+55 21 2275-0146
Maratona de boston percurso

Como é o percurso da Maratona de Boston?

Share now:

Vai realizar o sonho de correr na maratona mais antiga do mundo? O frio na barriga já começa só de pensar no que te espera? Fique tranquilo, confira o percurso da Maratona de Boston neste post e prepare-se para fazer sua melhor maratona.

A maratona de Boston acontece desde 1897, é a maratona mais antiga do mundo e uma das mais conhecidas entre os atletas. Por isso, é uma das provas mais desejadas entre os corredores. 

Ela acontece sempre no feriado americano, Patriot’s Day, dessa forma, a prova é sempre em uma segunda-feira de abril, primavera em Boston

Só para participar da prova de 2020, mais de 27 mil pessoas tentaram fazer a inscrição por meio do índice classificatório. No total, serão mais de 30 mil corredores buscando ultrapassar seus próprios limites. 

Para chegar ainda mais bem preparado para essa competição, confira tudo sobre a Maratona de Boston e seu percurso, que passa por 8 cidades:

  • Hopkinton
  • Ashland
  • Framingham
  • Natick
  • Wellesley
  • Newton
  • Brookline
  • Boston

Confira a seguir cada detalhe da Maratona de Boston e seu percurso.

Leia também: Como correr corretamente: 12 dicas para melhorar sua performance

Maratona de Boston: percurso trecho por cidades

Como é possível ver no mapa abaixo, na Maratona de Boston, o percurso começa na pequena cidade de Hopkinton e vai passando por todas as outras cidadezinhas já citadas até chegar a Boston: 

Maratona de boston percurso

Hopkinton

O início do percurso da Maratona de Boston se dá nesta pequena cidade de Hopkinton. Pelas ruas dessa cidadezinha você verá uma multidão de espectadores apoiando os corredores. 

Os três primeiros quilômetros da maratona são em Hopkinton e haverá um trecho com uma pequena subida e logo após você vai se deparar com algumas descidas. Aproveite o início da corrida para se aquecer. Assim como em toda prova, não dê seu melhor logo no início ou vai se desgastar antes da hora. 

Ashland

O percurso da Maratona de Boston chega a Ashland no km 4 e por lá fica até por volta do km 7. Entre os anos de 1897 e 1923 era lá que iniciava a Maratona de Boston. 

Entre os quilômetros 5 e 6 o percurso da Maratona de Boston torna-se um pouco menos rural, aparecendo algumas lojinhas e comércio. Como é uma descida, cuidado para não se empolgar muito, pois sua maratona está só começando. 

Um detalhe para esse trecho é que Ashland é a terra do inventor do relógio elétrico, Henry E. Warren. Ao chegar no cruzamento das ruas Union e Chestnut você verá o marco desse lugar: a torre do relógio. 

Framingham

A partir do km 7 você começa a entrar em Framingham e começar a pegar mais elevação. Entre os km 8 e 10 a paisagem será um pouco mais industrial.  No km 8 você chega de fato na cidade. Nesse momento os corredores já estão mais dispersos e por isso existe mais espaço para correr tranquilamente. 

Na Bridge Street você verá um marcador indicando que 10 km já se foram. Um ponto interessante da cidade é a Estação Ferroviária de Framingham. 

Como você vai pegar partes planas do percurso da Maratona de Boston, fique atento ao tempo que você planejou para não se empolgar e correr mais do que o planejado.

Natick

Entre uma cidade e outra, no km 13 você se encontrará com uma pequena subida e passará por alguns prédios. Você atingirá o km 15 quando chegar no fim do lago Cochichuate à sua direita.

Dali o percurso da Maratona de Boston te levará ao distrito histórico, que é uma boa distração com paisagens comerciais e industriais, uma das partes um pouco mais planas da prova. 

Entre os km 16 e 18 prepare seu coração para grandes multidões. Você passará pelo Natick Center, corpo de bombeiros e prédios municipais. 

Também passará por uma grande área verde com um mirante à sua direita. Ali você encontrará com muitos espectadores e várias crianças com as mãos estendidas para dar o famoso “high five” com os corredores. 

O km 19 começa com um pouco de subida e depois, até o Km 20 também terá uma descida. 

Wellesley

Chegando na cidade de Wellesley vai ser impossível ignorar a gritaria apoiando, principalmente das mulheres que se empolgam bastante. O Wellesley College também cancela as aulas desse dia. 

Essa é uma parte divertida do percurso da Maratona de Boston, do km 20 ao km 22,5.  Multidões animadas e um ambiente bem agradável vão te dar um apoio importante para a metade da sua prova. 

Aqui você já pode pensar que está mais próximo de Boston do que do início do trajeto.

O km 22 é plano e bonito, um ótimo momento para você avaliar como está sua prova e se preparar para o que está por vir: uma seção de sobe e desce que poderá ser bastante difícil.  

Newton

Entre os km 24 e 26 você iniciará com uma pequena subida que passa rapidamente e já te leva até a parte plana. Você chegará ao Newton Lower Falls e, muitos dizem que é nessa parte do percurso que a Maratona de Boston começa

Isso porque você vai subir e descer pelos próximos 14,5 km. Mesmo os mais experientes terão alguns quilômetros difíceis pela frente. No km 26 pode ser uma das subidas mais difíceis do percurso da Maratona e você ainda estará a 16 km de distância da linha de chegada. Portanto, prepare suas pernas e seu psicológico.  

Uma das famosas curvas do trajeto se encontra no km 27, conhecida como “a curva do quartel dos bombeiros”, à direita na Commonwealth Avenue. Nessa há uma grande multidão, muito incentivo e energia.

Na marca do km 30, encontra-se a prefeitura de Newton. À sua esquerda, ao atravessar a Walnut Street, há uma estátua em homenagem ao lendário Johnny Kelley, que foi duas vezes vencedor, e completou a corrida 61 vezes

É nesse trecho que se encontra também a famosa subida conhecida como “Heartbreak Hill” – isso porque é um percurso longo e sinuoso e você já não está mais com as pernas frescas. As pessoas apoiando os corredores são muitas nesse trecho e ao chegar no topo a sensação de realização é maravilhosa. 

Brookline

Você entra em Brookline no km 37. Há uma descida pela Beacon Street, no bairro da Washington Square e passará por alguns restaurantes e lojas. Por 2 km haverá uma única subida e depois começa a descer.

Ao se aproximar de Coolidge Corner você verá o icônico letreiro de Boston, mas não se engane: placa fica a cerca de 1,6 km dali.

Boston

Você atravessará a Park Drive e chegará em Boston quando seu relógio estiver marcando 40 km. Os quilômetros finais começam com uma pequena descida. Você vai se deparar com o ver e as luzes do Fenway Park à sua direita. 

Você está se aproximando do momento tão esperado: a linha de chegada

A linha de chegada está antes da Dartmouth Street, ao lado da Biblioteca Pública de Boston. Lá você vai se juntar aos outros guerreiros na Copley Square. Você conseguiu realizar mais um sonho. 

Agora é hora de procurar por aquelas pessoas que te deram o apoio de realizar isso. Aproveite cada minuto e apenas agradeça pela conquista. 

Para ter uma ideia mais palpável de como é o percurso da Maratona de Boston, confira o vídeo abaixo:

Dicas gerais do percurso da Maratona de Boston

Hidratação

A hidratação é feita a cada milha do percurso da Maratona de Boston. Nesses postos estão disponibilizados água, isotônicos e banheiros. 

Gel

Durante o percurso da Maratona de Boston existem estações que distribuem gel de carboidrato: 

  • Km 19 na cidade de Wellesley;
  • Km 27,5 em Newton; e
  • Km 35 logo após o Boston College.

Relógio

Relógios que marcam o tempo de prova estão posicionados a cada 5 km do percurso da Maratona de Boston. 

Leia também: Como garantir sua inscrição nas World Marathon Majors

Dica extra

Quer correr sem se preocupar na Maratona de Boston? Conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela é a principal agência autorizada a comercializar pacotes com inscrição para corredores com índice e sem índice para a Maratona de Boston. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas.

Além da Maratona de Boston ela também te leva para todas as outras Marathon Majors, como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.