+55 21 2275-0146
Como voltar a correr depois de muito tempo parado

Como voltar a correr depois de muito tempo parado?

Seja por conta de uma lesão, uma viagem, uma agenda cheia de compromissos. Esses são alguns dos motivos mais comuns que deixam os corredores longe das corridas e treinos. Contudo, este ano um outro motivo obrigou milhares de corredores a ficarem longe das pistas. Com a rotina começando a voltar ao normal, e os corredores de plantão sedentos por uma corrida, a questão que surge é: como voltar a correr depois de muito tempo parado? 

Se você é um desses corredores que está se fazendo essa pergunta, não se desespere. Você não está sozinho e com algumas dicas você vai conseguir recuperar seu condicionamento.

Uma notícia, que você certamente já deve ter ouvido falar, é que seu corpo possui memória muscular e isso vai te ajudar a voltar a correr depois de muito tempo parado. Um estudo publicado na Scientific Reports mostra que pessoas que já treinaram e estão destreinadas e sedentários possuem um ganho muscular mais rápido quando voltam a treinar se comparadas àquelas da mesma idade e sexo que sempre foram sedentárias.

Dessa forma, não é impossível trazer de volta aquele hábito de correr com regularidade e sentir o prazer da corrida pelo seu corpo. O que você precisa é de um bom planejamento e atitude positiva. Confira a seguir dicas de como voltar a correr depois de muito tempo parado.

Como voltar a correr depois de muito tempo parado: 5 dicas

1) Avalie sua condição atual 

A primeira dica de como voltar a correr depois de muito tempo parado é saber reconhecer sua condição física e aceitá-la. Não adianta você querer recomeçar de onde parou. Se você ficou 5 meses sem correr, seu desempenho não será o mesmo. Principalmente se estiver com uns quilinhos a mais.

Imagina que se antes para você era fácil correr 10 km abaixo de uma hora, hoje essa pode não ser a sua realidade. E está tudo bem. Entenda sua condição e siga em frente para a próxima dica. 

2) Recomece devagar

A sensação de voltar a correr depois de muito tempo parado é quase a mesma de quando você começou a correr. Vai ser difícil, vai ser pesado e cansativo. Portanto, as dicas para começar a correr valem muito neste momento. 

A principal delas é ir devagar, isso porque como você está fora de forma, a probabilidade de se lesionar é grande. Dessa forma, vá com cautela para que não seja obrigado a se retirar das pistas novamente.

Comece fazendo um trote leve e com poucos quilômetros. Por exemplo, corra 20 minutos, se foi confortável, sua respiração não estava tão pesada e seus músculos estavam fortes, então você sabe que sua volta pode ser mais fácil do que você pensa. Na medida em que os dias forem passando você vai aumentando, tanto a distância como a sua velocidade.  

Leia também: Postura correta para correr: 5 dicas para corrigir a sua

3) Trace objetivos realistas

Qual o seu principal objetivo na corrida? Você quer ser rápido? Perder peso? Correr longas distâncias? Seja qual for o motivo, como voltar a correr depois de muito tempo parado não é algo tão simples, comece com objetivos menores

Comemorar cada objetivo por menor que seja vai te dar mais motivação para correr e, consequentemente, mais gás para chegar até o seu objetivo principal. Mas para isso você precisa ser realista e carinhoso consigo mesmo. 

Você já ouviu dizer que quando está difícil de correr você vai brincando com a sua mente e falando “só mais um quilômetro” e com isso você completa uma corrida de longa distância? A lógica é bem parecida, vai traçando objetivo atingíveis que quando menos esperar vai ter conquistado o que você tanto quer. 

4) Invista em exercícios de força

Engana quem pensa que correr é apenas colocar o tênis no pé e sair correndo por aí. Principalmente em momentos como este de voltar a correr depois de muito tempo parado, exercícios de fortalecimento são essenciais, pois eles podem evitar vários tipos de lesões na corrida. 

É por isso que o treinamento de força e alongamento regulares são cruciais. E não é apenas isso, o treinamento de força também pode ajudar a melhorar sua forma e desenvolver uma maior resistência muscular, tornando-o em um corredor mais eficiente.

5) Seja paciente 

Correr é algo simples e natural. Se você está em busca de como voltar a correr depois de muito tempo parado é porque com certeza a corrida te traz uma sensação boa. Seja a emoção de correr ou a sensação de liberdade que a corrida proporciona. Lembre-se por qual motivo você decidiu voltar e o que você sente ao correr

Feito isso, entenda que ninguém corre uma maratona da noite para o dia, portanto, seja paciente. Se você se mantiver regular na corrida, sua forma física vai voltar, é apenas uma questão de treino e regularidade. 

Por que voltar a correr? 

Você quer voltar a correr, mas depois de ter ficado tanto tempo parado, só de pensar em começar tudo de novo fica com preguiça? 

Saiba que quanto mais tempo você demorar a voltar, mais difícil será esse retorno. Além disso, as chances de você ganhar uns quilinhos extras também aumenta, sem contar que você não poderá se considerar um corredor, se não correr; como Gustavo Maia descreve no vídeo a seguir. Confira cinco motivos para você voltar a correr

Qual prova correr nesse recomeço?  

Recomeços, como voltar a correr depois de muito tempo parado, nem sempre são fáceis. Por isso, usar alguns artifícios para deixar o caminho mais leve pode ajudar bastante no resultado final. Um deles é se programar para fazer uma viagem para correr. 

Imagina que delícia fazer sua primeira prova depois de muito tempo parado em um lugar incrível? Sem dúvida será uma motivação a mais para você voltar a correr, não é mesmo? 

Uma prova com um lindo visual, conhecer um novo país e de quebra praticar aquele esporte que você ama. 

Para não precisar se preocupar com os detalhes da prova, procurar um hotel próximo da largada, fazer inscrição e todas essa parte mais chatinha, conte com uma agência especializada em corridas fora do país, como a Kamel Turismo. 

Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores, como você. Além disso, ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais aguardadas provas do mundo todo. E se você não quer se aventurar em longas distâncias, pode optar por meias maratonas e provas que ofereçam distâncias alternativas como de 4 km e 10 km, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.