+55 21 2275-0146
corredor iniciante

Corredor iniciante? Conheça 10 provas internacionais com percursos de até 10k

Share now:

Se você é corredor iniciante e sonha um dia poder se aventurar pelas meias maratonas e maratonas no exterior, saiba que não precisa esperar até que esteja realmente preparado para as distâncias maiores para estrear no mundo das corridas internacionais.

Há muitas provas menores lá fora, bem organizadas e com todos os benefícios que você encontra nos grandes eventos, que podem servir de porta de entrada para você estrear com chave de ouro nas corrida pelo mundo afora.

E o melhor: uma grande maioria delas está atrelada a uma prova principal da cidade, como uma maratona ou meia. Por isso, você não precisa ficar quebrar a cabeça para procurar uma boa corrida internacional. E, para que você consiga pensar no seu calendário de corrida com uma viagem perfeita, listamos aqui algumas super provas no exterior que realizam em conjunto com as competições de distâncias maiores corridas de até 10k.

1- Disney

Se tem um evento perfeito para quem está dando os primeiros passos na corrida, podemos dizer que esse evento é a Disney Marathon Weekend, que acontece todos os anos no início de janeiro. Além da maratona e da meia maratona, há provas de  km e 10 km, em dias diferentes, e ainda as corridas infantis.

O evento todo, que inicia na quarta-feira com a abertura da Expo, tem uma estrutura espetacular e é conhecido com um evento destinado às famílias, já que tem corridas para todas as idades e níveis de performance. Além disso, é uma boa oportunidade para a aproveitar as férias de início de ano para viajar para a Flórida e visitar a Disney.

2- Dubai

Outra excelente opção em janeiro são os 10 km e 4 km que acontecem em conjunto com a excelente Maratona de Dubai, que tem selo Ouro da IAAF e reúne cerca de 15 mil participantes em todos as distâncias. A prova acontece no final de janeiro e é uma excelente oportunidade para quem quer conhecer a cultura, a deliciosa gastronomia, o deserto e o brilho do mundo árabe. Dubai é uma cidade vibrante, cosmopolita e inovadora.

As provas acontecem entre os modernos arranha-céus da luxuosa cidade dos Emirados Árabes. Tanto os 10 km quanto os 4 km são planos e excelentes para quem está começando e também para quem pretende correr para tempo.

3- Jerusalém

Jerusalém é uma das cidades mais bonitas e famosas do mundo e possui uma atmosfera única. Poder  unir uma viagem com qualquer corrida no local, de qualquer distância que seja, é com certeza uma oportunidade única. É como fazer uma viagem através do tempo, que remonta a 3 mil anos de história.
A Maratona e Meia maratona de Jerusalém acontecem no meio de março e os organizadores oferecem no mesmo evento uma prova de 10 km, perfeita para o corredor iniciante.

4- Santiago 

Para quem não quer ir muito longe, Santiago é a opção perfeita. A Maratona e Meia maratona de Santiago, no Chile, que acontece no início de abril, tornou-se ao longo dos anos uma das provas preferidas dos brasileiros, até pelo atrativo do turismo.

Junto com as duas distância, há uma prova de 10 km e que é um dos atrativos do evento, atraindo muitos corredores iniciantes para a prova. As três distâncias largam próximo ao Palácio la Moneda, centro da cidade, cenário de espetáculos de música e dança.

5. Cape Town

A Two Oceans Marathon, realizada sempre no sábado após a Sexta-feira Santa, é conhecida como uma das mais belas maratonas do mundo e a única que passa por dois Oceanos: o Índico e o Atlântico. É uma boa oportunidade única para quem deseja viajar para essa linda cidade da África do Sul.

Além da prova de 56 km, que é a principal e a que mais atrai corredores para a cidade de Cape Town, há ainda uma meia maratona, que acontece no mesmo dia. Na sexta-feira, os corredores são brindados com uma corrida festiva, de 5 km, para dar boas-vindas aos estrageiros. O evento todo reúne cerca de 27 mil inscritos.

6- Lima

A cidade de Lima pode ser muito mais que uma porta de entrada para conhecer Cusco ou Machu Picchu, principais cidades visitadas pelos turismo que chegam ao Peru. A Maratona e Meia maratona de Lima, que acontece no início de maio, oferece um evento super bem organizado e também uma prova de 10 km bem bacana.

O ponto de partida e chegada de todas as provas é na Avenida Canaval y Moreyra, no agradável bairro de San Isidro. O evento todo reúne cerca de 20 mil inscritos e há um verdadeiro show de festividades após a prova que vale muito à pena.

7. Dublin

Cidade antiga fundada pelos vikings, Dublin, na Irlanda, é fantástica e tem povo simpático,  animado e muito acolhedor. A Maratona de Dublin acontece no final de outubro e tem como um dos atrativos uma prova de 5 km, que também pode ser perfeita para o corredor iniciante.

É uma boa opção de viagem para quem adora visitar cidades repletas de história e  perfeita quando o assunto é pubs e vida noturno. A prova, de percurso plano, é uma das maiores da Europa e reúne corredores de mais de 40 países.

8- Reykjavik

A Maratona e Meia maratona de Reykjavik, realizada em agosto, é a maior corrida de rua da Islândia e representa uma grande dia celebração para os corredores islandeses, que invadem em peso a cidade para participar da prova, que oferece também uma prova de 10 km.

Reykjavik ainda é pouco conhecida e vale à pena ser explorada. Localizado às margens do Círculo Polar Ártico, o local tem paisagens incríveis e o ar mais puro do mundo. As provas largam e chegam em Laekjargata, localizado no centro de Reykjavik.

9. Patagônia chilena

Outra prova que vale muito à pena na América do Sul é a Maratona Internacional da Patagônia, que oferece também uma prova de 21 km e outra de 10 km. O evento é realizada em plena época do feriado de 7 de Setembro, sendo assim uma excelente oportunidade de viagem.

Os corredores percorrem cenários lindíssimos em meio a montanhas, geleiras, fiordes e florestas virgens na Antártica Chilena. O percurso não é dos mais fáceis, mas as belezas do lugar compensam todas as dificuldades, mesmo para o corredor iniciante que se arriscar nos 10 km.

10- Havana

A Maratona e Meia maratona de Havana é uma das experiências mais incríveis para quem adora viajar e conhecer locais com grande bagagem histórica e cultural. A capital de Cuba aproveita o evento, realizado no dia Nacional de Cultura Física e Esportes, que também é dia da proclamação da cidade como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, para celebrar um verdadeiro evento esportivo.

Os corredores podem optar também pela distância dos 10 km, que na Velha Havana, em frente ao Capitólio, e percorre um percurso de ida e volta pelo El Malecón, com uma vista maravilhosa para o mar.