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Checklist para encarar as montanhas: 15 equipamentos para trail running

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Já cansou de correr pelas ruas e concretos dos grandes centros? Seu novo desafio agora é enfrentar as montanhas e sentir a energia da natureza? Saiba quais equipamentos para trail running são fundamentais para ter um bom resultado.

Sabemos que após ter treinado (e muito) para sua primeira trail running você chega na prova ansioso para largar com seu tênis já acostumado com o asfalto, sua bermuda de compressão com seu gel no bolso e aquela camiseta fresquinha.

Tudo perfeito, só falta o apito inicial para dar o play no seu relógio.

Quilômetro 1, 2, 3… Você pensa: que maravilha de prova, que visual! De repente vem a primeira subida. É tão íngreme que você quase não consegue subir em pé.

Depois de quase toda subida tem uma descida. E lá estava ela: fenomenal, maravilhosa, aquela perfeita para você ganhar o tempo perdido da subida. Só que o seu tênis (perfeito para o asfalto) não tinha a menor a aderência à terra. E o medo de escorregar e terminar a corrida ali, antes da hora?

Vai mais devagar para não cair. Tempo perdido e um sol escaldante. Enquanto na rua você já teria corrido pelo menos uns 10km, você está no km7 e ainda faltam  14km para chegar o fim da prova e nada de posto de hidratação no meio do mato. Como toma o gel sem água e com sede?

É, os desafios da montanha não são iguais aos do asfalto. Por isso, as provas nesse cenário pedem equipamentos de trail running para garantir sua segurança e conforto.

Além do treino ser diferente, o que o corredor usa nesse tipo de prova também é mais específico.

Mas fique tranquilo, separamos aqui nesse artigo os 15 equipamentos de trail running essenciais para não ter imprevistos na prova.

15 equipamentos de Trail Running

1) Tênis e meias

Sem dúvida o tênis é o equipamento mais importante para trail running. Além de confortável, é fundamental que ele seja específico para corrida em trilha. A sola de um tênis para trail possui pequenas travas – os grips, que garantem boa aderência à terra.

Além disso, eles devem ser leves e não podem ser totalmente impermeáveis, alguns possuem o cabedal impermeável, mas garantem ventilação.

Muitas pessoas gostam de usar meias de compressão pois elas ajudam na recuperação pós-prova, embora seja uma escolha pessoal. Um boa dica é optar por uma meia com o cano mais alto para evitar que alguma pedrinha entre.

2) Roupa

É outro equipamento para trail running que demanda atenção. Cada prova trail possui uma característica: se for em um local muito frio, você precisa de mais camadas de roupa, se for mais quente e úmido talvez um pouco menos.

  • Calça ou bermuda?

A opção entre calça ou bermuda vai do gosto de cada atleta. Algumas provas são dentro da mata, com muitas árvores e galhos, então uma calça pode proteger mais do que uma bermuda, por exemplo.

No entanto, se você não gosta de calça pode optar pelo canelito, que protege contra a vegetação e ainda comprime seus músculos e tendões, não deixando as pernas doloridas no dia seguinte.

Já o nosso tronco é a principal parte que precisa ser protegida, às vezes até com três camadas de camisas.

  • Blusas para trail running

Camada 1: É desejável que a primeira camada, aquela que fica mais próxima do corpo, seja com material sintético, como DryFit, Thermax ou CoolMax que eliminam rapidamente o suor do corpo mantendo-o seco.

Em corridas quentes utilizamos somente essa camada, já em provas mais frias são adicionadas a ela outras duas:

Camada 2: Essa camada só é utilizada em casos de muito frio, como na Ultra Trail Torres del Paine que acontece na Patagônia e já aconteceu de nevar em algumas edições.

Nesse caso, a camisa deve permitir a transpiração e ao mesmo tempo ser isolante – quente o suficiente para manter o calor corporal armazenado. Materiais como o Dryline, Polartec e Thermax são ideais para essa camada.

Camada 3: Essa camada é para casos de chuva, frio e vento. Camisas com o material Gore-Tex são as mais conhecidas, pois ele é corta-vento, impermeável e permite a transpiração.  

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Fonte: Gore-Tex

Para nós no Brasil, usar três camadas de blusa para correr pode parecer surreal. Mas principalmente por conta de não estarmos acostumados com muito frio, é importantíssimo saber bem os detalhes da prova e estar preparado para tudo.

3) Acessórios essenciais

1- Mochila de hidratação

É um equipamento para trail running quase que indispensável. Como muitas provas passam por locais de difícil acesso de carros, os postos de hidratação podem ser mais escassos. Por isso é sempre bom levar sua própria água.

Uma boa dica é fazer alguns treinos usando a mochila para se adaptar, quem nunca correu com uma pode estranhar.

Algumas podem incomodar no pescoço, outras balançam muito. Confira também se a mangueira do reservatório de água está bem encaixada para não soltar durante a prova.

2- Luvas

As luvas não são extremamente necessárias, mas ajudam em algumas provas, principalmente aquelas que passam por florestas ou em baixas temperaturas podem ajudar a não “congelar” os dedinhos.

Em subidas e descidas pode ser necessário se segurar em galhos e em troncos de árvores, nesse caso a luva pode proteger sua mão também.

Como perdemos muito calor pelas extremidades, em provas frias, ela ajuda a manter a mão aquecida. Mas lembre-se: o material deve ser respirável.

3- Bandana, buff, gorro e headband

Outra região do nosso corpo que deve ser protegida também por perder calor é a cabeça. Em baixas temperaturas é imprescindível que se aqueça as orelhas, por exemplo.

Bandana, buff, gorro ou headband vão cumprir o papel dessa proteção. Entre todos eles o buff é mais versátil: além de ser mais leve que os demais você pode usá-lo tanto para proteger a cabeça como o pescoço.

4- Viseira ou boné

Já em provas quentes é bom se proteger do sol. O gosto também é pessoal entre viseira e boné.

5- Trekking poles

Trekking poles são aqueles bastões que vemos muitos corredores usarem nas provas. Quanto mais leve, melhor! Eles podem ajudar muito, se você souber usá-los.

Enzo Amato é treinador e um amante das corridas de montanha e dá dicas de como tirar proveito dos bastões:

6- Equipamentos de segurança para trail running

Em algumas provas, como determinadas ultramaratonas, a lanterna de cabeça é um item obrigatório de segurança. Assim como apito, um pequeno kit de primeiros socorros e um celular com mapa ou GPS.

Equipamento para trail running: DICA EXTRA

Fique sempre atento às regras da corrida que você estiver inscrito. Em algumas delas certos equipamentos são obrigatórios por questões de segurança. Caso você não leve será automaticamente desclassificado ou poderá nem participar da prova em alguns casos.  

Com tudo pronto é só aguardar a tão esperada prova e encarar com segurança a montanha.

E aí, o que achou das nossas dicas de equipamentos para trail running? Tem alguma que você usa que não falamos aqui? Compartilhe com a gente abaixo!

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