o percurso, confira no vídeo abaixo e sinta um pouco da altimetria da Maratona de Chicago em vídeo. 

FonteBank of America Chicago Marathon

Como correr em Chicago?

Agora que você já sabe como é a altimetria da Maratona de Chicago está pensando seriamente em fazer essa prova? Já imaginou fazer uma viagem incrível com outros maratonistas? 

Que tal contar com uma agência especializada em corridas fora do Brasil que leva corredores para as mais emblemáticas provas há mais de 30 anos

A Kamel Turismo oferece pacotes de hospedagem para a Maratona de Chicago e dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas e inscrição garantida.

Além da Maratona de Chicago ela também te leva para outras grandes maratonas do mundo, como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.