+55 21 2275-0146

Qual o melhor tênis para correr maratona: 4 dicas (+ modelos)

Share now:

Corredores de alta quilometragem exigem muito de seus tênis. Como são muitos quilômetros tanto durante o treinamento como durante a prova, na hora da escolha fica aquela dúvida, qual o melhor tênis para correr uma maratona?

Ele precisa ser macio o suficiente para amortecer o pavimento implacável, forte para aguentar várias horas correndo, leve o bastante para que não se torne um tijolo após vários quilômetros e durável o suficiente para que você não tenha que comprar um novo par a cada dois meses. 

Cada pessoa possui seu próprio perfil e biotipo e por isso se adaptam a diferentes tipos de tênis também. Normalmente, corredores mais leves e experientes tendem a preferir tênis mais finos e leves, porque eles não precisam de muito amortecimento. 

Já os maratonistas novatos, por outro lado, apreciam o preenchimento extra que um tênis um pouco mais pesado pode oferecer para ajudá-los a alcançar a linha de chegada bem. 

Sem dúvida o tênis é um dos itens para corrida que você deve pesquisar bastante. Para contribuir com sua busca, listamos algumas dicas e modelos para você saber qual o melhor tênis para você correr sua maratona. 

Qual o melhor tênis para correr maratona: 4 dicas para ver antes de comprar

1) Saiba qual é a sua pisada

Se você chegou até este artigo você já correu uma maratona ou está treinando para sua primeira, então provavelmente já sabe qual é a sua pisada. Mas não custa nada lembrar, né? Se você ainda não sabe, essa é a primeira dica antes de saber qual o melhor tênis para correr uma maratona.

Você pode identificar qual seu tipo de pisada conforme a imagem abaixo ou então pode fazer o teste da pisada que lojas como a Velocità oferecem gratuitamente. 

qual o melhor tenis para maratona - tipo de pisada

Imagem: Ativo

2) Conforto é tudo

Você pode ver vários vídeos, ler milhares de listas dos últimos lançamentos de tênis, pode ler que determinada marca é melhor. Porém o que vai definir para você qual o melhor tênis para correr maratona é o conforto. 

Se você se sente bem com um tênis que não está nas listas dos mais famosos, este é o melhor tênis para maratona para você. Lembre-se que você vai ficar com ele por muitas e muitas horas e você não quer usar um que te incomode só porque outras pessoas falaram que ele é bom, não é mesmo?

Veja o que avaliar:

  • Calcanhar: o tênis deve estar encaixado e confortável, sem apertar, de forma que o pé entre deslizando sem dificuldade.. 
  • Peito do pé: a parte de cima do tênis não pode estar apertando, se você sentir uma pressão é sinal de que precisa de mais espaço.
  • Comprimento: Já ouviu falar que quem corre tem que comprar o tênis pelo menos um número maior? É por aí. Confira se tem o espaço de um polegar entre o seu maior dedo do pé e o fim do tênis. 
  • Flexibilidade: o tênis deve dobrar e curvar ao longo da mesma linha que o pé flexiona. Se o tênis não for flexível ele pode causar dores. 
  • Largura: ponto muito importante. Lembre que seu pé vai inchar durante a corrida. O ideal é que você tenha cerca de 0,6 cm de espaço entre o tecido da parte de cima do tênis e os dedos. Se o tênis for estreito, você vai sentir a base do seu dedinho tocar a beira da palmilha.

Depois de avaliar tudo isso, dê um trote com ele e sinta como ele fica no seu pé. Muitas lojas possuem esteira, mas se não tiver dê um trote rápido na própria loja. Se estiver incomodando em alguma parte, provavelmente não será o melhor pra você.

3) Tipos de tênis

Entender os tipos de tênis que existem hoje no mercado também facilita quando você vai procurar qual o melhor tênis para correr maratona. 

O tênis não tem o poder de melhorar a mecânica da corrida. Mas é possível afirmar que:

  • Tênis minimalistas, aqueles leves e geralmente com pouco amortecimento, aumentam a ativação da musculatura da panturrilha, o que pode não ser bom dependendo da condição física do corredor;
  • Tênis que pesam mais de 250 gramas ampliam o consumo de oxigênio do atleta, diminuindo a eficiência da corrida. Um exemplo a ser tomado são os corredores rápidos, eles sempre utilizam tênis leves;

É importante lembrar que toda vez que se usa um novo tênis é preciso um período de adaptação, ainda que seja o mesmo modelo.

4) Solado

Outra dica para saber qual o melhor tênis para correr maratona é prestar atenção ao solado. Lembre que esse tênis vai percorrer muitos quilômetros e por isso, se ele tiver um bom solado ele durará por mais tempo.  

Além disso, o desgaste do solado também é influenciado bastante pela forma como você corre, pelo seu peso, tipo de superfície onde você corre e até mesmo a temperatura. 

Basicamente existem dois tipos de solado de tênis de corrida: borracha de carbono e borracha com injeção de ar. 

Solado de borracha de carbono: uma borracha inteiriça. Está presente nos tênis mais estruturados, mais pesados. Esse tipo de solado é mais durável. 

Solado de borracha com injeção de ar: possui alguns pontos de ar para deixar o tênis mais leve. Geralmente está nos tênis de competição, de performance. Ele desgasta mais rápido por ser arejado. 

Qual o melhor tênis para correr maratona: 4 modelos 

1) Adidas Ultraboost 1

qual melhor tenis para maratona

O Ultraboost da Adidas já era um tênis super macio, mas a última versão reforça os limites da espuma Boost, adicionando 20% mais do material à sua entressola sem afetar o peso total. 

A Adidas também renovou a parte superior, dando-lhe um ajuste mais parecido com uma meia, sendo feito com uma tecnologia de tecelagem que resulta em maior elasticidade e suporte para o pé enquanto você corre. 

Ele também possui uma sola de borracha Continental com a alta durabilidade para aguentar as corridas mais longas.

2) Hoka One One Clifton 5

qual melhor tenis para maratona - hoka one

O Clifton 5 continua a cumprir sua promessa de máximo amortecimento e mínimo peso. Ao longo dos anos ele ficou um pouco mais pesado com uma entressola menos mole, mas não muda os seus ótimos atributos que é uma espessa entressola de espuma e um suporte de malha respirável. 

É uma ótima opção para corridas longas e dias de recuperação. Todo o amortecimento que ele possui tira vantagem do asfalto duro.

Ele ainda não chegou no Brasil e está sendo lançado nos EUA.

3) Nike Air Zoom Vomero 14

qual melhor tenis para maratona-nike-air-zoom-vomero

Totalmente renovado, o Nike Air Zoom Vomero 14 mantém seu amortecimento que fez de sua versão anterior um herói em recuperação e revê a entressola para ser mais dinâmica e receptiva. 

O resultado é um sapato que aguenta uma quilometragem mais pesada com uma grande descarga de energia correndo nos pés. Além disso, possui ótimo amortecimento e tração. Quanto mais rápido você corre, mais responsivo se sente. 

4) Asics Nimbus Gel 20

qual melhor tenis para maratona asics

A linha Asics Nimbus tem sido a favorita dos aspirantes a maratonistas e maratonistas há décadas. Ele é um tênis com ótimo suporte e com bom amortecimento – o que pode ser vantajoso à medida que aumenta a quilometragem. 

O modelo Gel 20 é um pouco mais estreito que os modelos anteriores. A principal diferença à versão anterior é a malha do cabedal, que fui substituída por um tecido extremamente macio.

Este é um tênis um pouco mais pesado que os outros cujo modelo masculino pesa um pouco mais de 300g. 

Só falta escolher a prova?

Agora que você já sabe escolher qual o melhor tênis para correr uma maratona, que tal também escolher uma prova? Já pensou em correr uma maratona em outro país?  

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.