Whatsapp: +55 21 97280-9856

O que fazer em Paris: 7 dicas de museus

Passear pelas margens do Rio Sena, ir à Torre Eiffel e visitar os inúmeros museus da Cidade Luz. Tem muito o que fazer em Paris e é impossível planejar uma visita de turismo em Paris sem incluir uma boa quantidade de museus e programas culturais no roteiro, não é mesmo?

Por isso, selecionamos os principais museus. Pois um roteiro bem definido é muito importante para não perder nenhum detalhe.

Principalmente para quem, além de fazer turismo em Paris, também vai correr. 

Aqueles que vão participar da Maratona de Paris, da Meia Maratona ou dos 16K Paris-Versailles na Cidade-Luz vão precisar de um bom planejamento para fazer uma viagem tranquila e obter o resultado desejado nas provas. Afinal, o turismo em Paris é incrível.

Para ajudá-lo a se planejar, selecionamos aqui algumas dicas do que fazer em Paris em uma lista com os principais museus da cidade, como:

  • Musée du Louvre
  • Centre Pompidou
  • Museu D’Orsey
  • Musée L’oragerie
  • Musée Rodin
  • Musée Picasso
  • Palácio de Versailles

Assim, fica mais fácil montar seu roteiro e dedicar-se à prova, sem perder as outras delícias que a cidade oferece. Para embarcar nessa viagem, inspiração não vai faltar.

Antes de ver os detalhes das nossas dicas de turismo em Paris, é bom lembrar que a Maratona de Paris é uma das maiores do mundo. Muitas pessoas vão correr na França. Só na edição de 2018, foram registrados mais de 57 mil atletas, de 150 nacionalidades. Por isso, a cidade estará bem cheia, então é bom se antecipar. 

O que fazer em Paris: 7 museus para visitar

1 – Musée du Louvre

Sem sombra de dúvida esse é o principal museu de Paris. O museu possui um enorme acervo e é preciso fazer muitas visitas para passar por todas as galerias. Por isso, aqui vale uma pesquisa mais profunda. 

Estude um pouco da composição do museu, e escolha as obras ou galerias que você quer conhecer. Pesquise com calma e paciência, pois as opções são incontáveis dentro do museu. Principalmente as artes mais famosas você precisa ver, tais como:

  • Estátua da Vênus de Milo
  • Quadro símbolo da revolução francesa: A Liberdade guiando o povo
  • Monalisa

O que fazer em paris quadro revolução

Imagem: Acervo do Louvre

2 – Centre Pompidou

A construção do museu, datada de 1977, já é, por si só, um ícone da arquitetura do séc. XX. Mas o Pompidou vai além. O acervo é composto por obras de grandes pintores do séc. XX e XXI. Entre eles, Kandinsky, Picasso, Matisse, entre outros. 

Essa é uma parada obrigatória para os amantes de arte moderna e contemporânea.

Outra dica do que fazer em Paris quando estiver neste museu, é reservar um tempo para apreciar a vista do último andar, uma das mais belas de Paris.

3 – D’orsay

Esse é um dos mais belos museus da cidade e fica bem perto do Louvre, ao lado do Rio Sena. 

Instalado em uma estação ferroviária que data de 1900, seu acervo mostra a criação artística ocidental de 1848 até 1914. Diferente do Louvre e de Pompidou, este é um museu bem menor que  você pode conhecer todo seu acervo em poucas horas de visita.

4 – L’Oragerie

Mundialmente famoso por abrigar Les Nimphéas, de Claude Monet, visitar a coleção do Museu L’Oragerie é  uma experiência espetacular e imperdível para quem está procurando o que fazer em Paris. . 

As imagens das obras de Monet que costumamos ver são totalmente diferentes do real contato com a obra. 

Esse é um daqueles casos em que a arte nos proporciona uma vivência extra cotidiana, difícil de descrever.

Se você quer ter um gostinho de como será quando estiver por lá, é possível fazer uma visita virtual nas duas salas ovais projetadas por Claude Monet.  

5 – Musée Rodin

O museu possui um magnífico jardim e apresenta não somente as obras de Rodin, mas também de Camille Claudel. Imperdível para os fãs de escultura e arte.

Uma das famosas esculturas que esse museu abriga é O Pensador, de Auguste Rodin (1840-1917). Essa imagem de um homem imerso em suas reflexões, mas cujo corpo poderoso sugere uma grande capacidade de ação, tornou-se uma das esculturas mais famosas do mundo.

O que fazer em paris rodin

Imagem: Acervo Museu Rodin

6 – Musée Picasso

Outra dica do que fazer em Paris é visitar o Musée Picasso que abriga mais de 5.000 obras do artista, entre pinturas, gravuras e esculturas. 

Toda a história da obra pintada do artista é traçada na coleção do Musée Picasso Paris graças às cerca de 300 pinturas que a compõem hoje. Do Auto – Retrato a grandes nus, é possível encontrar neste museu os principais períodos da obra Picassiana. 

Você pode aproveitar a visita para fazer um passeio por Marais. Um dos bairros mais charmosos de Paris.

7- Palácio de Versailles

Mais uma dica no que fazer em Paris é  visitar o Palácio de Versailles e se sentir dentro do período da monarquia. Versailles foi classificado há mais de 30 anos como Patrimônio Mundial da Humanidade, e é uma das mais bonitas realizações das artes francesas do século XVII. 

Imperdível a visita à famosa Galeria dos Espelhos (imagem abaixo) e o Domaine Marie Antoniette.

O que fazer em paris versalhes

Imagem: Acervo Palácio de Versailles

 Aproveite para fazer um agradável picnic em algum dos exuberantes jardins que ficam em torno da construção.

O que fazer em Paris: Dicas extras

Outros roteiros

Se você quiser outras dicas de turismo em Paris é possível pedir ajuda para aquelas pessoas que sabem de tudo da cidade. 

Desde 2010, Edis Lima e Pascal Gesret colocam toda sua criatividade na elaboração de roteiros originais, que possibilitam uma interação do viajante com a cultura francesa, no Bem in Paris.

Descontos em museus

Outra dica de turismo em Paris é  adquirir o Museum Pass de Paris. Um cartão turístico que dá direito ao ingresso em mais de 50 monumentos e Museus de Paris, pagando somente um valor fixo pelo passe.

Maratona de Paris 

Agora que você tá tem todas as dicas do que fazer em Paris em se tratando de museus que tal ficar tranquilo também com a Maratona de Paris? 

A Kamel Turismo é uma agência que leva brasileiros para correr fora do Brasil há mais de 30 anos. Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais lindas e concorridas provas do mundo, como:

Também correr na França sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.