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7 dicas para correr no frio: evite lesões e permaneça motivado

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É manhã de inverno e você acorda querendo ficar na cama. Quem nunca teve aquela vontade quase irresistível de prolongar o soneca do celular? Para isso não acontecer de novo, veja dicas para correr no frio e deixar a planilha verdinha.

Cada corpo reage de um jeito às baixas temperaturas. Mesmo quem gosta de treinar no friozinho precisa tomar muito cuidado para não se lesionar.

Em baixas temperaturas, os músculos ficam mais contraídos e o corpo demora mais para aquecer. Isso pode dificultar o alongamento e deixar seu corpo mais propenso a lesões.

Portanto, o tempo frio requer uma preparação especial, principalmente para os corredores de plantão. Para vocês, separamos várias dicas para correr no frio e não perder nenhum treino.

7 dicas para correr no frio

Dica para correr no frio nº 1: Deixe tudo pronto no dia anterior

Se você vai correr logo cedo, antes do trabalho, por exemplo, deixe tudo que você vai precisar para o treino separado.

Pode parecer bobeira, mas quanto menos barreiras sua mente encontrar mais fácil será sair de casa. Você deixando tudo pronto, ela não encontrará desculpa para te dizer para não ir.

Da mesma forma, para quem corre em outro horário. Se for correr na academia após o trabalho: leve sua roupa e não passe em casa. É preciso diminuir as chances de pensar se vai fazer ou não o treino.

Dica para correr no frio nº 2:  Escolha bem as roupas

Embora esteja frio lá fora, lembre-se que você vai correr e seu corpo ficará aquecido. Se você estiver com muita roupa vai suar muito e acabar te atrapalhando.

Escolha sempre roupas que permitam a troca de calor com o ambiente. Uma boa dica é usar uma camisa dry-fit como primeira camada e um casaco corta-vento por cima.

Esse tipo de casaco é leve, e, caso seja necessário, se você começar a sentir muito calor, pode amarrá-lo na cintura sem atrapalhar seu treino.  

Usar uma blusa térmica em locais onde o frio é rigoroso também ajuda bastante. Além disso, ela pode ser usada após o treino, ao tirar a camisa molhada opte por ela, para manter o corpo aquecido.

O Corrida no Ar dá mais dicas para correr no frio, como uma continha rápida para saber o tanto de roupa que você pode usar sem sentir muito calor depois de um tempo correndo:

Dica para correr no frio nº 3: tire proveito de acessórios

Durante a corrida, o fluxo sanguíneo fica concentrado na região central do nosso corpo, com isso as extremidades ficam mais suscetíveis a problemas circulatórios.

Aqui vai uma dica de como correr no frio com alguns acessórios que podem ajudá-lo a se manter aquecido.

  • Orelhas: para quem corre no frio uma dica para aquecer as orelhas é o buff. Como no Brasil não faz tanto frio, ele mesmo já resolve o problema. Se sentir calor é possível tirar e deixar no pescoço ou até mesmo enrolar no punho.

  • Mãos: para protegê-las já existem luvas que são respiráveis e próprias para a corrida. Se a corrida for em um local de frio extremo, prefira aquelas sem separação dos dedos, pois com ela a troca de calor entre os dedos é favorecida.

Luva sem separação de dedos:

Luvas respiráveis para frio:

  • Pernas e braços: para proteger essas ao correr no frio a dica é usar manguitos ou canelitos. Alguns modelos são também compressores musculares.

  • Pés: evite meias de algodão para não ter bolhas. Existem meias de materiais especiais e que são quentinhas, ótimas para o frio. Outra dica é optar pelas de cano mais longo para proteger o tornozelo.

Dica para correr no frio nº 4: não pule o aquecimento

No frio o corpo precisa um estímulo para funcionar melhor e se preparar para o exercício. Por isso, o aquecimento é fundamental, é nessa hora que os músculos, tendões, ligamentos e articulações começam entrar no jogo.

Com o aquecimento ocorre a elevação da temperatura do corpo ajudando significativamente a diminuir as chance de lesões.

Já o alongamento não é recomendado antes de correr no frio – fica a dica! Em temperaturas mais baixas os músculos tendem a ficar mais contraídos, ainda que seja bem pequena. Nesse caso, o alongamento da musculatura pode causar lesões.

Dica para correr no frio nº 5: hidrate-se

Quando o inverno chega naturalmente nossa ingestão de água tende a baixar. Quem corre deve ter atenção redobrada à hidratação. Manter-se hidratado influencia diretamente em seu rendimento.

De acordo com um estudo sobre a hidratação no exercício físico, ela deve iniciar-se pelo menos 4 horas antes do evento, e a quantidade deve ser de 5 a 7 mL/kg peso corporal.

Se a urina permanecer escura, ou altamente concentrada, deverá consumir um volume extra de mais 3 a 5 mL/kg peso corporal cerca de 2 horas antes do início

Caso seja difícil para você tomar a quantidade certa de água, uma opção é apostar em águas aromatizadas e chás.

Dica para correr no frio nº 6: proteja a pele

Mesmo no frio, os raios solares estão chegando até sua pele. Talvez com menor intensidade, mas eles estão ali. Então, evite descuidar do protetor solar.

Dica extra para quem corre na neve: não se esqueça que ela possui um agravante. A neve reflete os raios solares o que amplia sua atuação sobre a nossa pele.

Nesse caso, viseiras e bonés somente, não ajudam. O filtro solar é extremamente necessário.

Dica para correr no frio nº 7: escolha provas com lindas paisagens

Como sabemos, não é fácil correr no frio. Requer muita preparação. Se você escolher uma prova com visual incrível como a Ultra Trail Torres del Paine com certeza nenhum desses detalhes acima serão dolorosos.

Agora que você sabe tudo sobre como correr no frio, que tal escolher uma prova pelo mundo e também aproveitar para conhecer um lugar diferente?

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