+55 21 2275-0146
como correr corretamente dicas

Como correr corretamente: 12 dicas para melhorar sua performance

Share now:

Você está correndo e não sabe se deve pisar primeiro com o calcanhar ou com o antepé? E o braço onde fica? Se você quer aprender como correr corretamente provavelmente você já se fez algumas dessas perguntas. São questões como essas que vamos responder a você agora neste artigo. 

Boas técnicas de corrida e algumas dicas de como correr corretamente podem ajudar a reduzir o risco de lesões e tornar as suas corridas menos cansativas e mais agradáveis.

Além dos benefícios físicos, correr corretamente também possui o benefício mental: correr é meditação. Correr limpa a mente, libera adrenalina e endorfinas e reduz os níveis de cortisol.

Para você que está começando a correr ou que está buscando melhorar a performance algumas dicas de postura e respiração, por exemplo, vão te ajudar bastante a encontrar o seu melhor. Continue este artigo e saiba de tudo.  

12 dicas de como correr corretamente

1) Mantenha a cabeça reta

Olhe para a frente, cerca de 30 a 40 metros na frente, e evite olhar para os pés. Olhar para baixo criará tensão em seu pescoço e ombros. Mantenha seu queixo e pescoço relaxados.

Procure uma posição mais próxima da imagem abaixo:

como correr corretamente postura

Imagem: Pixabay

2) Não curve seus ombros

Seus ombros não devem ficar tencionados para cima. Mantenha-os relaxados. Não se curve enquanto corre, pois isso restringe a respiração, permitindo que menos oxigênio chegue aos músculos.

A imagem acima ilustra bem a posição correta dos ombros também. 

3) Mantenha suas mãos relaxadas

Suas mãos devem estar relaxadas. Mãos apertadas podem causar tensão por toda as suas costas até os ombros.

4) Mantenha seus braços a 90 graus

Seus braços devem estar dobrados em um ângulo de 90 graus. Tente balançá-los para frente e para trás apenas, não na frente do seu corpo. O movimento do braço ajuda a impulsioná-lo para frente, por isso se você balançá-lo para o lado estará desperdiçando energia.

Conforme a imagem abaixo:

como correr corretamente braços

Imagem: Pixabay

5) Incline-se para a frente enquanto corre

Para começar a correr corretamente a posição da inclinação durante a corrida também conta bastante. Não se dobre para frente ou para trás da cintura, pois isso coloca pressão nos quadris. 

Alguns especialistas aconselham correr em posição mais ereta inclinando-se ligeiramente para frente.

No vídeo abaixo você pode conferir como correr corretamente, entendendo duas posturas que prejudicam sua corrida e como é a postura desejável que vai favorecer a sua evolução na corrida e evitar lesões. 

6) Mantenha seus quadris estáveis

Você já ouviu falar que alguém corre sentado? Essa posição está diretamente relacionada ao quadril, isso acontece quando a ativação dessa área não está sendo feita de forma correta.

Seus quadris devem permanecer estáveis durante a corrida, não balance-os de um lado para o outro. Manter essa posição pode ajudar a prevenir a dor nas costas e no próprio quadril

Para entender melhor como correr corretamente e saber a melhor ativação do quadril, veja a explicação no vídeo abaixo:

7) Não levante os joelhos muito alto

Pouse o pé no chão fazendo uma ligeira curva no joelho. Isso ajuda a absorver o impacto de correr em superfícies duras. 

Para você que está buscando como começar a correr corretamente, não levante os joelhos muito alto e evite saltar para cima e para baixo. Seus joelhos devem estar levantados para frente, e não para cima.

8) Pise corretamente

Pousar no meio do seu pé primeiro no chão é a maneira mais segura de pisar corretamente, dessa forma é um elemento importante da corrida para você que está preocupado em como correr corretamente. 

Evite golpear o chão com o calcanhar. Além disso, seu pé deve pousar abaixo de seus quadris – não na frente do seu corpo.

9) Não atinja o chão pesadamente

É natural que corredores iniciantes não dominem todas as técnicas de corrida, mas perceber aos poucos o som da sua passada vai ajudar a melhorar sua performance também. 

Uma boa corrida é leve e silenciosa. Seja qual for o seu peso, seus pés não devem bater ruidosamente ao atingir o chão. Passos leves são mais eficientes e causam menos estresse ao corpo.

10) Respire profundamente e ritmicamente

Quer você respire pelo nariz ou pela boca, tente respirar profundamente e ritmicamente. Existem técnicas de respiração, como respirar a cada duas passadas, que você pode utilizar, mas saiba que não existe certo ou errado. O importante é você estar se sentindo bem. 

Contudo, uma dica para melhorar seu desempenho é evitar respirações superficiais, curtas e rápidas. Quando sentir que está faltando oxigênio, é sinal de que sua respiração está muito curta e o gás carbônico está ocupando muito espaço em seu pulmão. 

Quando isso acontecer tente fazer em alguns momentos da corrida a troca de gás carbônico por oxigênio, faça uma longa expiração e esvazie seu pulmão para liberar espaço para o oxigênio entrar.

Veja no vídeo abaixo as situações quando você precisa fazer essa troca. 

11) Tenha uma passada cadenciada 

O maior erro durante a passada na corrida é ultrapassar e estender a perna muito longe do corpo, caindo com força no calcanhar. Isso coloca pressão nos joelhos, quadris e parte inferior das costas e diminui a velocidade. Por isso, o contato inicial do pé no solo deve ser feito bem abaixo do centro de gravidade. 

12) Acerte a aterrissagem 

Muitas pessoas têm dúvidas com relação à pisada, se a maneira correta é aterrissar o pé com o calcanhar, médio pé ou antepé. Além disso, algumas ainda confundem antepé com ponta de pé. 

A fisiterapeuta Raquel Castanharo explica no vídeo abaixo que o calcanhar deve encostar no chão e mostra como é cada uma das pisadas. 

Fazer exercícios educativos podem ajudar a melhorar sua passada e cadência e são ótimas opções para você que quer entender como correr corretamente. 

Agora que você já sabe tudo sobre como correr corretamente, que tal participar das corridas mais lindas do mundo? 

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.