Whatsapp: +55 21 97280-9856

Qual batimento cardíaco ideal para corrida?

Frequência cardíaca ou batimento cardíaco é o número de vezes que seu coração bate por minuto. Saber qual o batimento cardíaco ideal para corrida ajuda a entender o quanto de energia seu corpo gasta para exercer essa atividade. Se você quer saber como medir sua frequência e como usá-la nos seus treinos, continue lendo este artigo.

O coração é um músculo e precisa de atividade para se manter saudável. Basta um exercício regular para melhorar muitos fatores de risco a doenças cardíacas e circulatórias. E correr é sempre uma das melhores opções. Contudo, é importante entender qual batimento cardíaco é o ideal para corrida e se você está no nível correto para você.

Para determinar qual o batimento cardíaco ideal para corrida depende de alguns detalhes, como: 

  • meta de corrida, 
  • idade;
  • nível de condicionamento físico atual.

A frequência cardíaca em corrida e a intensidade do exercício possuem uma relação direta. Ou seja, quanto mais intenso o exercício, maior será seu batimento cardíaco. Quando você se exercita na intensidade mais alta que você consegue, seu coração atinge a frequência cardíaca máxima (FCmax). Mas durante a corrida, qual o batimento cardíaco ideal? 

A resposta é que não existe um nível de esforço ideal e padrão para todas as pessoas, uma frequência cardíaca normal para todos. O segredo de um bom treino de corrida é você ser capaz de correr em um ritmo muito forte, em um ritmo muito fácil e em um ritmo intermediário. 

Leia também: Como voltar a correr depois de muito tempo parado

Certamente quando você sair para correr sua frequência cardíaca na corrida vai variar um pouco e isso é totalmente normal. Por exemplo, se você subir um morro, naturalmente fará muito mais esforço do que se você for descê-lo. 

Dessa forma, seu batimento cardíaco vai variar bastante entre um e outro. Além disso, cada pessoa tem um batimento cardíaco ideal para corrida. Para você descobrir qual a sua frequência cardíaca normal na corrida, selecionamos algumas dicas a seguir.

Leia também: 10 dicas de como correr mais rápido

Como saber qual o batimento cardíaco ideal na corrida? 

Antes de saber qual o batimento cardíaco ideal na corrida, é preciso entender que ele vai variar para cada pessoa e ainda por cada idade. Isso porque conforme vamos ficando mais velhos, nossa frequência cardíaca vai diminuindo.

Contudo, é possível ter uma ideia estimada fazendo alguns cálculos. Um deles é por meio da fórmula a seguir:

FCMáx = 208 – (0,7 x Idade)

Isso significa que uma pessoa de 33 anos teria uma FCmáx 185 BPM (batimentos por minuto).

Outra forma de calcular para se ter uma ideia de qual é o seu batimento cardíaco máximo é com a seguinte conta:

FCMáx: 220 – idade

Comparando as duas fórmulas é possível perceber que pode haver uma diferença. Isso acontece porque essas fórmulas oferecem resultados aproximados. A maneira mais fidedigna de saber qual o batimento cardíaco ideal para corrida é fazer um teste de esforço máximo em um exame cardiológico. 

Leia também: Corrida para iniciantes: como começar a correr

Sabendo qual é o seu batimento cardíaco máximo ideal para corrida, fique atento ao seu máximo. É sempre prudente ficar dentro do seu limite para que não aconteça nada de grave. 

Como usar o batimento cardíaco nos treinos de corrida?

Agora que você já sabe qual o batimento cardíaco ideal para corrida, você já tem um norte para se guiar.

Para colher ótimos benefícios nos treinos de corrida, você precisa atingir de 55 a 70% de sua frequência cardíaca máxima durante uma corrida moderada ou entre 70 e 85% durante uma corrida mais forte. 

Contudo, é importante ressaltar que mesmo que você descubra qual o batimento cardíaco ideal para corrida, durante um treino ele pode não ser tão realista. Isso porque, sua frequência cardíaca pode variar se você tomar café, se não dormiu direito; enfim uma série de outros fatores podem aumentar sua frequência cardíaca e com isso pode levar você a perder rendimento. 

Leia também: Como criar resistência para correr

No vídeo abaixo o preparador físico Andrei Achcar explica como você pode mesclar  os treinos a utilização da frequência cardíaca em corrida máxima e do seu pace. 

Além disso, ao avaliar a frequência cardíaca é importante também levar em consideração outros detalhes, como os efeitos das emoções, como excitação ou medo, estimulantes como a cafeína e hormônios circulantes como a adrenalina, que podem aumentar a frequência cardíaca.

Que tal testar seu batimento cardíaco em uma prova fora do Brasil?

Se levarmos em consideração a alteração da frequência cardíaca devido a fatores externos, imagina como ficará seu coração quando der a largada em uma prova em um outro país que sempre foi seu sonho conhecer? 

Certamente nos primeiros quilômetros você não vai poder levá-la em consideração. Por isso, treine bastante a respiração para correr e deixe seu coração super em forma para conseguir aguentar a emoção. 

E para realizar esse sonho de correr uma prova em outro país, conte com quem sabe muito bem do assunto. A Kamel Turismo é uma agência especializada em levar corredores para corridas no exterior.

Ela te organiza todos os detalhes da prova, desde procurar um hotel próximo da largada, fazer inscrição e todas essas partes mais burocráticas que demandam um tempo que talvez você não tenha. 

A Kamel leva atletas para correr fora do Brasil há mais de 30 anos, planejando cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores, como você. 

Além disso, ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais aguardadas provas do mundo todo. E se você não quer se aventurar em longas distâncias, pode optar por meias maratonas e provas que ofereçam distâncias alternativas como de 5 km e 10 km, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.