+55 21 2275-0146
Altimetria maratona de boston

Onde devo me preocupar com a altimetria da Maratona de Boston?

Share now:

Conseguiu sua inscrição para uma das mais sonhadas maratonas do mundo e agora quer estudar o percurso? O dever de casa precisa ser feito, não é mesmo? A altimetria da Maratona de Boston em um olhar rápido pode parecer tranquila. Mas não se engane, ela pode ser bem difícil em alguns pontos. 

Todo atleta que já correu pelo menos duas maratonas e consegue comparar sabe que nenhum percurso é fácil. Pois mesmo que seja bem plano, são 42,195 km correndo sem parar. Mas estudar os detalhes e saber onde pode acelerar e onde deve economizar energia pode fazer diferença no final. 

Por isso, separamos algumas informações sobre a altimetria da Maratona de Boston, a mais antiga maratona do mundo e uma das mais procuradas por atletas de todos os países que se preparam exaustivamente para conseguir o índice para Maratona de Boston. Ela faz parte das chamadas maratonas Majors.

Como é a altimetria da Maratona de Boston?

A Maratona de Boston é a maratona que possui maior mudança de altitude comparando com o início e o fim. A largada está a cerca de 149 m acima do nível do mar enquanto que os atletas chegam em 3 m acima do nível do mar. Isso a torna inelegível para recordes mundiais.  

Dois fatores que fazem a Maratona de Boston ser considerada uma prova difícil é o tempo que pode ser imprevisível e o percurso com subidas e descidas. O primeiro não há muita saída, mas o segundo dá para se preparar estudando a altimetria da Maratona de Boston. Confira a seguir.

1) Primeiros 21 km

A prova tem início no distrito de Hopkinton que fica a uma altitude de cerca de 149 m acima do nível do mar. Analisando a altimetria da Maratona de Boston, os primeiros quilômetros são empolgantes: praticamente apenas descida. 

Principalmente nos sete primeiros quilômetros, a perda de altitude é bem grande e pode fazer com que muitos corredores acelerem muito no início. Mas algo característico da Maratona de Boston são as diversas subidas e descidas que aparecem a cada quilômetro. 

A partir do km 8 a altitude se mantém relativamente estável até por volta do km 20. O que o corredor deve levar em consideração no planejamento são as diversas subidas que existem ao longo desses quilômetros para se preparar com o que vai vir pela frente. Confira na imagem abaixo.   

Leia também: Como conseguir índice para Boston

altimetria maratona de boston primeira metade

Fonte: BAA.org

2) Segunda metade

É nessa segunda metade da Maratona de Boston que se encontram os grandes desafios da altimetria. O início ali por volta do km 24 é tranquilo com uma grande descida, mas logo na sequência já surge um leve morro. 

O km 26 é um ponto decisivo que marca o início de grandes desafios do percurso. Os próximos oito quilômetros, um pouco mais pra frente na altura da avenida Commonwealth, em Newton, começa uma série de subidas. Com três subidas bem significativas, elas podem intensificar ainda mais o medo de vários maratonistas quando o assunto é a altimetria da Maratona de Boston.  

Quem já leu sobre a prova ou conversou com outros atletas que correram essa prova provavelmente já ouviu falar do Heartbreak Hill que é o morro mais assustador do percurso. Contudo, comparando com outras provas essa não é uma subida tão pesada assim, o problema é que ela está bem no km 32, quando muitos atletas já estão exaustos e com toda essa quilometragem nas pernas.

Logo depois desse ponto aparece uma grande descida, que é chamada de “Milha do Cemitério” pelos americanos, pois ela é tão íngreme que pode destruir os quadris dos corredores. Contudo, é um trecho onde os atletas mais bem preparados aproveitam para ganhar uns minutos no final. 

Confira a imagem abaixo o perfil altimétrico dessa segunda metade da prova. 

altimetria maratona de boston segunda metade

Se você quer ainda mais detalhes sobre a altimetria da Maratona de Boston, confira abaixo um vídeo de 10 minutos que mostra todo o percurso da Maratona de Boston com o mapa do perfil de elevação da prova e dá até para sentir um pouco de como é o sobe e desce da prova. 

Além disso, aparecem alguns atletas profissionais da elite da prova que já passaram por esses 42,195 km e dão várias dicas ao longo do trajeto. 

Não tenho inscrição, como faço? 

Existem algumas formas de participar da Maratona de Boston. Uma delas é conquistar o índice que consiste em correr uma maratona abaixo de um determinado tempo de acordo com a idade. 

Contudo, existe uma outra forma mais simples de ter sua inscrição garantida nessa prova que é o sonho de vários corredores. É comprando um pacote com a inscrição garantida

A Kamel Turismo é a única agência no Brasil a comercializar pacotes com inscrição para corredores com índice e sem índice para a Maratona de Boston. Especializada em corridas fora do Brasil, a Kamel possui mais de 30 anos de experiência em planejar cada detalhe das viagens de corredores de todo o Brasil.

Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas.

Além da Maratona de Boston ela também te leva para todas as outras Marathon Majors, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.