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Como criar resistência física para correr?

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Quer aumentar a quantidade de quilômetros que corre ou conseguir correr por mais tempo sem se cansar tanto? Seja para corredores iniciantes que desejam correr mais do que 1 km ou para aqueles mais experientes que querem melhorar o tempo na maratona. Saiba como criar resistência física para correr pode ajudar você a conquistar suas metas.

Entender como criar resistência para correr significa aumentar a capacidade do sistema muscular de realizar esforços de longa duração, resistindo à fadiga e se recuperando em um menor espaço de tempo depois do exercício.

Além disso, ter uma boa resistência física vai ajudá-lo a executar atividades diárias em um nível mais alto consumindo menos energia.

Para começar é necessário dedicação, motivação e compromisso para fazer cada passo valer à pena. Quando você menos esperar vai estar correndo como nunca imaginou. Confira algumas dicas de como criar resistência para correr. Continue lendo este artigo.

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Como criar resistência para correr: 6 dicas

1) Combine exercícios aeróbicos com força

Geralmente as pessoas intercalam um dia de exercícios de força e outro para a corrida (ou aeróbicos), contudo, uma boa dica de como criar resistência para correr é combinando esses dois tipos de estímulos em um único treino. 

Com isso, você vai trabalhar mais grupos de músculos e consequentemente utilizar mais o seu sistema cardiovascular. Por exemplo, logo após a série de supino faça flexões, depois corra um quilômetro o mais rápido que conseguir, repetindo essa série completa.

Os exercícios de força são fundamentais para você que quer saber como criar resistência para correr, pois músculos fortes são extremamente necessários para você atingir seu objetivo.

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2) Seja consistente

Não adianta você correr 1 km em um dia e só voltar correr novamente daqui uma semana. Não existe fórmula mágica, como criar resistência para correr da noite para o dia. É necessário trabalho duro e consistente para atingir os resultados desejados.

Fazer o treino em um horário regular vai ensinar seu corpo a se adaptar à quantidade de trabalho que está sendo realizado. Por exemplo, se você está começando a correr e se planejou para fazer exercícios 3 vezes por semana por 30 minutos por dia, aumente gradativamente o tempo do treinamento e os dias na semana.

Uma dica de como criar resistência para correr nesse caso é ir aumentando em 5 minutos o tempo de treinamento a cada semana. Esse tempo por dia pode ser que você nem sinta tanto e ao final você vai estar correndo tanto que vai até se surpreender. Mas a chave é seguir com comprometimento seu plano de treino.

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3) Invista em treinos de ritmo

Se você quer correr por mais tempo e longas distâncias pode estar se perguntando: mas por que eu preciso fazer treinos rápidos se a velocidade não me importa?

A resposta é que incluir treinos de ritmo e aprender a correr mais rápido vai fazer com que fique mais fácil correr em seu ritmo de longas distâncias. Normalmente, as chamadas “tempo run” são corridas feitas em uma distância curta e em um ritmo mais rápido que o seu habitual.

Confira no vídeo abaixo como funciona o treino de ritmo, aquele você fica entre a velocidade do treino de tiro e do treino longo: 

4) Coma corretamente

Aquilo que você come interfere diretamente na sua capacidade física, como criar resistência para correr. Por exemplo, de acordo com um estudo da Universidade de Exeter, tomar suco de beterraba pode aumentar sua resistência física. Isso porque o nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio diminuindo o ritmo para chegar à exaustão.

Dessa forma, ficar atento ao que você está ingerindo é uma ótima forma de como criar resistência para correr. Se você não estiver comendo alimentos saudáveis ​​e nutritivos, seu corpo simplesmente não vai ter o combustível que precisa para aumentar sua resistência.

5) Corra com amigos

Correr com alguém além de ajudar a aumentar sua disposição e motivação para corrida é também uma ótima maneira de como criar resistência para correr. Principalmente em treinos longos ter alguém ao seu lado faz toda diferença para que você não desista quando estiver cansado.

Se os seus amigos correm mais do que você pode ser ainda outro ponto positivo. Isso faz com que você se pressione a ir um pouco mais longe do que iria se estivesse sozinho e, certamente, terminará o treino extremamente satisfeito em ter concluído.

6) Faça mais provas

Quando participamos de alguma prova damos o nosso melhor, não é mesmo? Afinal de contas, pagamos para estar ali e queremos ter o melhor resultado que pudermos. Dessa forma, aumentamos nossa velocidade ou simplesmente não desistimos no meio do desafio.

De qualquer maneira, o simples fato de participar em uma prova ajuda a manter-se motivado na corrida e, consequentemente, é uma forma de como criar resistência para correr. Imagina se essa prova é em outro país e além de correr com um visual incrível vai também conhecer uma outra cultura?

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