Roteiro Atenas: A seleção das melhores atrações na capital da Grécia
Um roteiro de Atenas completo oferece uma série de atrações aos turistas, que chegam em grande quantidade à capital da Grécia para vivenciar uma experiência incrível. Para quem está pensando em correr a Maratona de Atenas, em novembro, confira as atrações imperdíveis e inesquecíveis.
Especialmente para os amantes das corrida e de esportes em geral, Atenas é um destino praticamente imperdível. Então prepare sua caneta ou seu bloco de notas e pegue todas as dicas de Atenas.
Roteiro Atenas para não perder nenhum ponto da história
1) Acrópole de Atenas
A atração que ninguém perde ao fazer um roteiro de Atenas – e uma das mais visitadas e mais famosas também da Europa –, é sem dúvida nenhuma a Acrópole (Cidade Alta), que foi construída em 450 a.C.
Um tour por suas ruínas vai levá-lo a um passado histórico incomparável e uma viagem sem precedentes à mitologia.
A Acrópole fica a 150 metros de altura e a região abriga grandes monumentos, como:
- Paternon: um dos monumentos mais característicos da civilização da Grécia antiga,
- Propileu: portal que dá entrada para a parte sagrada da Acrópole,
- Teatro de Dionísio,
- Odeão de Herodes Ático,
- Museu da Acrópole: inaugurado em 2007 e onde há várias peças de arte e escultura relacionados à Acrópole,
- imponente Templo de Zeus Olímpico, com seus 200 m de comprimento 130 m de largura,
- Arco de Adriano, portão de mármore com 18 metros de altura e erguido em homenagem ao Imperador.
A cidade respira história e bem no caminho de chegada à Acrópole, o primeiro monumento que você avistará será o Templo de Atena Niké, que, como o Paternon e o Propileu, é todo construído em mármore.
2) Ágora Romana
Também conhecida como a Ágora de Cesar e Augustus, a Ágora Romana é uma grande praça pública construída em 2 a.C., sendo assim uma das dicas do que fazer em Atenas.
Ela abriga de um lado centros comerciais, com mercados e feiras livres, e de outro alguns prédios da administração pública.
No seu portão de entrada, havia dois propileus, sendo que um deles, o Portão de Atena, ainda está preservado. O Templo de Hefesto é um dos principais monumentos do espaço e também um dos mais preservados, com suas colunas e teto quase intactos.
3) Biblioteca de Adriano
Perto da Ágora Romana está a Biblioteca de Adriano. Portanto, uma dica do que fazer em Atenas é visitar uma depois da outra para aproveitar o tempo.
Construída em 132 a.C., a biblioteca foi doada pelo imperador romano Adriano. Em 1885, houve um incêndio no local e, depois de uma escavação, foram encontrados alguns blocos de calcário. A partir de então, ela começou a ser restaurada.
Leia também: Como treinar para uma maratona: 11 dicas que você precisa saber
4) Estádio Panatenáico
Sede dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, o lendário Estádio Panatenáico é palco da chegada da Maratona de Atenas e parada obrigatória em seu roteiro de Atenas.
Foi ali que nosso grande Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou a medalha de bronze olímpica da maratona após liderar a prova e ser atacado pelo padre irlandês.
Construído em 566 a.C. para receber os Jogos das Panateneias, em homenagem à deusa Atena, em 329 a.C. ele foi reconstruído todo em mármore. Hoje sua estrutura, que tem a pista de atletismo em forma de U, abriga cerca de 80 mil pessoas.
Leia também: Permita-se viver toda a tradição da Maratona de Atenas
5) Monte Lykabettus
Outro ponto obrigatório de qualquer roteiro em Atenas é a visita ao Monte Lykabettus.Lá você tem uma das vistas mais belas de Atenas.
É preciso incluir no seu roteiro de Atenas uma visita ao Monte Lykabettus, que fica a 277 metros de altura e que proporciona uma bela visão da Acrópole com mar Egeu de fundo e outras atrações da cidade.
Lá no topo há um aconchegante café e restaurante, a capela de São Jorge, uma igreja grega ortodoxa construída no século 19, e ainda um teatro de espetáculos.
Uma dica de Atenas é ir no fim de tarde para aproveitar o lindo pôr-do-sol. Para chegar ao topo, você pode optar pelo funicular ou, se as pernas aguentarem, pode tentar subir a colina a pé. São 20 minutos de caminhada íngreme.
Dica extra: Maratona de Atenas
Já imaginou correr uma maratona onde tudo começou? Que tal aproveitar a viagem e correr a Maratona de Atenas?
Para te ajudar com as provas, você só precisa se preocupar em anotar todas as dicas da Grécia que já falamos acima e saber tudo sobre o país, porque o pacote da corrida você deixa por conta da Kamel.
Isso porque a Kamel Turismo é uma agência especializada e há 30 anos leva corredores para provas fora do Brasil.
Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais lindas provas do mundo, como:
Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.